3 de agosto de 2013

A dama de vermelho de Teerã



Pintura de Leila Abdi - Ferdowsi Red
Todos os dias, por 2 décadas, Yaghoot aparecia de manhã cedo na praça Ferdowsi (Teerã) e por lá ficava até o pôr do sol. Era notada por todos, não somente por sua constância no local, mas pelo seus trajes: Yaghoot ia sempre toda vestida de vermelho. Roupa, sapatos e sua bolsa eram vermelhos, e também carregava em suas mãos uma flor vermelha. Dizem que era uma rosa. Esta senhora tornou-se quase uma lenda na capital Persa, e muitos se questionavam o que fazia esta mulher vestir-se de tal forma e aparecer sempre no mesmo local com esta estranha aparência.

Apenas os iranianos acima dos 40 contam esta história com detalhes, pois a famosa e misteriosa senhora era vista em Ferdowsi nas décadas de 60 e 70. Dizem que desapareceu poucos anos depois da revolução islâmica. Ninguém sabe ao certo.

Quando ouvi esta história pela primeira vez, a explicação dada era que estava ali a espera de seu amor, que a reconheceria de longe ao notar suas vestimentas vermelhas. Esta espera diária e por tanto tempo, tornou-a para muitos um símbolo do amor, para outros, um símbolo da loucura, talvez também pelo amor ou por outra razão qualquer. Seja como for, é uma história que instiga a imaginação por ser real. Aconteceu!

O descritivo desta mulher estranha me cativou desde o momento que me relataram pela primeira vez. Vários iranianos contam-me diferentes detalhes de sua personalidade e de suas intenções. A explicação para sua atitude depende de cada um e para sempre será um mistério.

Certa ocasião, em visita a casa de um casal de artistas, bati o olho em um lindo quadro vermelho. A inspiração veio desta lendária história, contou-me a artista. Não tive dúvidas e comprei a obra. Hoje o quadro está em minha sala, inspirando e me intrigando. Quem era ela? E por que se vestia de vermelho?

Abaixo compartilho uma entrevista do cineasta iraniano Mohammad Hosseini, que fez um "experimento", colocando atrizes iranianas vestidas de vermelho na praça Ferdowsi. Isso aconteceu em 2011, aproximadamente 30 anos depois da última aparição da verdadeira dama de vermelho...




Reportagem da France 24, sobre a Dama de Vermelho e o experimento de 2011 da praça Ferdowsi: clique aqui.

7 comentários:

  1. Oi Caroline! Soube por uma amiga e estou encantada com as excelentes informações do blog! Estou no meio de uma viagem de volta ao mundo com meu marido de 1 ano e nosso próximo destino será o Iran. Pegamos hj o visto e sexta chegamos em Tehran (já bem mais tranquila com seus relatos!). Seria ótimo podermos nos encontrar para um café e troca de experiências! Somos do RJ e também temos um blog: www.packyourbags.com.br. Deixo meu e-mail: mljacques@bol.com.br (até sexta estarei acessando pois não tenho VPN). Um gde abraço e parabéns! Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa e Rodrigo!
      Que bom que o blog ajudou vocês a virem ao Irã com mais tranquilidade!
      Escrevi a vocês diretamente para marcarmos o café! ;-)
      Beijo e boa viagem!
      Caroline

      Excluir
  2. Oi Carol,
    Otimo post. Adorei a história, o quadro e principalmente o video, interessante ver a reação das pessoas à tal mulher de vermelho ...
    Bj,
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline! A história é mesmo fascinante!
      Beijo! :-)

      Excluir
  3. Caroline o seu blog é mesmo uma pedra preciosa.

    É um abrir de olhos para qualquer pessoa que ache que viagem e beleza são sinônimos apenas de Paris e Londres. Toda vez que visito o seu blog, rabisco notas e mais notas e começo a planejar a próxima viagem. Já viajei muito e já visitei muitos países, mas fico feliz em saber que ainda tenho tanto a aprender em termos de aprender a viajar cada vez mais e melhor. Mergulhando e respeitando cada nova cultura que cruzar o meu caminho.

    Há 5 anos moro na Suécia e a proximidade com tantos outros países e a facilidade de viajar de um país para outro dentro do continente Europeu, permitiu qu eu explorasse muitas coisas.

    Se um dia vier (ou voltar?) para cá, espero poder marcar um fika (café + algo doce) com você :)

    Um abraço,

    Nicole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nicole!
      Que elogio mais positivo e querido da sua parte!
      Queria te dizer que também considero seus blogs ótimos e originais! Também sou leitora dos teus textos...
      Beijo,
      Caroline

      Excluir
    2. Muito de nada. E muito obrigada por ler os meus filhotes. Pelo visto, deixarem blogs e livros de herança para este mundo. Nada mais. :) Alias, se quiser fazer parte da fase de entrevistas, que começou em marçoç de 2012, é só me avisar (rodrigues_nicole at hotmail.com). Agora estou fazendo algumas entrevistas por Skype (12 já foram e a experiência tem sido incrível!!!

      Um beijo grande!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails