31 de agosto de 2013

Comer, Rezar e Amar: tudo em Bali



A escritora do livro "Comer, Rezar e Amar", viajou por 3 países para comer bem, meditar e achar um amor. Viajou pela Itália, India e Indonésia (Bali) respectivamente para ter estas experiências. Bali foi seu último destino, quando então deve ter percebido que as 3 práticas poderiam ter sido feitas neste único lugar.

Contrariando a maior parte da Indonésia que é muçulmana, Bali tem 95% da população Hindu. Seus templos, idênticos aos encontrados na India, estão espalhados por toda a ilha, no centro urbano de Kuta e nas áreas rurais junto aos arrozais e às praias mais desertas. Oferendas aos Deuses são vistos por todos os lugares e não somente nos templos: dentro dos carros, na entrada de estabelecimentos comerciais, nas ruas. Flores, incenso, velas e alimentos fazem parte do "kit". E os Deuses são dos mais diversos. Alguns assustadores...

Comer em Bali é mais um atrativo. Que comida deliciosa! Muitos sabores e acessível para os paladares mais sensíveis: não há muita pimenta! Pergunto-me por que será que a comida Indonésia não é tão famosa como a da India e a da Tailândia?! Seria falta de marketing?

Ao viajante aconselho não se assustar com as primeiras horas na ilha de Bali. O aeroporto fica logo ao lado do grande agito urbano da ilha e o tráfego de motos e carros pelas ruas estreitas pode assustar bastante. Para quem quer sossego e meditação, sugiro evitar os bairros de Kuta e Seminyak.

Bali tem opção para todos os gostos, desde uma vida noturna intensa com bares e boates, a yoga, massagem e esportes na natureza (surfe, mergulho, rafting, ciclismo e caminhadas). Um belo vulcão emoldura milhares de campos de arroz no interior da ilha, onde é possível ficar longe do agito de Kuta.


Terraços com os campos de arroz.

Templo Puna Tanah Lot.
Bares na praia criam um ambiente descontraído com pufes coloridos e música ao vivo.

Praia de Kuta/ Bali.

Oferenda aos Deuses nos táxis de Bali.



Dica 1 - restaurante:

Sate Bali - Jl Laksmana, Seminyak.
Lugar simples, com pratos baratos. No entanto, a grande pedida do local é o "set menu", com uma dezena de pratos de degustação para você se deliciar e ter uma vasta idéia do que é a culinária indonésia. No local eles também oferecem cursos de culinária.

Menu degustação do restaurante Sate Bali.

Dica 2 - destino alternativo:

Escolha bem o que deseja e procure o melhor lugar em Bali com o seu perfil. Depois, querendo um paraíso ainda não massificado pelo turismo, pegue um vôo para Timor Leste (ida e volta em torno de 150 dólares) que fica a poucas horas de Bali. As duas companhias aéreas que operam a rota são: Merpati e Sriwijaya.
Leia informações sobre o país neste mesmo blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails