5 de outubro de 2013

Restaurantes vegetarianos no Irã


Para complementar a postagem que já escrevi sobre o assunto Vegetarianismo no Irã, segue abaixo uma lista de restaurantes oficialmente vegetarianos em Teerã. Fora da capital, não conheço sequer um estabelecimento com foco 100% vegetariano.
No entanto, pizzarias e restaurantes italianos pelo país sempre tem no menu uma opção sem carnes (geralmente com pimentões, tomates, e muito cogumelo - paixão nacional). Com sorte o viajante pode encontrar algum dos poucos pratos iranianos sem carnes em algum restaurante tradicional (veja a postagem já citada!). Ter um guia turístico ao longo da viagem ajuda neste grande desafio de evitar carnes neste país tão carnívoro.


"O vegetarianismo está crescendo em popularidade entre as pessoas mais intelectuais de Teerã e culminou na criação da Sociedade Iraniana de Vegetarianos - Iranian Society of Vegetarians (www.iranvegetarians.com). Mas para a maioria dos iranianos, vegetarianismo continua a ser um conceito estrangeiro."
Fonte: Lonely Planet Iran 2012

Restaurantes Vegetarianos em Teerã:


Coffee Shop & Vegie Restaurant of Iranian Artists Forum
Website: http://www.govinda-veg.ir/
Park-e Honar Mandan, Baroroushan St, off Iranshahr Ave.
Tel: 8830 3266
Restaurante 100% vegetariano junto ao Forum dos Artistas Iranianos, onde sempre há alguma exposição acontecendo.O restaurante fica no próprio parque (Park-e Honar Mandan) e serve pratos típicos iranianos, como os famosos cozidos ("khoresht").

Ananda Vegetarian Restaurant and Coffee Shop
South Ekhtiyarieh St., off 10th Behestan St., off Pasdaran St.
Tel.: 2255 6767
Restaurante também associado ao Iranian Society of Vegetarians, garante que não haverá resquícios de carne em qualquer dos pratos servidos.

Pasta Charmy's
Website: http://www.charmizpasta.com/
2 Alborz St., off Hafez St.
Tel: 6646 0839


Dicas emergenciais aos vegetarianos:

Dica 1: o café da manhã iraniano é normalmente bem vegetariano. Raramente são visto presuntos, até porque estes são caros (para o médio iraniano) e não são feitos de carne de porco (proibido pelo islã): são normalmente de frango. Aproveite para fazer uma bela refeição com pães, ovos, queijos, tomate, pepino e geleias (normalmente de cenoura). Com sorte seu hotel ainda oferecerá alguma fruta no café da manhã, mas isso é bem raro.

Dica 2: o Irã é o paraíso das nozes e frutas secas. Tenha sempre a mão: castanhas, pistaches, tâmaras, damascos e figos (entre MUITAS outras variedades) para beliscar. Não há melhores que as do Irã e são muito baratos!

Dica 3: se você chegou em uma vila e só encontrou kebaberias (fato não difícil de acontecer em pequenas cidades), acalme-se. Peça uma salada (tipos: salade shirazi, salade fasel, salade marzus), um iogurte (most) e um arroz (berenj) ou pão (nun). Conforme-se com este almoço leve e alegre-se por serem itens que quase 100% das kebaberias oferecem.

Dica 4: muitos bazares (mercados) possuem lanchonetes que fazem sanduiches de falafel. Não é comida típica iraniana e estes locais nem sempre são dos mais limpinhos, mas pode quebrar um galho e ser até saboroso. Eu já comi, gostei e não morri. ;-)

Dica 5: toda cidade (que não seja uma vila) tem fast-food com pizzas. Iranianos adoram pizza! Neste locais é muito comum encontrar pizzas vegetarianas, com grande foco em cogumelos.


Lanchonete no Bazar de Tajrish (Teerã) especializado em falafel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails