28 de setembro de 2013

Crime sério no Irã: derrubar árvores!



Assunto sério no Irã é o cuidado que o país tem com seus jardins, parques e árvores.

Derrubar uma árvore é crime e para não pagar multas altas, deve-se requerer autorização prévia das autoridades para cortá-las. Por isso, não é difícil encontrar ruas asfaltadas com árvores enormes crescendo no meio da pista. Alguns casos chegam ao fanatismo: ruas que só passam carros de pequeno porte porque uma árvore no caminho "engordou" demais o tronco...

As árvores, especialmente os plátanos (majoritariamente plantados na época do Xá), salvam o transeunte do calor extremo do verão. Além disso, embelezam a cidade, escondendo as enormes construções, muitas de gosto duvidoso, que se espalham de forma desenfreada pela capital.

Gosto das ruas de Teerã particularmente na primavera e no outono. A primeira com o verde ainda novo e brilhante, e a segunda com a força dos diversos tons de laranjas e amarelo.

Para manter esta floresta plantada pelo homem, as montanhas no norte de Teerã fazem o papel de grande "estoque de água" para sua irrigação. No inverno os picos da cadeia de montanha Alborz, de 2 a 4 mil metros de altura, se "abastecem" com neve. No verão a água do degelo é levada pelos milhares de quilômetros de canais construídos de forma engenhosa pelo homem: o declive da cidade proporciona o transporte natural da água pela força da gravidade. Canais idênticos e com a mesma função encontrei em Mendoza, na Argentina.

O Irã não é exemplo de ordem social e tem muito ainda a evoluir em termos de leis a serem respeitadas (especialmente em relação ao trânsito - leia aqui), mas é certo que algumas questões parecem estar mais avançadas, como estas das árvores. Quem deixaria de cortar uma árvores no Brasil com medo da multa?

Estradas são "divididas" por árvores.



Prédio recém construído aguarda liberação há semanas para cortar 2 árvores que ficaram bem em frente ao portão da garagem.

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu e minha esposa estamos apaixonados pelo seu blog, neste ano estivemos na Turquia e na China, 08 dias na Turquia e 18 na China. A viagem foi linda e nosso filhote de 8 anos ficou luco. Agora lendo seu blog estamos completamente apaixonados pelo Ira, irei continuar pesquisando tudo sobre este pais, pois tenho quase a certeza que será nosso próximo destino.
    Continue a postar tudo sobre o Ira, pois esse pais tem que ser divulgado e o nosso povo deve aprender um pouco a nao ter preconceito .
    Logo iremos fazer umas perguntas, sobre o Ira, kkkkkk sem preconceito, mais com receio. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme
      Que bom que o blog está inspirando viajantes brasileiros a virem ao Irã.
      Atesto que 100% dos turistas que vem ao Irã se surpreendem positivamente, mesmo quando estão bem informados sobre o país. É uma viagem inesquecível e que destrói os mais fortes preconceitos.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails