24 de julho de 2011

Contando de 1 a 10 em Chinês com uma mão só



A comunicação na China definitivamente não é fácil. Pequim até que está bem preparada para os estrangeiros, com placas de trânsito e um razoável número de restaurantes com cardápio em inglês. Porém, fora da capital, de Shangai e Hong-Kong, a comunicação é um desafio até mesmo para os mais desinibidos.

Fato curioso que nos chamou a atenção é a linguagem de sinais para os números. Foi bom ter aprendido, pois conseguíamos perguntar que ônibus ou trem pegar apontando para o mapa. Além disso, na negociação de preços também é interessante ter este conhecimento. A linguagem de mãos para números é basicamente a seguinte:

  1. 一 : yī (como no Brasil)
  2. 二 : èr (como no Brasil)
  3. 三 : sān (como no Brasil)
  4. 四 : sì (como no Brasil)
  5. 五 : wǔ (como no Brasil)
  6. 六 : liù (faça um hang-loose)
  7. 七 : qī (junte as pontas dos dedos)
  8. 八 : bā (faça um L com o dedo indicador e o polegar)
  9. 九 : jiǔ (feche a mão e levante o dedo indicador dobrado)
  10. 十 : shí (mão totalmente fechada OU faça um X com os dedos indicadores das 2 mãos OU cruze o dedo indicador com o do meio)

0. 零 : lìng

Este hábito é tão difundido, que encontrei inúmeros vídeos na internet ensinando a contagem.
Vejam que fofo este:

Um comentário:

  1. Greetings from Finland. This, through a blog is a great get to know other countries and their people, nature and culture. Come take a look Teuvo images and blog to tell all your friends that your country flag will stand up to my collection of flag higher. Sincerely, Teuvo Vehkalahti Finland.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails