5 de agosto de 2010

Caravanserai Zein-o-din

A primeira questão a ser esclarecida é o que é um CARAVANSERAI.
Entre 1575 e 1585 o Shah Abbas construiu 999 famosos caravanserais para promover o comércio no Irã. Eram pontos de apoio para os comerciantes poderem se hospedar e se recuperar dos dias de caravanas pelas regiões desérticas da Pérsia. Estas instalações foram construídas nas regiões da Ásia, norte da África e Sudoeste Europeu, especialmente ao longo da rota da seda.
Este número de 999 é bastante curioso não? Afinal por que ele não construiu de uma vez uns 1000 para arredondar? Na verdade ele de fato construiu 1000, mas o número se tornou tão impreciso, parecendo que tinham "arredondado" para maior, que o cara mandou destruir um deles! Marketing é tudo e depois as lojas de 1,99 copiaram a idéia. ;-)


O Caravanserai por fora.

Atualmente estas construções não existem mais para o mesmo propósito, alguns viraram museus, outros destruíram-se com o tempo, e este ZEIN-O-DIN virou hotel! O preço não é o atrativo (48 euros com jantar e café incluso), mas a experiência é única: hospedar-se no meio do deserto, em quartos separados apenas por cortinas, colchões arrumados no chão, ambientes decorados com tapetes persas e uma construção no estilo fortaleza. Os banheiros, apesar de serem compartilhados, estavam impecavelmente limpos e existiam mais opções de privadas no estilo ocidental que no estilo local (de cócoras): provavelmente um indicativo que o hotel é usado essencialmente por turistas europeus. Outra particularidade deste Caravanserai é que ele foi construído no formado arredondado: a maioria normalmente é quadrada.


Tivemos a sorte de nos hospedarmos em uma linda noite de lua cheia...


...que apreciamos no terraço fumando um Narguilé.

Os corredores internos e os quartos separados por cortinas.
O meu era esse com o tênis do lado de fora: dentro só de chinelinho.

 
Veja no vídeo abaixo imagens por fora e por dentro do Caravanserai:


.

2 comentários:

  1. Carol, amei tua viagem!!! Vi um outro lado do Irã que a mídia praticamente não mostra. Beijos Fabi

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails