27 de outubro de 2012

Yazd


Placa de trânsito nos arredores de Yazd.
Yazd é talvez a cidade que mais caracteriza a imaginação dos que acham que os iranianos vivem ainda de forma primitiva, ou no mínimo, de forma exótica.
Nos arredores, com um pouco de sorte, é possível ver grupos de camelos sendo conduzidos por seus guardiões. Para os que não tiverem esta sorte e ainda assim quiserem um contato com o animal que mais simboliza a vida no deserto, é fácil conseguir um passeio turístico no lombo deste simpático animal. Mesmo para os iranianos, isso é uma grande atração turística, já que nas grandes cidades como Teerã, Esfahan e Shiraz, camelos só fazem parte da história antiga ou dos pratos de kebabs.

Há muitas atrações em Yazd, das quais eu destaco:

Cidade Antiga: uma das cidades mais antigas do mundo segundo a UNESCO (estima-se 7000 anos), é linda e misteriosa, com labirintos formados pelas casas de muros altos que protegem a privacidade das famílias (há cerca de 2000 casas da época Qajar). Estas casas escondem jardins internos lindos, com chafarizes e fachadas com arcos persas que levam aos quartos. Quando Marco Polo passou pela cidade no século 13, descreveu Yazd como "uma fina e esplêndida cidade e um grande centro comercial".

Torre do Silêncio: "cemitério" usado até 60 anos atrás pelos seguidores da religião Zoroastra. Os corpos eram deixados no topo da montanha para que os abutres comerem a carne. Os ossos posteriormente eram jogados no buraco central do topo da montanha e um ácido era jogado para terminar com os vestígios. Os Zoroastras acreditam que a putrefação dos corpos é prejudicial para o solo e para o lençol freático (o que de fato é verdade!), e por isso faziam este ritual que hoje é proibido.

Templo do fogo: Ateshkadeh (templo Zoroastra): uma linda casa para as celebrações zoroastras, onde há um fogo que dizem estar queimando desde o ano 470 D.C. A história de como teriam passado as gerações para manter o fogo é sensacional e há sempre um "guardião" do fogo responsável por colocar "lenha na fogueira".

Chak Chak: há mais ou menos 72 km de Yazd fica este importante local de perigrinação zoroastra. Trata-se de uma pequena caverna no alto de uma montanha (é preciso estar disposto a subi-la a pé) onde há uma goteira saindo por entre as rochas (o som dos pingos dá o nome do local: chak chak). Há uma lenda que durante a invasão árabe no ano de 637 D.C., uma importante princesa de nome Nikbanuh (seguidora do Zoroastrismo) escondeu-se neste local e "desapareceu" milagrosamente por entre as rochas da caverna. Fora as lendas, a montanha em si é bonita e proporciona uma linda vista para o vale desértico.

Kharanaq: Considerado um dos sítios/ cidades mais antigos do mundo. Acredita-se que a região foi ocupada há mais de 4000 anos e que as construções que hoje permanecem devem ter pelo menos 1000 anos. No local, há um minarete que balança: com sorte você poderá subir até o topo para balançá-lo (um guardião abre a porta do local mediante uma pequena contribuição). Infelizmente pouca restauração está sendo feita em Kharanaq e os poucos turistas que por lá aparecem, nem sempre demonstram respeito e cuidado com as construções. Caso nada seja feito em curto prazo, é certo que este patrimônio em breve não existirá, pois as casas, feitas de barro, não resistirão ao tempo e ao vandalismo.

Caso de pombos: Construída para proteger (dos predadores naturais) e centralizar milhares de pombos, este local tinha como utilidade a coleta das fezes para a fertilização das lavouras. Hoje as entradas para os seres voadores (no topo da torre) foi bloqueada com telas e o local está "limpo" para a visita dos turistas.

Casa de gelo: fantástica invenção dos antigos persas para terem refrescos no escaldante verão da região. Na parte de fora da casa de gelo, há pequenas "piscinas", rasas e retangulares, para a formação de blocos de gelo durante o inverno. Os blocos eram então levados para dentro da casa de gelo, que em seu interior possui um grande buraco côncavo (o teto é de mesmo formato). Após todo o buraco estar preenchido com os blocos, cobria-se o grande tesouro de gelo com feno e selava-se a casa. No verão, finalmente a casa era reaberta para prover gelo para a comunidade.

As atrações não param por aqui e naturalmente há ainda muitas mesquitas, casas antigas e caravanserais a serem visitados. Definitivamente uma cidade encantadora e única no Irã e na história das civilizações.

KHARANAQ - acredita-se ser uma das cidades mais antigas do mundo. Hoje ela não é mais habitada.


MEYBOD fica a 52 km de Yazd. É onde se visita a casa de gelo, casa dos pombos, caravanserais e o castelo Narein do período Sassanida (a foto é do topo do castelo).


Perder-se nos labirintos de Yazd é uma das atrações da cidade!

Casa para fazer gelo

Torre do Silêncio

Torre do silêncio - buraco central no topo da montanha. Os corpos eram espalhados circularmente: no circulo exterior os homens, depois as mulheres e finalmente no círculo interior as crianças.

Fogo eterno dos Zoroastras



Casa de pombos.

Portas de Yazd. O som da batida do trinco da esquerda avisa que um homem está chegando. O da direita (circular), uma mulher.

3 comentários:

  1. Como de costume, excelente post!
    Seu blog ajudou em muito a gente a elaborar todos os preparativos desta viagem que se inicia amanhã para este belo e fascinante país. Infelizmente, é um destino pouco procurado por brasileiros e seu blog ajuda a desmistificar todos os estereótipos negativos que cercam o Irã. Parabéns!
    Luis Gustavo e Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luis Gustavo
      Espero que a viagem de vocês tenha sido muito especial, como tem sido para diversos amigos e leitores deste blog.
      Abraço,
      Caroline

      Excluir
  2. Nossa Carol, Yazd e kharanaq eu estive e é realmente maravilhoso !! saudades do Irã, lendo seu blog vejo q tenho q voltar muitas e muitas vezes ao Irão ainda ! ABS

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails