13 de maio de 2012

Pra não dizer que não falei das flores



Iranianos são obcecados por flores e jardins. Na primavera então ocorre o grande êxtase de cores no país! É uma época excelente para vir ao Irã, pois o viajante encontrará jardins, praças e estradas lindamente ornamentadas. Este ainda é assunto para um post exclusivo, mostrando o milagre que o exército de jardineiros faz por aqui em termos de paisagismo e irrigação.

Como o mercado consumidor de flores é grande, com dezenas de floriculturas em cada bairro e iranianos ávidos por presentear sempre amigos e parentes, homens ou mulheres, com belos e exagerados arranjos, nada mais adequado do que visitar na capital a 10a Exposição Internacional de Flores e Plantas. Com duração de apenas 5 dias, o enorme centro de exposições ficou pequeno para tanta gente. Os primeiros dias são exclusivos para a exposição e entrega de cartões de visita e panfletos. O último dia é reservado para a venda de tudo o que foi exposto.


ACONTECEU:

Sendo estrangeira no meio de uma multidão de locais, os expositores atendem com uma atenção maior, e me presenteiam com um linda tulipa. Melhor teria sido não ter aceitado, pois comecei a ser observada e questionada por mulheres que queriam uma flor também. "Apenas para as estrangeiras" - esclarecia o expositor.



Pavilhão de exposição.

Vários andares com exposição de flores, plantas e acessórios.

Lírios e orquídeas.


Paisagismo com inspiração holandesa.

Estátuas decoradas e ao fundo grandes painéis com flores.

Jardins montados mostrando variedade de cores e espécies.



Cactus em forma de monstro.
Mini jardins dentro de vidros.

Tulipas das mais diversas cores.
Zoom nas lindas tulipas do Irã.

5 comentários:

  1. Caroline,
    Tudo bem? Fechamos o tour com o Mohsen. Vamos ficar 10 dias. Você tem alguma dica de algo que não podemos perder...? Como você já está por aí, para nós seu blog está sendo bem legal. Ainda não sabemos qula museu visitar, o nacional ou o de jóias...ou ainda a Universidade de Teerã...abs

    5/7 :driver meet you in Airport around 22:00 and Transfer to Eskan Hotel in Tehran.(1 hour from airport to hotel)
    6/7 : Tehran city tour ,Evening flight to Shiraz ,O/N Niayesh hotel in Shiraz.


    7/7 : Shiraz city tour ,O/N Niayesh hotel in Shiraz
    8/7 : Persepolis ,Pasargade , O/N in Bazm village(Bavanat area) nothing need to be prepared for sleeping from you.
    9/7 : Nomad visit,excurtion to caravanserai Zeinoddin(400 KM)
    10/7 : yazd city tour O/N Mozafar Hotel in yazd
    11/7 : Meybod, chak chak ,back to yazd,O/N Mozafar Hotel in yazd
    12/7 : Excursion to Isfahan via Naein,O/N Venus Hotel in isfahan
    13/7 : Isfahan city tour,O/N Venus Hotel in isfahan

    14/7 : drive to Kashan via Abyaney,resting in Noghli Hotel in Kashan till midnight,around 23:45 going to Airport IKA (200KM)
    15/7 : 2:00 AM say goodbye to tourguide, 05:50 Flight Back Home

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você terão menos de 1 dia em Tehran sugiro irem no Museu das Jóias (definiticamente) e no Golestan Palace. Caso sobre tempo, podem ir ainda no Museu Nacional e no grande Bazar. Só fiquem atentos com os dias e horários de abertura dos museus. ;-)

      Excluir
  2. valeu! o seu blog está muito interessante...o sistema bancário parece ser interessante, particularmente para quem conhece farsi..devem ter taxas de juros competitivas...abs e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. é o Lucas, que viaja agora no final de junho c a Patricia...comento como anônimo p ser + rápido..quem indicou seu blog foi o Rafeal, em uma ligação que fiz p ele...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails