13 de abril de 2013

Mais dicas de viagem para o Irã


Para programar sua viagem no Irã, comer bem em Teerã e fazer suas últimas compras na Pérsia (caso não faça em Esfahan), seguem minhas dicas aos viajantes.



Agências de Viagem:

Contratando pacotes de agências que estejam fora do Irã, você pagará uma fortuna. O Irã não é um país caro e o melhor é contratar diretamente uma agência iraniana.
Veja abaixo algumas opções de agências que possuem o site em inglês.

Abgin Tours
Cyrus Sahra
Iran Persia Tour 
Trip to Persia
Matin Abad Desert Camp - turismo alternativo no deserto entre Kashan e Esfahan.
Vatan Caravan - turismo alternativo no deserto da região de Kerman.




Restaurantes em Teerã:

Teerã oferece uma diversidade imensa de restaurantes. No entanto é bastante comum que viajantes de passagem tenham a impressão que as opções são poucas e sempre as mesmas. Iranianos, quando perguntados sobre os melhores restaurantes, tendem a sempre indicar lugares que servem kebabs (eles adoram!). Depois de um tempo no Irã, o que menos o turista quer ver é o "churrasquinho de gato"/ kebab com uma montanha de arroz, acompanhado de 1 tomate assado e picles (prato básico servido em 90% dos restaurantes iranianos). Para que você não passe por esta frustração, recomendo abaixo meus restaurantes iranianos preferidos que servem muito mais que kebabs. Listo-os em ordem de minha preferência:

GILAC - restaurante com culinária típica da região do Cáspio (norte do Irã). Não deixe de pedir o combinado de entradas que é o melhor do local.
Endereço: Kordestan Highway (between Hakim St. and Zayandeh Rud St. - entrance in both streets), Parc des Princes Residence, 15
Tel: +98 21 8803 0404

DIVAN Modern Persian Cuisine - um dos restaurantes mais chiques da cidade. O ambiente é bem decorado, com quadros de artistas famosos. É difícil conseguir uma mesa sem reserva prévia.
Endereço: Elahieh, Fayazi Blvd (Fereshteh), Sam Center Shopping Mall, 7th Floor.
Tel: +98 21 2265 3853

Gol-e Rezaiyeh Restaurant - Por fora você nem entraria no pequeno restaurante, mas o ambiente dentro oferece um ar de "pub londrino" com fotos de diversos cantores internacionais e jazz na vitrola. Não deixe de experimentar o iogurte com pepino, ervas e uva passas como entrada. Todo dia há um tipo diferente de cozido e são estes pratos que valem a pena pedir!
Endereço: 30 (Si-e) Tir St., just below Jomhouri Junction, opposite the Glass and Ceramics Museum

TAHDIG - o nome do restaurante identifica o prato principal da casa: uma espécie de "bolo de arroz", que pode variar do simples e puro arroz, a sofisticados recheios de beringela, iogurte, etc. De entrada recomendo: mirza ghasemi, kashk-e bademjam e baghali ghatogh, todos pratos vegetarianos. E de "bolo de arroz" o Loobia Polo (carne com vagem) e o Gusht-e Bademjam (carne com beringela).
Endereço: Vali Asr, Near Parkway Intersection, between Offogh and Mohri streets, Iran Passage, First Floor
Tel: +98 21 2203 8055
OBS: cardápio apenas em persa!


GILANE - restaurante com culinária típica da região do Cáspio (norte do Irã). Meu prato preferido é o pato ao molho de romã. As entradas também são ótimas!
Endereço: Mediterranean Passaszh (Mall), Saba Boulevard, Africa (Jordan) Avenue
Tel: +98 21 2204 1434, 2204 0324

AZARI TRADITIONAL TEAHOUSE - casa tradicional no sul de Teerã que serve apenas 3 pratos: Kashk-e bademjam, jojeh kebab (churrasquinho de frango) e Dizi. Este último prato requer técnicas especiais de preparo na mesa antes de comer: peça ao garçom ajuda.
Endereço: opposite Bookcity, the beginning of Vali-Asr Street, Rahahan Sq.
Tel: (+98 21) 5539 0710 - 11, 5537 3665

HANI - grande buffet de comidas iranianas. O arroz com uma espécie de cerejas é ótimo! 
Tel: +98 21 8893 2020



Querendo também opções internacionais, acesse o guia: Gumboo Guide!

Gol-e Rezaiyeh Restaurant



Lojas de artesanato em Teerã:

Dusto-e - Dois andares de loja fazem deste local um dos maiores para as últimas compras de artesanato na capital. Os preços são tabelados e as cerâmicas pintadas a mão são particularmente muito baratas.
Endereço: corner Vali-Asr Ave. and Sayeh Street (in front of Park-e Mellat)
Tel: +98 21 2205 0071

Iran Handicrafts Center - loja do governo, com preços "quase" tabelados. No final das compras, peça um "tarfif" (desconto), que pode variar em torno de 10%.
Endereço: no. 226, Ostad Nejatollahi Ave.
Tel: +98 21 8891 2002-3

Jomeh Bazar - se você estiver a toa numa sexta-feira, passe no "bazar da sexta-feira" que acontece somente neste dia da semana em um estacionamento de vários andares no centro de Teerã. É uma feira de pulgas/ antiguidades que no mínimo vale para ver os locais negociando e comprando de tudo. Chegue cedo, pois depois das 11 horas da manhã o local fica realmente movimentado. A entrada é uma rampa de estacionamento. Não há placas, mas você vai notar o movimento.
Endereço: Jomhuri-ye Eslami Ave. (near Ferdowsi St.)




Caroline's Google Maps - todos os lugares que gosto em Teerã plotados em mapa (inclusive os restaurantes citados nesta postagem).





Visualizar Tehran (Teerã) em um mapa maior



Veja também outras dicas em: Turismo no Irã - dicas


17 comentários:

  1. Oi Caroline, obrigada mais uma vez pelas excelentes dicas.
    Abraço,
    Marly

    ResponderExcluir
  2. Olá Caroline, excelente blog. Estou planejando minha viagem ao Irã em agosto de 2014...você viajou sozinha/independente, ou por agência? Abs...Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu viajo pelo Irã sempre com uma agência local (do Irã), no mínimo para pelo menos marcar vôos e hotéis que você não consegue comprar on-line devido às sanções econômicas ao país. Você acerta tudo por email e paga só em solo Persa.
      Mas Carlos, tente evitar os meses quentes para vir ao Irã! Julho e Agosto são os piores meses!
      Abraço.

      Excluir
  3. Muito obrigado caroline, pois graças as suas dicas finalmente vou viajar no dia 26
    de outubro ao irã, e tambem as informações do correspondente da folha de são paulo
    no irã.

    ResponderExcluir
  4. CAROLINA,conforme lhe disse no dia l6, vou viajar aqui de portugal com um grupo de l8 pessoas que falam portugues. Então gostaria que voce me escrevesse com
    de diz em farsi. BOM DIA, BOA NOITE, TCHAU, EU SOU BRASILEIRO, EU ESTOU PERDIDO, PODE ME AJUDAR, ESTA CARO, DESCONTO.OBRIGADO
    CAROL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está anotado o pedido, mas não poderei atendê-lo antes de sua viagem, pois eu também não falo farsi. Terei que fazer uma pesquisa mais longa em livros para poder publicar sobre este assunto.

      Excluir
    2. Pessoal vou para o Iran em 15 dias. Alguem pode me enviar nome de agencia ou hotel para que eu possa tentar um contato. Meu email juliuscastro1@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Caro Julius
      Estas informações estão no link: http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html?m=1

      Excluir
  5. olá Caroline,
    valeu pelas dicas. Queria conhecer o Irã, mas só dá para ir em junho, e em 2014 o Ramadã começa dia 28/06. Quais são as implicações do Ramadã para o turismo? tudo funciona normalmente? podemos entrar nas mesquitas? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembre-se que a partir de junho o calor já é bem grande. Junho, julho e agosto são os meses a se evitar se não quiser derreter debaixo do véu.
      Durante o Ramadã, todos os restaurantes fecham durante o dia. Só voltam a abrir quando o sol se põe. Apenas os restaurantes de alguns hotéis funcionam. Veja detalhes na postagem:
      http://www.coordenadaxy.com/2012/08/ramadan-o-mes-do-jejum-para-o-isla.html

      Excluir
  6. Oi Caroline! Eu vou para o Irã em outubro (dia 20 de outubro a 08 de novembro). Conversei com a Emilia (A turista acidental, blog) e ela me recomendou usar túnicas, que até já comprei aqui de algodão. Mas pelo que vi no Wheather faz uns 16ºC a 9ºC, será que dá para usar? Ela me falou dos mantôs, que se compram no Irã muito baratos, tenho um casaco 7/8, mas será que não precisa mais blusa de lã por baixo? Qual sua recomendação para mim? Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scheilla
      Pode fazer mais frio do que os 9 graus que vc menciona. Depende do inverno. Tem variado bastante. Eu já peguei neve no mês de novembro em Teerã e as blusas de lã foram fundamentais! As túnicas poderão ser úteis para os ambientes internos (restaurantes), pois os iranianos abusam da calefação. Aí você tira o sobre-tudo e está adequada também por baixo.
      Beijo.

      Excluir
  7. Oi Carol! Eu gostaria de saber o nome do restaurante que almoçamos em Tehran no final do ano passado e tb daquela confeitaria que fomos depois onde fiz um desenho para pregar no mural... Lembra-se lindona? Obrigadinha! Ahhh! E se possível o nome do restaurante localizado ao lado do que fomos onde vc disse que tinha um prato magnífico (com um nome estranho rsrsrs), se eu não estiver enganada tem a ver com costelinhas... Será?
    Obrigada!! Beijinhos! Karla
    P.S.: E os EUA?!? Tem preferido estar aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla
      O restaurante que fomos é o Gilane (endereço nesta mesma postagem).
      O outro restaurante que serve um delicioso Shishlik (costelas de carneiro) é o

      Shandiz Restaurant
      27, Saba Blv, Jordan (Africa) Ave.
      Tel: 2204 3755

      A confeitaria eu não lembro o nome. Não era das mais famosas de Teerã. Só fui lá aquela vez mesmo.
      Beijo.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails