31 de dezembro de 2007

India - Jaisalmer

Jaisalmer é a cidade mais próxima do deserto que se pode ir na Índia com um meio de transporte convencional (carro, onibus ou trem). A partir desta cidade pode-se "mergulhar" no deserto indiano de jeep ou camelos, indo em direção a fronteira com o Paquistão.
Fizemos o Camel Safari de 2 dias completos e 1 noite nesta região. Foi fantástico! Acho que preciso refletir ainda melhor em tudo que já vivi aqui na Índia, mas eh possível que este tenha sido o momento mais legal da viagem!

O grupo: no nosso grupo estávamos em 8 turistas (3 casais, 1 adolescente de 13 anos e 1 turista sozinho) + 4 guias (1 para cada 2 pessoas). O pacote do safari custou 450 rupias por dia por pessoa (aproximadamente 22 reais / dia / pessoa) com 2 almoços, 1 jantar e 1 café da manha incluso.

O DESERTO: não é o deserto que vocês podem estar pensando: dunas enormes de areia... O deserto aqui eh de areia sim, mas bastante plano, com muitos cactos e algumas árvores contorcidas pela seca. Vemos muitos grupos de cabras "passeando" e as vezes pastores. Também vimos veados, antílopes e muitos pássaros. As vezes apareciam alguns camelos soltos na paisagem.

Os camelos: confesso que fiquei com muito medo de montar no camelo. Eh muito alto lá em cima!!! hahaha Alem disso, ele se "senta" para montarmos nele e depois para subir tem que se segurar bem, pois o tombo eh fácil de acontecer! Mas depois fiquei mais tranquila e me acostumei com a altura e o passo do bicho. O problema maior no final do safari eh que se você não está acostumado a cavalgar, o seu corpo fica todo doido. No final do segundo dia eu não consegui nem sair do camelo, precisei de ajuda, de tão "dura" que eu estava! ;-)

O acampamento: muito legal e muito frio também! Depois do por do sol magnifico, o grupo se juntou na beira de uma fogueira para bater um papo e cantar musicas indianas (cantadas pelos guias, lógico!). Para dormir: um fino colchão sobre as dunas, cobertores e uma noite estrelada! Nada de barracas ou tendas. :-))) So o grupo no deserto sereno.

Nós também adoramos a cidade (Jaisalmer). Nela existe um grande forte, construído em 1156 e que servia de refugio/ parada para os vendedores de camelos em suas jornadas entre a Índia e a Ásia Central. 25% da população vive dentro do forte e nós também nos hospedamos dentro. Eh legal pois parece uma pequena vila dentro de uma fortaleza.

Um comentário:

  1. Olá
    Gostei muito do seu blog.
    Recebi umas fotos de uma amiga desse país retratando somente coisa horríveis, em decorrência dos dogmas religiosos. A visão que vc aprensenta não é tão sombria.
    Fiquei imaginando qual seria a versão mais aproximada da realidade...
    Abraços
    Garcia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails