5 de setembro de 2008

Mérida - a cidade com o maior teleférico do mundo, porém fechado...


Havia muita dúvida se iríamos ou não para Mérida. O planejamento inicial era para irmos, porém uma semana antes de partirmos para a Venezuela, a maior atração da cidade foi fechada para manutenção, sem previsao de retorno. Refiro-me ao maior teleférico do mundo em distância e altitude, com 12,5 km de extensão, chegando a 4765 metros de altitude: o teleférico de Mérida. No momento os engenheiros responsáveis estao avaliando se será mais vantajoso a manutenção e construir um novo. Neste contexto, especula-se que poderá levar até 3 anos o retorno da atração da cidade.
Porém Mérida não se resume ao teleférico. É uma cidade situada a 1640 metros de altitude, nas montanhas da cordilheira dos Andes, que termina justamente na Venezuela. Por sua localização, o turismo local é totalmente voltado a esportes de aventura, tais como: trekking, escalada, mountain bike, paragliding, canyoning, rafting, entre outras opções. Além disso, também possui um observatório astronômico famoso numa das montanhas de 3600 metros.
Também é uma cidade com bastante balada, visto que existem muitas universidades aqui, fazendo esta cidade com cara de pequena colonia espanhola ter um movimento de carros e pessoas desproporcional.


Casas típicas, estilo espanhol, da cidade de Mérida.


Fizemos um passeio legal por aqui. Trilha de 2 horas para a lagoa Negra, apreciando a vegetação, o clima e a paisagem a mais de 3 mil metros de altura. Almoço típico (truta) e depois mais uma trilha no período da tarde para nos banhar em águas termais no topo de uma montanha. Frio pra caramba do lado de fora e quentinho dentro da água.

Flores da região. A da foto maior é bem típica, possui folhas aveludadas e quando quebramos as folhas sai um cheiro agradável parecido com menta. Dizem que fazem remédios par asma com ela.



Trilha para a lagoa Negra. Aqui estava fácil: plano e sem lama. 




Lagoa Negra: diz o guia que tivemos muita sorte, pois normalmente há névoa sobre a lagoa. 


Na piscina de águas quentes. Aqui só a pequena barragem é artificial. 


Voltando pela trilha. Rápido pois estava frio, ainda mais com o cabelo molhado! 


3 comentários:

  1. que bellas fotos de mérida!!! me da orgullo ser venezolano al ver esas fotos tan chéveres!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Moro no Brasil há mais de 20 anos, ver essas fotos trouxe-me saudades da minha terra natal - Caracas e das belezas naturais que há lá. Certamente, há muito mais para se conhecer nesse pequeno país, que reune paisagens tão contrastantes, para seu tamanho. Também tenho o maior orgulho se ser VENEZOLANA!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails