28 de março de 2015

Completando o tour Comunista! (os últimos 5 países comunistas)


Filosofando comigo mesma...


Recentemente me dei conta que conheci todos os países com governos comunistas (ainda vigentes no século XXI). A lista era grande durante a guerra fria, mas hoje são apenas 5 e confesso que todos diferenciam-se muito entre si numa escala pessoal de "adoraria morar aqui" até "se morar aqui certamente precisarei de anti-depressivos".

A importância de viajar, especialmente para países tão "diferentes", é que você com suas experiências sem depender do que a mídia apresenta, ou do que seus amigos de direita ou de esquerda falam sem terem ido a estes lugares. De longe, se você quiser ver só a beleza dos sistemas, assim você verá; bem como se procurar pelo fracasso destes governos, muitos argumentos terá.

Por isso, eu viajo procurando o bom e o ruim, esperando encontrar os dois para voltar com dúvidas. Acredito que as dúvidas são importantes para evoluirmos na tolerância e no diálogo dos diferentes. Certezas são o caminho para a discórdia e provavelmente das guerras...

Estes são os países comunistas do século XXI, de muitas polêmicas e debates políticos:
  • China
  • Coréia do Norte
  • Cuba
  • Laos
  • Vietnã

O comunismo na Coréia do Norte é "melhor": além da foice e do martelo, eles tem o pincel (inclusão dos intelectuais).



2 comentários:

  1. "Acredito que as dúvidas são importantes para evoluirmos na tolerância e no diálogo dos diferentes. Certezas são o caminho para a discórdia"

    Gostei!!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Foi uma inspiração após assistir vários discursos políticos de intolerância da TV, com "certezas" apresentadas por pessoas que nunca viajaram, e que querem iniciar guerras sem conhecer nada. :-)

      Excluir

Related Posts with Thumbnails