23 de dezembro de 2007

India - Verdades e Mentiras


Vacas: sim, elas estao em todos os locais, especialmente no meio das avenidas. Alem disso, vc ainda encontra outros animais circulando, tais como cabras, porcos, camelos, elefantes, esquilos, macacos, etc e tendo alguma sorte pode ateh achar uma cobra... ;-)
Bosta de vaca: nao se preocupe que a bosta eh recolhida! Eh um material muito usado por aqui, tanto para construir casas (misturando com terra vira um otimo reboco) quanto para queimar nas fogueiras (apos deixar secar no sol, amassado com a mao em forma de pizza). As fogueiras sao muito usadas por aqui, para aquecer os pobres nas noites de frio.

Fedor: alguns locais, especialmente nas cidades grandes, fedem a urina. Mas eu estou falando de um fedor muito grande mesmo! Todo mundo mija nas calcadas, ou onde deveria ter uma calcada.

Mc Donalds: nas capitais dos estados da India eh possivel encontrar alguns Mc Donalds, assim como Pizza Hut, Dominos, entre outras franquias americanas. Porem, em nenhum destes vc encontrara carne de gado. No Mc Donalds, apenas o Mc Chicken e as batatas fritas sao iguais ao que conhecemos; os demais sanduiches sao vegetarianos e bastante apimentados.

Vegetarianismo: quem faz questao de carne nas refeicoes nao deve vir para a India! Em muitas cidades o vegetarianismo eh tao radical que inclusive ovos sao proibidos.

Pimenta: vc nao sabe o que eh comida apimentada ateh vir para a India. Definitivamente tudo tem muito tempero, inclusive alguns doces, sopas, etc.

Talheres para que?: o padrao eh comer com as maos. Em alguns locais vc ainda consegue garfo ou colher, mas pode ser dificil conseguir uma faca. Basicamente a comida deles consiste em molhos (de diversos tipos, cores e sabores) e chapatis (parece com um pao sirio, soh que mais gorduroso). Assim, vc deve rasgar o chapati com as maos e mergulhar no molho. Os mais "experientes" rasgam o chapati com apenas a mao direita, sem tocar o alimento com a mao esquerda. (lembrando que a mao esquerda eh impura, pois serve para limpar o bumbum)

Banheiros: a posicao oficial dos indianos para fazer suas necessidades eh mesmo de cocoras. Alguns estabelecimentos mais "preparados" para os ocidentais ja estao instalando bacios, porem o uso do papel higienico ainda nao existe e para a sua limpeza fica a disposicao os "baldinhos com agua".

Papel Higienico: eh possivel comprar papel higienico em qualquer cidade da India. Eles estao normalmente a disposicao dos turistas em quiosques onde podemos comprar chocolates (toblerone, por exemplo) e alcool para desinfetar as maos, entre outras utilidades ocidentais. Curiosamente os rolos de papel higienico (embrulhados um a um) ficam empilhados em forma de piramides para chamar bem a atencao dos turistas precavidos.

Turbantes: nem todo indiano usa turbante. Este "artigo" eh usado pelos seguidores da religiao Sikh, aproximadamente 1% da populacao e a maioria mora no estado Punjab (norte da India). Os Sikhs nao cortam nenhum cabelo (inclusive a barba) e por isso usam o turbante para prender os londos fios. Tambem, no estado do Rajastao (deserto), muitos indianos usam turbantes, mas estes sao amarrados de forma diferente na cabeca (geralmente mais pano, mais solto e mais colorido).

Roupas: as mulheres se vestem lindamente, com saris coloridos e brilhantes. Ja os homens usam roupas que me lembram os anos 60/ 70, calca e camisa social, geralmente escuras e/ ou xadrez. Difilcilmente vemos homens com bermudas! Mesmo em trabalhos exaustivos, eles usam calca e camisa compridas! Querendo chamar mais a atencao, basta usar algo curto por aqui.

Ingles: Nem todos os indianos falam ingles e alguns "fingem" que falam, mas nunca trazem o que pedimos (nos restaurantes). No entanto, a nova geracao de criancas atualmente na escola promete: todas elas aprendem ingles e falam muito bem. Os livros sao todos em ingles e os professores tbm ensinam em ingles. A lingua hindu eh dada como uma disciplina a parte. Eh fantastico imaginar o que serah a India daqui ha 10 anos vendo estas criancas falando tao bem!

Voce eh diferente!: prepare-se para virar uma atracao para os indianos. Eles vao querer tirar fotos com vc (muitas fotos), conversar, saber de sua vida, ateh mesmo saber de coisas intimas suas eventualmente... Um cara chegou a perguntar para o Rafael qual era o tempo medio de duracao do ato sexual no Brasil. hahahahaha Tbm podem perguntar qual o seu salario ou o custo das coisas que vc estah carregando, como por exemplo o preco da maquina fotografica, do oculos de sol, da mochila, etc. Dependendo da pessoa, eh melhor nao falar a verdade, pois sao precos muito fora da realidade deles.

Amizade, nao eh homossexualismo!: Jah nos acostumamos, mas eh bastante estranho para a nossa cultura latina/ machista ver homens andando de maos dadas, ou abracados, ou mesmo fazendo algum carinho no rosto do outro. Estes gestos sao apenas demonstracao de amizade entre os homens na India. Nao eh homossexualismo! Em algumas circunstancias, chega a ser bizarro! Homens mais velhos entao! Eh muito bizarro! Fico imaginando o meu pai andando de maos dadas por ai com outro cara! hahahaha Eh tudo uma questao de cultura!



4 comentários:

  1. Olá!!!
    Gostei muito do seu blog...

    a India realmente parece outro mundo rsrsrs..

    dizem que o transito lá é uma loucura...
    é verdade?

    Parebéns a vcs e sorte nas proximas viagens.

    Deus abençoe!!!

    João Luiz - jl-almeida@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. conheci um indiano em um desses sites de relacionamento e confesso que quando me deparei com o seu blog, realmente lia e relia cada experiência sua, amei.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo seu Blog. Já fui ao Irã e à Índia e sua descrição é muito boa. A Índia foi uma boa experiência, mas ADORAMOS o Irã e seu povo, tão gentil. A melhor viagem da minha vida. Abraço, José Henrique

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails