2 de junho de 2012

O trânsito em Teerã


O trânsito no Irã, especialmente em Teerã, está longe de ser civilizado. Toda a educação e gentileza que os iranianos tem com as pessoas no tête-à-tête é sumariamente ignorado dentro de seus carros na disputa por quem consegue ser mais "esperto" e trapaceiro nas estradas. Aqui a lei da física de que 2 corpos não podem ocupar o mesmo espaço é desafiada diariamente. E os engarrafamentos são muitos! Tantos que no centro de Teerã também há o rodízio de carros como em São Paulo.

Faixas de pedestres são enfeites. Afirmo que o único risco que uma pessoa pode sofrer no Irã é um atropelamento ou acidente de carro. O resto dos supostos perigos são intrigas da oposição. O Irã é um país muito seguro, exceto no trânsito!

Nos primeiros meses em que aqui estive, afirmei com todas as minhas convicções: "nunca vou dirigir neste país de motoristas malucos". Os meses passam e você se acostuma. A vontade de ir mais longe de carro supera a selvageria das ruas, que agora já nem acho tão ruim. Dirigir na contra-mão, fazer 2 pistas virarem 3 ou 4, motos nas calçadas e sem capacetes, ignorar totalmente o guarda de trânsito que para nada serve; tudo isso é normal e ninguém reclama. As únicas vezes que alguém buzinou para mim foi quando respeitei o sinal vermelho do semáforo. Todas as demais barbeiragens são aceitas e há uma formidável tolerância por aqueles que estão fazendo tudo errado.

Curiosamente as pistas exclusivas para ônibus, implantadas há cerca de 2 anos, são respeitadas. E os velhos ônibus estão sendo trocados pouco a pouco por novos e confortáveis veículos. Uma maravilha!

Em meio a tudo isso, comecei a observar uma campanha educativa divertida, colorida e moderna nos pontos de ônibus. Bonitos cartazes passam mensagens pelo maior uso de transporte público e até pelo uso de bicicletas que ainda são raras na cidade (o iraniano prefere usá-las nos parques). Um bela iniciativa por um trânsito mais civilizado no futuro...


Campanha advertindo quanto a poluição causada pelos automóveis.

Campanha pelo uso de transporte coletivo.

Campanha para o uso de transporte coletivo (2).

Campanha para o uso de bicicletas.

6 comentários:

  1. Oi, Caroline:

    muito bom este post. Senti tudo o que descreves sobre o trânsito maluco de Teerã.
    Maravilha de texto, super informativo.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    Adorei o post. Nem consigo imaginar a loucura que é dirigir por ai, sendo que já acho uma loucura dirigir aqui no Brasil.
    Muito boa a campanha nos pontos de ônibus, ´deveríamos copiar por aqui ...
    Bjinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil virou para mim um paraíso depois de dirigir por aqui. Apesar da violência existente, as pessoas ainda sabem o que é um sinal vermelho e o que é contra-mão! ;-)

      Excluir
  3. Vcs já viram Napoli na Itália..??
    ab
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas. O trânsito de Napoli eu não conheço, mas pela fama deve ser louco também. O pior trânsito que já vi foi na India, onde junta-se a barbárie humana com as peripécias de animais soltos (vacas, macacos, elefantes, camelos).

      Excluir

Related Posts with Thumbnails