3 de setembro de 2008

O Socialismo de Chavez


A experiência de visitar a Venezuela não se resume aos pontos turísticos. Para quem gosta de política e de análise social é um prato cheio. As propagandas do "socialismo do século 21" estão em TODOS os lugares (mesmo!!!) e percebe-se a forte influência das ações do governo vigente no dia a dia das pessoas.
Primeiro é que tudo está sendo nacionalizado. Estão literalmente expulsando os "estrangeiros" e alguns sintomas sao percebidos, como a racionalização do leite, visto que os alimentos também estão sendo nacionalizados ou tabelados. A resposta a isso é que os produtos estao sumindo das prateleiras. Será que vão conseguir nacionalizar os inúmeros Mc Donalds e outras franquias americanas que todos daqui também desejam?!

Nao me levem a sério nesta foto, por favor! hahaha

Outro fato curioso foi que passamos por falta de luz em Mérida. Conversando com os locais eles explicaram que as companhias de luz também estão sendo nacionalizadas e que depois deste processo, a energia tem faltado MAIS!
É claro que muitos também defendem as ações de Chavez e listam melhorias para o país.
Outras percepções:
  1. praticamente todas as mulheres tem silicone (inclusive existe uma música com o tema: "la chica de silicone" ou algo assim), inclusive os manequins das lojas são de assombrar! ;-)

  2. O povo por aqui curte mesmo é música reggae.

  3. Vê-se carros muito antigo nas ruas, daqueles que consomem vários litros por quilômetro, mas como a gasolina por aqui nao passa de 5 centavos de reais o litro, quem se importa do consumo?

  4. Quarteto Fantástico do socialismo venezoelano estampado nas camisetas: Fidel Castro, Che Guevara, Chavez e Simon Bolivar.

  5. O programa Miss Venezuela é um dos mais assistido e comentados por todos, inclusive pelos homens. Compararam pejorativamente que no Brasil as mulheres sonham em ser capa da Playboy, mas que na Venezuela o sonho é ser Miss e que portanto as mulheres seriam mais sérias... 

  6. As estradas são ótimas, bem asfaltadas e com olhos de gato por todas as rodovias.

  7. Os ônibus de viagem são todos leitos, com ar condicionado e custam em torno de 60 Bolivares Fortes (30 reais) uma viagem de 10 horas. OBS: o ar condicionado destes onibus sao famosos por serem extremamente fortes e todos viajam com casacos e cobertores. É estranho no calor infernal de cidades como Caracas ou Ciudad Bolivar as pessoas embarcarem com cobertores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails