19 de outubro de 2013

Roteiro de 5 dias no Irã



Caso você não disponha de mais tempo, segue abaixo a minha sugestão de itinerário para o Irã para fazer "milagres" em apenas 5 dias.
Advirto que para fazer 3 cidades neste tempo o ritmo será bem cansativo.


Chegando por Teerã

A maioria dos vôos internacionais chega ao Irã pela capital. É o caso dos vôos vindos pelas empresas aéreas Emirates, Qatar, Lusthansa. Assim, este primeiro roteiro contempla a capital com apenas 1 dia para ela, já que as grandes atrações estão em outras cidades.

1o dia: city tour em Teerã. Visita ao Golestan Palace (palácios da época dos Qajars), Grand bazar, museu da cerâmica. Almoço do Gol-e Razaie Restaurant (quase em frente ao museu da cerâmica) e no período da tarde o museu das jóias. Todas estas atrações ficam a uma distância razoável e pode-se fazer a pé. Vôo noturno para Yazd*.

2o dia: city tour em Yazd. Visita ao Templo Zoroastra, às torres do silêncio (dependendo da temperatura, vale subir a montanha), a mesquita Masjed-e Jameh (observe os maravilhosos mosaicos!), e a cidade antiga, perdendo-se nos labirintos de Yazd. Pernoite no Caravanserai Zein-o Din.
Dica: Em Yazd vale a pena contratar um guia!

3o dia: Contrate um guia/ motorista para levá-lo de carro de Yazd para Esfahan, parando na pequena cidade de Meybod para ver o castelo Narin, a casa de gelo e o caravanserai em frente. Caso prefira evitar as 4 horas de carro entre as cidades, opte por um vôo doméstico. Caso tenha pouco orçamento, opte pelo trajeto de ônibus. Em ambas estas 2 opções, você estará perdendo a atração de Meybod. Pernoite em Esfahan (se tiver orçamento, fique no Abbasi Hotel ou passe lá no fim de tarde para tomar um chá no maravilhoso jardim).

4o dia: City tour em Esfahan. Visita ao bairro cristão/ Armênio e a catedral Vank (Kelisa-ye Vank). Passeio pelo parque Bagh- Shahid Rajai, visitando os palácios Kakh-e Hasht Behesht e Kakh-e Chehel Sotun. Caminhada pelas famosas pontes de Esfahan no fim da tarde, para belas fotos no entardecer e ao escurecer (a iluminação noturna é belíssima).

5o dia: Reserve o dia para a praça Imam Square ( Naqsh-e Jahan), visitando a mesquita principal (Masjed-e Shah), a mesquita das mulheres (Masjed-e Sheikh Lotfollah) e o palácio Ali Qapu. Além disso, o bazar no entorno da praça é o local ideal para as compras de fim de viagem. Siga o som dos artesões e observe-os talhando as lindas peças. Vôo de retorno a Teerã.

*Caso o seu interesse seja por sítios históricos importantes, como Persépolis que é patrimônio da humanidade pela UNESCO, opte por ir para Shiraz ao invés de Yazd. O roteiro para Shiraz você pode copiar da sugestão de roteiro abaixo.

Roteiro de 5 dias para o Irã (Teerã - Yazd - Esfahan - Teerã).
Trajeto pontilhado opcional.


Chegando por Shiraz

A Turquish Airlines opera para outras cidades do Irã, como Tabriz, Mashhad, Teerã e Shiraz. Optando-se por um roteiro sem a capital, minha sugestão é:

1o dia: city tour em Shiraz. Visita aos túmulos dos poetas Hafez e Saadi, ao jardim botânico (Bagh-e Eram), ao bazar e a fortaleza Arg-e Karim Khan. Pernoite em Shiraz.

2o dia: visita a Pasárgada, Nash-e  e Persépolis. Para este tour é necessário contratar motorista, pois os sítios arquelógicos ficam distantes da cidade (cerca de 1 hora). Também recomendo contratar um guia para que você não olhe um monte de pedras e colunas empilhadas/ esculpidas sem entender nadinha de nada. A explicação dos guias faz o passeio valer muito mais! Pernoite em Shiraz.

3o dia: Vôo matutino para Esfahan. Sugestão de visitas conforme roteiro acima.

4o dia: Esfahan.

5o dia: Esfahan e retorno de avião para Shiraz.

* se quiser fazer ainda Yazd neste roteiro, lembre-se que a viagem ficará muito muito corrida, mas é possível. Corte o city tour em Shiraz no 1o dia, vá direto a Persépolis de carro, contratando o motorista para deixá-lo em Yazd. Depois fique 2 dias em Yazd e 2 em Esfahan, fazendo os trechos de avião para não perder tempo em solo.


2 comentários:

Related Posts with Thumbnails