21 de junho de 2013

Omã, um Sultanato que preservou o tradicional de forma moderna


Talvez Omã possa ser classificado como o país mais autêntico e fascinante das arábias. Esqueça os arranha céus dos Emirados e Qatar; esqueça repressões às mulheres como na Arábia Saudita, esqueça perigos de bomba como no Iraque e esqueça as tensões civis do Iêmen. Omã é um país que nos últimos 40 anos desenvolveu-se de forma moderna, com liberdades e tradicionalismo sob o regime do mesmo sultão.
As cidades são harmoniosas, pois há um controle sobre as construções: precisam ter arquitetura árabe, não podem ter mais do que 6 andares e são pintadas em cores pastéis, especialmente o branco.
Ligando as cidades, o viajante dispõe de estradas modernas e bem sinalizadas. Algumas rodovias cortam áreas desérticas com iluminação noturna inclusive!

Um termo que o viajante de início tem que aprender em Omã é "wadi". Wadis são os famosos rios que cortam as montanhas desérticas de Omã, formando lindas piscinas e oásis com vegetação verdejante. Existem wadis com água perene e os que se formam apenas em época de chuvas.
Há inúmeros pelo país, mas um dos imperdíveis e próximos de Mascate (a capital) é o Wadi Shab. Chegando de carro, você tem que atravessar um rio de bote (vários barqueiros estão a disposição para fazer a passagem de pouco mais de 20 metros). A trilha é fácil de seguir, mas com muito pedregulho. Após uma hora de caminhada, chega-se a uma das principais piscinas do wadi: siga inicialmente apenas com os pés na água e depois vá entrando na água pouco a pouco (sandálias ou papetes são ideais de serem usadas aqui), pois a piscina principal não é vista inicialmente. Nade até o final da piscina natural e entre pela fenda que aparecerá entre as rochas! O espaço é suficiente para passar a cabeça ou então mergulhe por 1 metro de distância abaixo da fenda! Pronto! Você chega numa caverna magnífica, com luz natural e água azul turquesa! Lindo Lindo Lindo! Mas observe que é necessário saber nadar para se chegar até este ponto. Ou então leve uma bóia. :-)

Ainda nas proximidades de Wadi Shab, é interessante uma parada para ver e/ ou banhar-se no Bimmah Sinkhole (ou Bayt al-Afreet: casa do demônio, como é chamado pelos locais). Trata-se de uma cratera criada por um meteoro e que pela proximidade com o oceano, criou uma piscina natural de água azul. (coordenada23° 2' 8.57" N 59° 4' 19.92" E)

É possível visitar as principais atrações de Mascate em um dia. Pela manhã siga direto para a grande mesquita/ Sultan Qaboos Grand Mosque (abre para visitação todos os dias no período matutino - até às 11 horas, exceto sextas-feiras). Aprecie a enorme arquitetura e no salão principal o maior tapete persa do mundo (até agora, pois um ainda maior está sendo feito para os Emirados Árabes)!

Depois da mesquita, siga direto para o palácio do Sultão, para uma foto apenas pelo lado de fora (não é possível visitar por dentro). O museu Bayt al-Zubair a 5 minutos de caminhada também é interessante, especialmente pelas fotos expostas. Depois passe o fim de tarde na região de corniche (beira mar) e no Mutrah Souq (bazar) para compras. Os artesanatos vendidos em Omã são em sua maioria de outros países (Turquia, Irã, India, etc) e assim, super-faturados. Não acredite nas informações passadas pelos vendedores (majoritariamente indianos terceirizados e desinformados): para ganhar um cliente contam qualquer história... Vendo algumas cerâmicas persas no bazar, interessei-me de saber o preço: contou-me um indiano que eram cerâmicas da Turquia feitas especialmente para Omã!! Pura mentira! E o preço: quase 20 vezes mais caro que no Irã!

Artesanato tradicional em Omã são as jóias de prata e as cerâmicas de barro (não pintadas). Outro artigo para compras são os franquincensos, uma resina aromática usadas para perfume e incenso (as mesmas dadas ao menino Jesus, segundo a Bíblia).

Em Mascate as casas são todas pintadas de branco ou cores claras.

Sultan Qaboos Grand Mosque

O grande candelábrio da mesquita.

O maior tapete persa do mundo foi feito sob medida, perfeitamente "recortado" ao redor das colunas.

Wadi Shab e uma das suas piscinas naturais.

Bimmah Sinkhole: a casa do demônio é bem refrescante!

Palácio do Sultão.

Franquincenso.

Jóias de prata são típicas do país.

Cerâmicas vendidas aos milhares em Omã.


Dicas extras:
  • Para economizar nos passeios, alugue um carro você mesmo. Um econômico custa em torno de 40 dólares, enquanto um 4x4 custa de 80 a 100 dólares. Mesmo assim vale a pena, pois um pacote de 1 dia (carro + motorista) custa mais de 300 dólares no país.
  • Um chip pré-pago com internet também não é caro. O pacote para 1 semana com internet não custa mais de 10 dólares e pode ser adquirido na chegada do aeroporto.


Reportagem do Globo Repórter sobre Omã (abril/ 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails