12 de dezembro de 2007

India - Jaipur

Jaipur eh a capital do estado do Rajastao/ India.
De Agra ateh Jaipur viajamos de onibus (das 8:30 ateh as 13 horas) e pude ir apreciando as paisagens. Eh legal viajar de dia, pois vamos vendo lugares muito interessantes. As plantacoes ao longo da estrada sao bem verdes, algumas regadas a mao, com baldes (como pude ver pessoalmente)! As mulheres que trabalham nas plantacoes tambem se vestem de saris e a paisagem parece de cinema, com as mulheres bem coloridas no meio do verde.
Chegando no estado do Rajastao, eh notavel a diferenca de onde estavamos (Agra fica no estado de Uttaar Pradesh), pois parece que entramos no filme do Ali Baba: carrocas sendo puxadas por camelos, elefantes, homens com turbantes (diferentes dos turbantes dos Siks) e muitas construcoes no estilo das arabias.
Jaipur eh uma cidade muito mais interessante que Delhi, pois tambem possui bem menos habitantes: apenas 2,32 milhoes em comparacao com os quase 13 milhoes de Delhi. A cidade estah visivelmente se estruturando para ficar melhor, duplicando rodovias, tentando comecar uma campanha por uma cidade mais verde e mais limpa. Claro que eles estao soh no inicio da campanha, pois a sujeira eh ainda muita por aqui.
Aqui em Jaipur fizemos hoje (dia 12/12/07) um city tour guiado de um dia inteiro. Eu achei muito bom, pois assim nao foi preciso negociar cada corrida de auto-riquixa e o dia ficou super otimizado. O triste foi o guia que pegamos, que teoricamente estava falando em ingles, mas nem o canadense que estava no grupo entendia o cara.
Conheci uns templos muito malucos, nao que os outros que vi ateh agora nao fossem, mas estes ganharam! Por aqui eles veneram um Deus que eh um macaco. Assim, vi estatuetas de "santos macacos", ornamentados e sendo saudados pelos fieis de joelhos. Ao redor do santo macaco, haviam bananeiras com cachos de bananas. Crazy! Infelizmente tirar fotos nestes locais eh proibido...

Encantadores de serpentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails