18 de maio de 2013

Música iraniana


Música no Irã é assunto polêmico. Apesar da diversidade e do talento do povo iraniano, há restrições diversas no segmento das artes na República Islâmica. Após a queda do Xá em 1979, mulheres foram proibidas de cantar solo (em coro podem) e bandas de rock, pop, jazz tem suas letras pré-aprovadas pelo Ministério da Cultura e Orientação Islâmica.

A censura existe, mas na vida cotidiana dá-se um jeito: muitos cantores e bandas iranianas hoje vivem no exterior e enviam suas músicas pela internet. O mercado de músicas piratas é vasto e em qualquer sinaleira das grandes avenidas de Teerã é possível comprar vários exemplares de músicas pop gravadas fora do controle governamental.

O segmento musical é tão forte entre os iranianos, que é possível encontrar todos os tipos de estilos na língua persa. Dentre as rádios persas on-line, destaco uma muito boa: Radio Javan, produzida e emitida do território Norte Americano por iranianos/ americanos. A empresa produz ainda aplicativos para smart-phones de excelente qualidade.

"Radio Javan, The Best Persian Music 24/7"


Abaixo, destaco alguns nomes famosos de músicos iranianos com estilos bastante diferentes entre si.

Googoosh - uma das cantoras pop mais famosas do Irã até a revolução de 1979. Faegheh Atashin (seu verdadeiro nome) voltou a se apresentar depois de sair do Irã no ano 2000. Seus shows continuam disputados, especialmente pela grande comunidade de iranianos que vive hoje nos Estados Unidos.
http://googoosh.com/





KIOSK - banda de rock underground. A banda iniciou suas atividades em Teerã, mas seus integrantes mudaram-se para os EUA em 2005 e desde então produziram diversos álbuns.
http://www.kiosktheband.com/


Banda KIOSK com participação especial de Mohsen Namjoo.



Mohsen Namjoo - Aclamado como "Bob Dylan" do Irã pelo New York Times, fez suas últimas gravações também fora do Irã. Mistura estilos musicais como o tradicional persa, rock e blues e suas letras também aproveitam a poesia persa.
http://www.mohsennamjoo.com/





Shajarian - o cantor (vivo) mais famoso da música tradicional persa. Suas canções utilizam instrumentos tradicionais persas, tais como o setar.




Afshin - as baladas de Tehran são agitadas com cantores como Afshin, com muito pop/ dance nas pistas. Os clipes dão uma ideia absolutamente diferente do que se imagina da sociedade jovem iraniana e do que ela gostaria que fosse. Claro que Afshin é mais um dos cantores vivendo no exterior.
http://www.afshinmusic.com/



Para saber mais sobre música no Irã:





2 comentários:

  1. Salam Caroline, adorei o post! A música iraniana é apaixonante e até meus amigos iranianos que são jovens aprecisam as músicas de artistas como Gogoosh, Moein, Ebi e Siavash Shams e do mestre Shajarian. Além de outros astros que saíram do Irã após a Revolução podemos citar uma geração inteira de cantores iranianos jovens que fizeram sucesso com a música persa na Diáspora como os irmãos Kamran e Houman. Ah, fiz um post sobre a música tradicional iraniana no meu blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Janaina. Vi teu post de música persa sim.
      Infelizmente nem sempre consigo ver teu blog por causa da péssima internet por aqui... E blogs, particularmente, são bloqueados: só funcionam com anti-filtro que deixam a conexão ainda mais lenta.
      Abraços!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails