8 de janeiro de 2009

Pinguins - Me Encanta!


Esta cidade portuária não é necessariamente a atração turística principal, muito pelo contrário.

Não há muito que se fazer por aqui, além de contratar um passeio para as reservas ecológicas no entorno. Eu queria ir à maior colônia de pingüins fora do continente Antártico e é daqui que se chega lá. O local, de nome Punta Tombo, fica há cerca de 2 horas e meia de Puerto Madryn. O preço da excursão contratada do navio custaria em torno de 160 dólares (por pessoa) num grupo de 40 pessoas, mas em terra, saindo do porto, consegui uma operadora por 80 dólares, com guia falando “portunhol” muito bom e com um grupo menor com apenas 17 pessoas numa van exclusiva. Portanto fica aí a dica: se possível não contratem os passeios do navio. Naturalmente para quem não deseja correr riscos, fiquem com a segurança das pré-contratações.

Estima-se que em Punta Tombo existam cerca de 750 mil a 1 milhão de pingüins, entre casais, “solteiros” e filhotes. Os filhotes diferem-se pela penagem (mais alta e flufi, parecendo uma pelúcia) e as asas são mais compridas, chegando a encostar no chão. Também ficam “piando” pedindo comida aos pais de uma forma muito querida.






Nesta época que chegamos a maioria dos filhotes já estava com 1 mês de idade, mas já chegavam quase a altura dos adultos. Crescem muitíssimo rápido.

Pinguim adulto e filhotes

Eu achei o local adorável. Foi incrível ver tantos pingüins juntos, nas tocas, caminhando daquele jeito engraçado ou nadando. Para os amantes da natureza uma visão de encher os olhos. Totalmente único!

Curiosidades gerais sobre os pinquins:

  • São monogâmicos;

  • O macho faz o ninho;

  • Machos solteiros podem tentar “roubar” o ninho, para cativar a “pinguina” para o seu lado. Cabe a fêmea decidir se permanece com o antigo macho (eventualmente sem a moradia) ou se fica com o macho que se apropriou do ninho.

  • Normalmente os machos que fizeram o ninho vencem a luta pela morada. (UFA! Há uma justiça divina nesta briga)

  • Caso em uma temporada o casal perceba não ser fértil, então na próxima eles trocam de parceiros.

  • Pinguins Magalhanes são bem menores que os Imperadores (que são originais da Antartica). Podem colocar de 1 a 3 ovos, sendo o normal 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails