21 de setembro de 2013

Gatos persas



Gatos curtindo um sol ao lado de painel de azulejos persas.

Não há dúvidas que no Oriente Médio há uma grande população de felinos. Eles estão presentes em grande quantidade nos países islâmicos, dividindo a população (de humanos) entre os que os adoram e os que os odeiam.

No Irã isso não seria diferente e eles são lindos e gordos! O alimento a eles é dado pela própria comunidade voluntariamente ou involuntariamente, pelas lixeiras fartas de comida desperdiçada. Tradicionalmente, os pratos iranianos são enormes e com muita carne. Dificilmente iranianos dividem seus pedidos nos restaurantes (é tradição ter fartura) e o desperdício diário é de toneladas de alimentos. Assim, não é raro ver gatos pulando para dentro e para fora das lixeiras das ruas. Eles fazem a festa comendo do melhor: kebab!

A raça de gato persas é originária do Irã. Pêlos longos e macios são a característica mais presente. Já a cara achatada e o nariz minúsculo, não é tão evidente nos gatos de rua do Irã, pois é resultado de alteração genética da espécie pelos Europeus.

No islamismo, os gatos são bem vindos e apreciados (pela maioria dos muçulmanos), pois Maomé tinha um gato de estimação que muito adorava e seu nome era Muezza. Já o contrário acontece com os cães, especialmente os de cor preta, que seriam o diabo na forma de animal. 

Os poucos cães que vi no Irã, ou pertenciam a famílias iranianas mais ocidentalizadas ou eram cães de pastoreiros, em vilas remotas do país. Nenhum da cor preta foi identificado por mim até o momento em território muçulmano.


Pelos longos são uma das características marcantes dos gatos do Irã.
Gatinha persa no tapete persa.

Gatos persas famosos:

Garfield
Snowbell (desenho do Stuart Little)


Abaixo compartilho um lindo clipe com fotos e imagens do Irã, e com pinceladas de gatinhos persas.


10 comentários:

  1. Ahhh Caroline!! Amei o post sobre os Gatinhos Persas! Adoro gatos! Tb senti falta de ver cães no Irã quando fui em fevereiro... Os amigos do meu noivo me pediram para eu levar para eles, quando eu voltasse ao Irã, um cão... o Chow Chow. Mas não tenho coragem de expor um cãozinho à uma viagem tão longa.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla. Trazer um cachorro para o Irã poderá lhe causar muitos problemas, inclusive a apreensão do animal pela polícia.
      Por favor, não arrisque a vida do animal.
      Eu tenho um gato persa no Brasil que não tive coragem de trazer ao Irã, para poupá-lo da viagem e para evitar a enorme burocracia de entrada de animais no Irã.

      Excluir
  2. Oi Caroline. Tenho tentado de deixar um comentário, mas acho que sumiram. Bom, ainda não olhei todos seus posts, mas queria saber mais da relação familiar no Irã. Tem muitas brasileiras por aí? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comunidade de brasileiros no Irã é pequena. Em todo o país são cerca de 170 nacionais apenas e muitos são jogadores de futebol.
      Há também mulheres brasileiras casadas com iranianos.
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá! Caroline
    Passei um tempinho sem acompanhar seu blog, exatamente 3 meses. Eu estava em Karaj, Internet não ajudava os filtros não funcionavam e bom você já sabe como é...rsrsrs
    Nossa! Hoje você tocou num assunto que esta tirando meu sono.
    Estava no Irã e voltei para o Brasil exclusivamente para buscar minha gatinha siamesa que tanto amo "Meme".
    Oh... Surpresa, no Irã está estritamente proibido a entrada de cães e gatos.
    Tive que prorrogar minha volta para o Irã por esse motivo.
    Estando no Irã percebi que não havia a cultura das pessoas ter um cachorrinho em casa, nos meses que estive lá estou segura que só vi um cachorro. Já gatos por todo lugar, tal qual como você descreveu.
    Buscando informação pela Internet encontrei alguns artigos falando do assunto, pelo que li está proibido desde 2010 passear com cachorro nas ruas. Sobre gatos não encontrei nenhuma informação.
    Perguntei sobre o assunto ao Consulado do Irã aqui em Brasília e não tive uma resposta exata, no entanto fiquei com a dúvida, mais em contato com um amigo que trabalha no aeroporto Internacional Imam Khomeini de Tehran, consegui um informativo que proibi a entrada desses animais no país.
    Estou muito triste, acho arbitrário tudo isso.
    Se você tiver alguma ideia para me ajudar, te agradeço. Não sei em que porta bater, já entrei em contanto com consulados mais para esses casos não é de muita ajuda.
    Parabéns pelo Blog. Eu Adorooo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela mensagem e entre em contato quando voltares ao Irã. Quem sabe marcamos de tomar um café juntas?!
      Há vários expatriados que trouxeram gatos e cachorros para o Irã, apesar da regra não ser clara. Eu não quis arriscar e deixei meu gato no Brasil. E concordo que o consulado do Irã em Brasília não ajuda muito no assunto, infelizmente.
      Abraço!

      Excluir
    2. Oi! Caroline.
      Obrigada pelo convite, quando eu voltar entro em contato.
      Queria compartilhar um blog, espero que goste.

      http://virandogringa.blogspot.nl/2013/10/porque-dificil-voltar-viver-no-brasil-glenda-brazil-com-z.html

      Um abraço.

      Excluir
  4. Bom, pode não ser só por lei, mas pela religião: meu marido é iraniano e sempre comenta que no Islã não é muito bom ter cães dentro de casa (exceto se tiver um quintal para ele ficar), pois é considerado um animal sujo e que pode transmitir doenças. Então, eles optam por gatos. Aqui em casa tivemos que optar por 2 felinos, estou amando, mas queria sim um cachorrinho! Tenho ligações com algumas pessoas da embaixada aqui em Brasília, inclusive com o embaixador, e posso tentar saber o motivo de não deixarem entrar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é justamente pela religião que os cachorros são mal vistos.
      E sobre a entrada de animais no Irã (seja ele qual for: gato, cachorro, etc), se tiveres informações oficiais compartilhe-as conosco. Quando tentei obter informações na embaixada do Irã eles não sabiam quais eram os procedimentos e condições. Na dúvida, resolvi não levar meu gato para o Irã: ficou no Brasil.

      Excluir
  5. Ola, dona carolina realmente, quando se fala em levar animais para o Iran o assunto e serio e complicado visto as muitas exigências.
    mas neste blog (http://colinasdoiran.blogspot.com.br/) tem informações adicionas sobre o transporte de animais para o Iran no (caso cães e gatos).
    SEGUE OS PASSOS
    1- Reconhecer firma da DECLARAÇÃO
    2- Legalizar junto ao Itamaraty, no caso o melhor lugar para ter a legalização
    seria no Itamaraty em Sao Paulo.
    3- E ultimo passo
    Apos esta com a declaração (COM O CARIMBO DO ITAMARATY) reconhecida firma e com o carimbo do itamaraty
    e so pagar a taxa consular e mandar para o Consulado do Iran em Brasilia e aguardar a liberacao da legalizacao.
    Espero ter ajudado mais duvidas segue meu email
    andrecastro240@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails