3 de dezembro de 2007

India - Varanasi

Para chegar ate Varanasi, pegamos um trem noturno, classe "sleeper", saida 18:15h com chegada prevista para as 07:30h. Para comecar a classe sleeper nada mais eh que um vagao com beliches de 2 e 3 andares, dispostos de forma a caber 64 pessoas no mesmo ambiente. As "camas" simplesmente estavam imundas, especialmente a que o Rafael reservou para ele. Isso nao ajudou muito no humor do garoto, que teve que sacrificar uma camiseta branquinha para limpar o local. (hihihihi) A "sorte" eh que os trilhos fazem bastante barulho, o suficiente para nao se ouvir o ronco dos vizinhos.

As estacoes de trem fedem a urina e as pessoas ficam sentadas no chao para aguardarem os trens. Foi dificil identificar o nosso trem, pois a plataforma havia mudado e ninguem nos dava a informacao correta. Quando finalmente identificamos o trem, o problema foi entao identificar o vagao. Quinze minutos antes do horario de partida, um cara foi colando folhas na porta de entrada dos vagoes, com entao o nome dos passageiros que ali deveriam entrar.

O trem atrasou 4 horas. Welcome to India! ;-)

Varanasi eh a cidade mais sagradas para os Hindus e tambem uma das mais antigas da humanidade. O rio Ganges que corta a cidade eh considerado sagrado, e milhares de pessoas chegam ateh suas margens para se banhar e se purificar. Alem disso, eh especialmente uma bencao morrer e ser cremado nas suas margens. As cerimonias a beira dete rio sao lindas. Eh muita demontracao de fe, muita cor, muita flor, velas, cancoes...



A CREMACAO:

Os corpos sao cremados em um "ghat" especifico. Sao aproximadamente 10 fogueiras ascesas 24 horas por dia. Os mais ricos podem comprar lenha boa e sao cremados em fogueiras especiais. Os pobres, pagam pela madeira jah usada (que restou dos ricos). Mulheres gravidas, criancas, homens santos, homens que morreram por picada de cobra naja (considerada um Deus para os hindus) e animais nao precisam ser cremados pois sao considerados puros. Assim, seus corpos sao lancados embrulhados no rio. Os demais precisam ser cremados para se purificarem. O processo eh o seguinte: o corpo chega em macas de bambus, embrulhados e cobertos por flores. Guando chegam na beira do rio, as flores e a manta sao retiradas (o corpo permanece encoberto agora apenas por um pano branco. Eles mergulham o corpo no rio e viram 5 vezes uma jarra de agua do rio na boca do falecido (para purificar internamente). Depois entao os corpos sao colocados na fogueira, encobertos por alguns poucos pedacos de madeira (a maior parte fica na parte de baixo). A cremacao de um corpo por demorar algumas horas neste processo.
Os hindus pedem pra que os turistas nao tirem fotos deste local e que respeitem o local. Assim, nao poderei mostrar as imagens que ficaram gravadas na minha memoria. Eh espantoso. Os corpos chegam um atras do outro, eh quase uma empresa, com pessoas que vivem do que fazem.

Pessoas que morrem de acidente ou doenca degenerativa sao cremados em outro ghat, pois normalmente estes corpos jah estao fedendo.

O fogo utilizado para acender uma fogueira eh chamado de "fogo de Shiva" e obtido de uma fogueira principal coberta e com muitas imagens de Deuses. Segundo os indianos, este fogo estah ali queimando ha mais de 2 mil anos e eles precisam cuidar para que nunca se apague.
Outro aspecto meio deprimente sao as pessoas que ficam "catando" as joias que sobram junto com as cinzas. Eh muito louco!!

O RIO GANGES

O rio, apesar de sagrado para os hindus, mais parece um esgotao. Milhares de pessoas chegam para se banhar nestas aguas que tambem eh onde o esgoto da cidade eh jogado. Segundo o que li, este rio eh considerado um dos mais poluidos do mundo. Ainda assim, por algum milagre da natureza, eh possivel ver gaivotas e peixes pulando no meio do lixo flutuante.




BEBIDAS ALCOOLICAS


Por ser uma cidade sagrada, a venda de bebidas alcoolicas eh proibida.

Em um restaurante que fomos, o garcon ofereceu cerveja (nao constava do cardapio), e aceitei para experimentar uma cerveja indiana. O garcon trouxe a cerveja dentro de uma sacola de pano e a abriu num beco - debaixo das escadas do restaurante.


DROGAS

Esquecam Amsterdam! O local para ficar chapado eh Varanasi. Fomos abordados dezenas de vezes por vendedores de maconha e raxixe (como se escreve esta palavra?). Acho que todos os branquelos que aqui chegam sao drogados. hahahhaha

2 comentários:

  1. No último fim de semana a turma 881 fez um churrasco. Lembrei de vocês e do glorioso povo Indiano ao ver suculentos cortes de vaca sendo assados no carvão "Boi na Brasa"... Abraço!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails