7 de junho de 2013

Chitgar: o parque das bicicletas!



Com 14,5 hectares de área, Chitgar é o maior parque verde de Teerã. Localiza-se na saída oeste da capital, na estrada que liga Teerã a cidade de Karaj. Fica um pouco distante de quem mora no centro da cidade, mas para um programa de um dia inteiro, vencer o trânsito compensa.
Sextas-feiras o parque fica absolutamente lotado e para apreciar um clima mais calmo, é bom evitar este dia da semana. No entanto, se você gosta de observar pessoas e ver iranianos em ação no parques, sexta-feira é um excelente dia para você ver todos os estilos de pessoas (desde as famílias mais religiosas aos jovens mais modernos paquerando discretamente).
A grande atração do local é a estrutura para andar de bicicleta. Diversos quiosques alugam bicicletas e há pistas para todos os gostos: exclusiva para homens, exclusiva para mulheres e mista (com 5,5 quilômetros de trilha muito bem sinalizadas). O aluguel de bicicletas custa pouco mais de 1 dólar para 1 hora.
Há restaurantes no parque e área para piquenique. Muitas churrasqueiras estão espalhadas e disponíveis gratuitamente debaixo das árvores, mas chegar cedo é imprescindível para garantir exclusividade.
Visitar o Irã e não ir a um parque é perder de ver o que há de mais tradicional em termos de lazer no país: piquenique com amigos e a família.

Dica: seja simpático, saúda as famílias ("Salam") e é muito provável que você será convidado para apreciar um kebab com as famílias.


Sinalização indica lugares para beber água, alugar bicicletas e tráfego de veículos de 2 rodas.
(Foto: Sergio Álvarez González)

Pistas de ciclismo em meio às árvores. (Foto: Sergio Álvarez González)

Brasileiros e espanhóis com suas bicicletas alugadas. (Foto: Sergio Álvarez González)

No parque há também trilhas para caminhadas.

Iranianos espalham-se pelo parque com seus tapetes e apetrechos de piquenique.



Para encontrar o Chitgar Parque no mapa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails