20 de julho de 2011

Um "pulinho" na China - leituras pré-viagem

Do Irã pode-se ir com vôo direto para muitos países da Ásia.
Para a China, pela China Southern, há um vôo bastante razoável para Pequim, com uma única parada no noroeste chinês, na cidade de Urumki. Entre decolagens e paradas, são aproximadamente 11 horas de viagem (Teerã - Pequim).

Em Urumki já deu para perceber que a comunicação não seria fácil na China. Ninguém falava inglês!
Concluímos que teríamos um intensivo de "imagem e ação" nas duas semanas que nos organizamos para conhecer a grande China.

Abaixo apresento uma pequena lista dos livros que li antes de realizar a minha primeira viagem para a China. Todos estes livros são histórias reais de mulheres que viveram em uma China de décadas atrás e dos tempos atuais. Segue por ordem de minha preferência:

         Cisnes Selvagens – três filhas da China, de JungChang  – fantástico livro que conta a história de 3 gerações de mulheres que viveram antes, durante e após a era Mao Tse Tung. Ótimo para entender também a história deste fascinante país e sua saga pré e pós comunismo.






      LAOWAI, de Sônia Bridi – adorei também este livro e só não está em primeiro colocado, pois trata de uma China atual, moderna e de grandes contrastes. Não há uma abordagem em termos de história antiga que eu precisava aprender, mas é ótimo para entender a China de hoje e seus desafios/barreiras culturais. Chorei e ri com as histórias da autora que também é Catarinense.





         As Boas Mulheres da China, de Xinran – cada capítulo deste livro é a história real de uma mulher na China. É bastante interessante, mas muito muito chocante e triste. Chorei o tempo todo.








         As Garotas da Fábrica, de Leslie T. Chang – a idéia do livro é boa, mas achei mal escrito e superficial. Aborda a vinda de garotas do interior para as grandes cidades, correndo atrás do sonho de conseguir trabalho e juntar dinheiro. Relata sobre as condições de vida nas fábricas, os turnos de trabalho e a solidão de muitas delas que se ¨perdem¨ umas das outras nas linhas de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails