20 de junho de 2013

Semana de festas no Irã!!!



A última semana foi de fortes emoções no Irã.
Internet sem funcionar e ligações telefônicas instáveis, "anunciando" a chegada das eleições presidenciais.
Dos mais de 600 inscritos para se candidatar a presidente, 8 foram aprovados pelo Conselho dos Guardiões, um grupo de especialistas em república islâmica, metade nomeados pelo Líder Supremo. No Irã não há partidos políticos, então qualquer pessoa pode se candidatar apresentando os documentos exigidos.
Nunca uma mulher foi aprovada para ser candidata a presidente desde a Revolução Islâmica de 1979, mas várias se inscrevem para se fazer presentes. A alegação para a "rejeição" das mulheres pelo Conselho dos Guardiões são duas: 1 - a interpretação da constituição, que utiliza uma palavra que tanto pode significar "seres humanos" como apenas o homem (sexo masculino) para validar o candidato; 2 - até o momento nenhuma mulher candidata apresentou os requisitos mínimos para o cargo (dentre eles, experiência legislativa mínima).
Enfim, dos 8 candidatos "homens" aprovados para as eleições de 2013, 2 eram ditos como "reformistas". A palavra reformista no Irã não quer dizer que a pessoa não siga uma linha islâmica, mas que acredita em mudanças e quem sabe, mais liberdade e diálogo com o Ocidente.
No decorrer das campanhas, um dos reformistas e um dos conservadores desistiram da campanha. A estratégia mostrou-se particularmente eficaz para os reformistas: apenas 1 candidato seguia com este "título", e este, pasmem, era um xeique, daqueles com turbante na cabeça e tudo. Afinal, um religioso não pode ser um reformista?? Curiosamente dentre os conservadores, nenhum era clérigo!
Contra qualquer previsão possível de ambos os lados, o reformista Rouhani ganhou as eleições no primeiro turno. A cidade então parou! O povo foi para as ruas, bandeiras tricolores do Irã no ar e cartazes do novo presidente. Muita cantoria e dança. Esperança no rosto de homens, mulheres e crianças. Esperança por um presidente com mais diálogo, e por que não, que concorde com mais liberdades individuais?
A festa entrou noite a dentro. As ruas viraram discotecas, com música alta e jovens dançando. Tudo isso no sábado, dia 15 de junho, apenas 1 dia após as eleições.

E então outra festa acontece: jogo de futebol Irã x Coréia do Sul, no dia 18.
1 x 0 para o Irã, classificando-o para a Copa do Mundo no Brasil em 2014!
O que o iraniano poderia querer mais?
O povo foi para as ruas novamente, para mais um baile ao ar livre! :-)

Cartaz de campanha do presidente eleito Rouhani.

Apesar de nenhuma mulher ter sido aprovada para ser candidata a presidente, nas eleições municipais, elas estão presentes:






3 comentários:

  1. Ola! Caroline
    Parabens pelo seu Blog, ja venho acompanhando a algum tempo e me deu aquele empurraozinho que faltava para mim decidir vim ao Ira :-)
    Ja estou aqui a 25 dias na cidade de Karaj e gostaria de saber se voce conhece algum lugar onde eu possa aprender o idioma?

    ResponderExcluir
  2. Ola! Caroline
    Parabens pelo seu Blog, ja venho acompanhando a algum tempo e me deu aquele empurraozinho que faltava para mim decidir vim ao Ira :-)
    Ja estou aqui a 25 dias na cidade de Karaj e gostaria de saber se voce conhece algum lugar onde eu possa aprender o idioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um instituto no norte de Teerã muito conceituado:
      Farsi Dehkhoda School
      http://icps.ut.ac.ir/en/index.htm
      http://en.wikipedia.org/wiki/Dehkhoda_Dictionary_Institute

      Outra opção são aulas particulares.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails