7 de setembro de 2013

Abyaneh



Abyaneh é um dos destinos "out of the beaten track" no Irã.

Esta cidade (ou melhor vila), fica nas montanhas no caminho entre Esfahan e Teerã. A estrada apesar de estreita é asfaltada e o viajante passa pelas amedrontadoras instalações de Natanz, onde está um dos complexos de desenvolvimento de energia nuclear do Irã. Em hipótese alguma deve-se bater fotos deste trecho para não correr o risco de prisão ou penas ainda piores por acusação de espionagem.

Ok, então passado este pedaço de tensão política que está no caminho, você chega a Abyaneh, uma vila com moradores em extinção. Devido ao tamanho da cidade e ao isolamento, os jovens não moram mais no local, pois saíram em busca de educação e emprego. As poucas pessoas que ainda habitam Abyaneh estão, em sua grande maioria, acima de 60 anos segundo um dos locais me disse.

No entanto, nos finais de semana, é possível ver a cidade agitada: descendentes do local e turistas iranianos divertem-se vestindo as roupas típicas da vila e passeando pelas ruelas e casas típicas. Mulheres vestem saias até os joelhos, e blusas coloridas e brilhantes. O véu é geralmente com estampas de flores grandes. Já os homens usam calças largas, coletes grossos e chapéus. Em dias muito quentes, no entanto, os homens limitam-se apenas às calças típicas, aderindo às camisetas normais para não passar demasiado calor.

A cidade vista de longe tem a cor vermelho amarronzado. As casas são feitas com uma mistura de barro, pedras e palha, criando uma consistência forte, estudada por engenheiros de outras localidades.

Não há muitas atrações no local fora a vila, os trajes típicos e trilhas no entorno, mas vale um pernoite para passear e descansar.


Casas tradicionais.

Trajes típicos femininos.

Trajes femininos e rapaz com calça tradicional.


Corredores da cidade de Abyaneh.

Vista da cidade.

Trilhas nos arredores de Abyaneh.



Dicas de hotéis: há apenas duas opções de hotéis na região.

Viuna Hotel (casa tradicional) - www.viunahotel.ir
Abyaneh Hotel - www.hotelabyaneh.com

Hotel Abyaneh
Hotel Viuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails