20 de abril de 2013

Guerra de sorvetes entre Irã e EUA



Por mais de um mês, observei com curiosidade os cartazes nas auto-estradas de Teerã com um "sorvetão" do tamanho do mundo estampado. Esclareceu-me um iraniano que a propaganda ia muito além de promover uma das marcas de sorvetes no Irã: era o anúncio da grande inauguração/ distribuição do maior sorvete do mundo!

Pelas grandes avenidas, o cartaz com o sorvetão são frequentes.

Sorvetão de chocolate em zoom.


Assim, conforme o anúncio, no último dia 1 de abril, na estação de esqui Tochal (Teerã), o grande sorvetão foi apresentado e distribuído ao público. O pote de sorvete de chocolate de 5 toneladas teria então vencido o último record mundial que pertence a marca americana Baskin-Robbins. Esta, fez em 2005 um sorvetão de baunilha de aproximadamente 4 toneladas. No entanto, a Guinness World Record ainda não confirmou o novo record.

Iranianos se espremem ao redor do grande pote de sorvete para receber o seu quinhão.

O sabor de chocolate não é o orgulho nacional. Iranianos gostam e se orgulham dos sorvetes de açafrão! Não é um sabor que eu aprecio, já que para mim o tempero tem relação com comidas salgadas. No entanto, para deixar um iraniano feliz, sirva sorvete de açafrão (bem amarelo!), podendo ainda ter pistaches em pedaços na iguaria.

A história conta que a invenção do sorvete ocorreu na antiga Pérsia com o advento das casas de gelo que proporcionavam comidas e refrescos gelados em pleno verão. Passados alguns milhares de anos, a sobremesa é uma das mais consumidas no Irã. A média é de 1,5 quilos de sorvete (bastani, em farsi) por ano para cada iraniano. Em sorveterias, é difícil conseguir comprar uma bola: o padrão são 2 ou 3 no mínimo com um custo menor que 1 dólar.

Iraniana segura com uma mão o chador e com outra o sorvete. 



Marcas famosas de sorvete no Irã:

Choopan Ice Cream
Kalleh Ice Cream
Mihan Dairy & Ice Cream
Domino Ice Cream
Daity Ice Cream

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails