26 de maio de 2012

Piada de mau gosto


Veiculou em um canal de TV israelense uma propaganda da Samsung que não me pareceu nada diplomática para um de seus maiores mercados consumidores: o Irã.
O jornalista da folha de São Paulo, Samy Adghirni, também atual residente em Teerã, comentou sobre o assunto em seu blog: http://samyadghirni.blogfolha.uol.com.br/2012/02/27/publicidade-ou-provocacao/ e lá resume em português o diálogo do vídeo.


De fato, deixando de lado o humor negro que pode agradar alguns, no vídeo são colocados todos os aspectos sensíveis da atual guerra fria que vem se arrastando sem previsão de término: usinas nucleares, espionagem, sabotagem, preconceitos. Deste último aspecto, facilmente vemos retratado no vídeo uma Esfahan que desconheço: desértica, abandonada, feia e poeirenta. Bem diferente da Esfahan que conheço: http://www.coordenadaxy.com/search/label/Ir%C3%A3%2F%20Esfahan

Hoje passeando pela cidade, aproveitei para tirar fotos dos outdoors espalhados pela Teerã, apenas para que tenham uma idéia do quanto o Irã é importante para esta marca. Afinal, são 75 milhões de consumidores e não é a toa que aqui encontramos as TVs, fogões, geladeiras mais tecnológicas que existem em grandes quantidades e diversidades nas lojas. Na avenida Shariati, uma das principais para se comprar eletrodomésticos, é difícil comprar um que não seja com revestimento de inox, daquelas mais caras. Vai ter que procurar muito. Iraniano quer o "top de linha", e a Samsung, LG, Bosch e outras marcas estão aqui, no país das sanções, mais presentes do que nunca.


Propaganda de multifuncionais da Samsung a direita "sob os olhos" do líder mais ao centro.

Propaganda de tablets.

Propaganda de TV.

Bandeirolas da Samsung também enfeitam rotatórias.

Naturalmente a concorrente LG também se faz presente em Teerã.


Um comentário:

  1. muito bom o blog desse correspondente da folha. já assinei!
    E, aparentemente, a propaganda cumpriu seu objetivo, ao ganhar tanta divulgação espontânea. Como não foi a Samsung que fez, basta ela veicular seu repudio a propaganda no Irã... Ganha duas vezes assim.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails