3 de agosto de 2010

A moda islâmica - conceitos

Depois destas férias no Irã, comecei a entender a diferença dos diversos trajes femininos no mundo islâmico. Antes, para mim, era tudo igual: panos pretos cobrindo tudo ou quase tudo.
No Irã, é possível ver quase todo o tipo de vestimenta (dentro dos padrões existentes e aceitáveis), apesar de eu quase não ter visto ninguém de burca.
Vamos aos modelitos:

O HIJAB é o modelo mais "moderninho". Pode ser usado com cores distintas e estampas. É muito comum o uso de lenços quadrados, dobrados ao meio e com as pontas amarradas abaixo do pescoço.








.
O estilo AL-AMIRA é composto de 2 peças: uma mais colante a cabeça, parecendo um capuz, e outra parte mais solta por cima no formato de um tubo. Normalmente a parte colante nas moças jovens é colorida e a parte solta é preta.

O estilo SHAYLA também era chamado no Irã de HIJAB e nada mais é do que um longo lenço retangular colocado sobre a cabeça e com as pontas jogadas sobre os ombros. Este foi o modelo adotado por mim, por ser fácil de adaptação: basta pegar um cachecol (fino) e enrolar na cabeça e pescoço.

.

O KHIMAR é tipo o capuz e normalmente é de cor preta. Parece ser de uso bem prático: tipo "vestir uma camiseta, mas ficar com a cabeça entalada".

Tive o prazer de experimentar um CHADOR nesta viagem. Algumas mesquitas exigem este traje para que as mulheres entrem. Nada mais é que um grande lençol (normalmente preto) cortado no formato de meia lua. Você pega o lençol, cobre-se desde a cabeça até os pés com ele e segura por dentro com as mãos para não abrir. Poderiam inventar uns grampos ou botões para facilitar...

.

Este modelo estilo "sobretudo", JILBAB, deve ser ótimo para o inverno. Não vi muito no calor do verão do Irã.









.
A BURCA  é um dos modelos mais polêmicos. Dentro deste traje você pode ter qualquer "coisa", inclusive o Osama Bin Laden circulando livremente. Por uma pequena tela, o ser existente dentro desta roupa tenta observar o mundo lá fora. Não vi ninguém no Irã com este modelo. Parece que é mais adotado no Afeganistão.

O NIQAB cobre toda a mulher exceto os olhos. Muitas aproveitam
para, do pouco que podem mostrar, colocar bastante maquiagem. Além disso, é hilário ver alguém com estes trajes e óculos escuros! É a própria caricatura do "homem invisível".



Homem Invisível: inspiração para os modelos mais conservadores.
.

Um comentário:

  1. Legal o post...eu sempre tive dúvidas sobre esses trajes. Essa do óculos escuro foi demais!! :D

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails