25 de maio de 2013

Temporada de esqui no Irã



Uma das imagens que pouca gente consegue associar com o Irã é o inverno e toda a cidade coberta de neve! Imagine então estações de esqui preparadas para o turismo, com jovens trajados com roupas das mais modernas e coloridas e radicalizando nas pistas com seus esquis e pranchas de snow board de última geração... Pois pelo menos 5 meses por ano, Teerã e arredores dispõem de pelo menos 4 estações de esqui acessíveis a minutos ou poucas horas da capital. E o melhor: todas as estações possuem lojas com equipamentos para alugar.
Esquiar no Irã é barato e suíços são unânimes: a neve no Irã é melhor que na Europa.

TOCHAL: estação de esqui localizada no norte de Teerã. É a quarta estação de esqui mais alta do mundo (3957 m) e para chegar lá há um dos mais longos teleféricos do mundo: 7,5 quilômetros (quase 1 hora de viagem). Com tantos superlativos, esta é a estação de esqui que fica aberta por mais tempo no Irã: de 6 a 8 meses por ano. Mesmo no verão, a visita ao pico Tochal vale a pena, pela magnífica vista proporcionada pelo teleférico e pelas montanhas no entorno. No verão, o teleférico abre somente nos finais de semana.
http://www.tochal.org/

DARBANSAR: estação com pelo menos 3 pistas para iniciantes. Esta estação de esqui não é das mais populares. Localiza-se bastante perto da de Shemshak.

SHEMSHAK: com as pistas mais radicais, os amantes da adrenalina gostam de ir para esta estação. Há uma boa estrutura de hotéis e restaurantes no entorno também.

DIZIN: possui muitas pistas de esqui, com diferentes graus de dificuldades. Muita gente gosta de ir para esta estação para fazer off-piste. Há hotéis e chalés para alugar no entorno.
http://www.dizinskiresort.com/
http://irandizinski.com/

Um dos abrigos entre as várias pista de Dizin com restaurante e café.

Nosso instrutor tinha até camiseta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)!

Mapa de pistas de Dizin.

Iranianos descansam antes da descida.

Linda vista do Monte Damavand do alto da pista de Dizin.
(http://www.coordenadaxy.com/2012/03/expedicao-ao-monte-damavand.html)



Diversos teleféricos levam os esquiadores às diferentes pistas.


Melhor época para esquiar no Irã: garantidamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro para poder esquiar em todas as estações de Teerã e arredores.


Para saber mais sobre esqui no Irã:

http://iranskitours.ir/
http://www.iranskiresort.com/en/
http://www.iranski.com/

2 comentários:

  1. Oi Caroline, cheguei no seu blog atraves de 1 link q alguem postou no twitter - ja li bastante coisa sobre sua vida por aí! favoritado está : ) beijos, Heloisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helô
      Que curioso você ter encontrado meu link no Twitter. Eu nem tenho conta lá...
      Você sabe me dizer em que contexto ou perfil o blog estava citado?
      Beijo,
      Caroline

      Excluir

Related Posts with Thumbnails