3 de agosto de 2010

A moda islâmica na prática - como se vestir no Irã

Para preparar a mala é fácil: leve camisetes longas (que cubram o bumbum) e também de mangas longas. Os braços não podem aparecer, mas nada impede que você puxe as mangas um pouco para refrescar. As calças podem ser de todo tipo, inclusive um jeans mais apertado, só não apele para lycras colantes, apesar de vez ou outra também ser encontrada nas áreas mais modernas de Teerã.

Quanto aos sapatos, há de todo o tipo, desde os mais fechados até as sandálias abertas. Disseram-me que saltos altos não são permitidos, mas sempre vejo mulheres usando saltos até em trilhas. Na dúvida não custa usar uns baixinhos, já que as calçadas nem sempre estão em ótimo estado.

Para cobrir a cabeça, leve lenços leves para aguentar o verão Iraniano acima dos 40 graus Celsius. Para o inverno, será ótimo ter uns cachecóis mais espessos para esquentar as orelhas. Lembre-se que no Irã você não precisa tapar toda a cabeça e os cabelos normalmente aparecem na parte da frente. 

Os homens estão "quase" liberados no vestuário: regatas e bermuda não são permitidos na rua.

Para ver mais fotos de mulheres iranianas, acesse: Iran Woman Dress Code

Veja alguns modelitos das locais:



Eu e 4 iranianas de férias em Esfahan. Muitas cores neste grupo.


Grupo de Iranianos que pediu para bater fotos conosco. Os homens gostam muito de baby-looks e calças justas. Nesta foto da esquerda para a direita: iraniana 1, Thomaz (Brasil), Guilherme (Brasil), iraniano 2, Rafael (Brasil), iraniana 3 e iraniano 4.


Como vestir um CHADOR:

Não adianta: se você quiser conhecer os locais mais sagrados do Irã, terá que vestir este pretinho básico! Ou fica de fora. Em Mash'had eu entrei na moda local. Veja o vídeo abaixo:





2 comentários:

  1. Carol, AMEI as fotos! Fico imaginando essa experiência, deve ter sido realmente incrível!
    Fiquei preocupada com aquele banheiro público - se dá um piriri... estamosfu
    Beijos e parabéns pelas fotos, muito profissionais!
    Flavinha

    ResponderExcluir
  2. Os Nazgul já usavam Chador na Terra Média muito antes dos humanos dominarem este plano! E eles eram homens! Então para de reclamar! :-)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails