9 de agosto de 2010

Não conta lá em casa...

Uma "atração" obrigatória no Irã são as casas de chás (teahouse). São locais onde você pode almoçar ou jantar e, lógico, tomar chá. Estas casas são bem famosas no oriente médio, mas particularmente o sabor do chá não tem nada demais: parece um "mate leão" normal. Inclusive, alguns, vinham com etiquetas de marcas européias.

Cházinho e muitos tapetes. Calçados ficam do lado de fora.
Thomaz iniciando o ritual enquanto eu ainda estava no chá.


Já que o chá não é o atrativo definitivo, os ambientes o são. Encontrando uma boa indicação, pode-se passar horas sentado em tapetes persas, apreciando uma boa decoração e quem sabe, fumando um narguile. Uma casa de chá imperdível é a de nome HEZARDASTAN localizada na cidade de Mashhad, curiosamente a mais sagrada do Irã, região de muita peregrinação de fé.

Eu não sou de fumar e nunca fui, mas este ritual comunitário deve ser experimentado pelo menos uma vez e especialmente em um local tão típico. Pode-se escolher o fumo com sabor dos mais diversos: maçã, pêssego, menta. O carvão e a erva ficam no topo da geringonça e a fumaça é filtrada pela água.


Brincando de fazer fumaça... Fácil, fácil. Já dominei! (...)
Será???


Funcionamento do Narguile:


Algumas horas depois...


Ressaca do fumo: enjôo terrível e dor de cabeça. Marinheira de primeira viagem... Só com Dramin e muita água para resolver.

.

2 comentários:

  1. Sai dessa vida Carol.
    (brincadeirinha)

    Fiquei morrendo de vontade de ir numa dessas casas de chá.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. O fumo era "mata leão"? Deve ser algo que faz mal só aos infiéis ocidentais...
    Humm, e deu algum barato, alguma sensação boa?
    Que roubada kkkkk :P

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails