14 de setembro de 2013

Kashan - a capital das casas tradicionais persas



Uma casa tradicional persa vista de fora decepciona a qualquer um. Não há nada para se ver, exceto paredes altas e sem janelas, e no máximo uma porta interessante.

É de costume persa esconder o que se tem de bonito. É também a justificativa para o uso do chador, a vestimenta mais religiosa, que cobre a mulher da cabeça aos pés por um lençol normalmente de cor preta: "a beleza das mulheres deve ser preservada dos olhos de estranhos" - dizem os mais conservadores.

Assim são as casas: o que há de bonito você vê por dentro. Normalmente as casas são amplas e com salas de visita enormes para fazer as recepções. Há também jardins internos com chafarizes e plantas/ flores. Os quartos normalmente ficam com as portas de acesso para estes jardins. Arcos ligam as colunas e janelas com vitrais coloridos cuidadosamente cortados dão mais um acabamento ao cenário. Dizem que estes vitrais coloridos espantam os insetos... Não consegui comprovar a teoria, nem entender a lógica. Mosquitos tem medo de cor?

Kashan é uma cidade no Irã com muitas destas casas tradicionais para serem visitadas. Elas foram construídas no século XIX, durante o reinado Qajar e do grande enriquecimento de comerciantes da região. Para quem gosta de arquitetura persa este é o local a ser visitado.

São inúmeras casas magníficas e muitas começam a ser restauradas. Há uma casa de de pequeno porte (1 pátio) finalizada e disponível para ao viajante como hotel: o Manouchehri hotel. A maior de todas as casas tradicionais, de nome Ameriha, está em fase final de conclusão: com 8 pátios, será certamente o melhor hotel boutique do Irã. O arquiteto Amir Anoushfar mostrou-me recentemente fotos do andamento das obras e muito otimista disse-me que espera inaugurar o hotel em até 3 meses. Veja o vídeo com o depoimento dele e imagens desta magnífica casa:


Outras atrações da cidade de Kashan são o enorme jardim Persa tombado pela UNESCO (o Bagh-e Fin), o Bazar, o um site arqueológico dos mais ricos do Irã ainda em andamento nas descobertas (Tappeh-ye Seyalk). Peças de mais de 4 mil anos A.C. estão sendo achadas no local e distribuídas para museus do Irã e até do Louvre em Paris.

Corredores do bazar de Kashan.

Teto do principal caravanserai do bazar de Kashan.

Vários antiquários vendem peças maravilhosas. O problema é garimpar e identificar o que é bom debaixo da poeira.


Onde se hospedar:

Manouchehri House - uma casa tradicional renovada com muito bom gosto para servir de hotel. Há um cinema construído na antiga cisterna da casa, uma gift shop e uma sala com teares enormes com artesãos tecendo panos de com fios de seda e de ouro. Tudo muito fotogênico. O restaurante do hotel também serve refeições para quem não está hospedado, mas faça uma reserva antes para que possam preparar a tempo os pratos mais sofisticados da culinária Persa.

Pátio interno do Manouchehri House.


Cidade subterrânea:

Nas proximidades de Kashan, na pequena cidade de Nushabad, há outra atração a ser visitada: uma cidade subterrânea construída pelos Persas para abrigar / esconder a população da invasão Mongol no século 13. Faz apenas 10 anos que o local foi descoberto e foi aberto ao público há apenas 5. Segundo um guia local, são 4 quilômetros de corredores subterrâneos, ligando diversos quartos, cisternas e banheiros. Além disso, foi construído com uma complexa rede de passagens interligando 3 diferentes andares com armadilhas para eventuais invasores! O acesso a esta cidade subterrânea se dava por diversas passagens existentes em algumas casas e locais de encontro da população.

Dica: Infelizmente, o acesso aos turistas é apenas em parte da cidade subterrânea e os guia locais falam somente farsi. Contrate um guia com antecedência para ter explicações mais detalhadas sobre o local.

Uma das entradas para a cidade subterrânea de Nushabad.

Uma longa escada leva os visitantes para as galerias subterrâneas.

No subterrâneo, corredores longos ligam quartos, banheiros e saídas diversas.


Em Nushabad, há também uma antiga fortificação para ser visitada.



4 comentários:

  1. Cada vez que leio seus posts, mais vontade me dá de conhecer o Irã, infelizmente vítima de tantos preconceitos aqui no Brasil. E seus posts sobre o Timor Leste foram também formidáveis e instigadores, muito obrigado por dividir essas experiências!
    Aproveito e te faço uma pergunta: li num dos seus posts sobre a culinária local iraniana, e fiquei meio preocupado ao planejar uma viagem até aí pois minha esposa e eu somos vegetarianos. Você tem alguma(s) dica(s) sobre o que há por aí para vegetarianos, ou pelo menos como me virar por aí?
    Saudaçoes!

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. A pequena lista de opções vegetarianas eu coloquei no post:
      http://www.coordenadaxy.com/2012/07/vegetarianismo-no-ira-o-que-procurar-na.html

      Mas o melhor mesmo é que você viaje com um guia (que não é caro no Irã) que irá ajudá-lo tanto nas explicações turísticas quanto nas dificuldades gastronômicas.

      Em Teerã há alguns restaurantes vegetarianos, recomendados pelo Lonely Planet inclusive. Vou ver se faço a lista destes em um post em sua homenagem. ;-)
      Já em outras cidades você realmente vai precisar de ajuda se não encontrar os alimentos que descrevo na postagem de vegetarianismo.

      Saudações!

      Excluir
  2. Que Blog maravilhoso!!' Parabens!
    Que bom encontrar vcs'n ������
    Achei à partir do post sobre "levar pet's para o Iran", e agora este otimo!! Pois tmb sou vegetariana.
    Quase na incumbencia de ir morar lá devido ao trabalho.
    Obrigada pelas postagens!! Ja me ajudaram um pouco.
    ��������✨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada leitora!
      Fique a vontade para mandar suas dúvidas!
      Abraço!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails