13 de outubro de 2012

Salões de Beleza no Irã


Com tantas mulheres maquiadas, com cabelos pintados e unhas vermelhas, perguntava-me de início onde estas iranianas faziam estes serviços. Seriam tias que tinham dotes especiais? Ou faziam elas mesmos?

A pergunta não é estranha para um país com pessoas que não sabem me responder ao certo se salões de beleza são ou não são autorizados. Na dúvida, salões de beleza em Teerã operam em grande parte na clandestinidade. Pouquíssimos colocam placas de propaganda, tentando assim evitar confusão com a polícia de costumes.

Morando mais tempo no Irã e conhecendo amigas locais, um novo universo abriu-se: há muito salões de beleza em Teerã e alguns são um show a parte! A estrutura e atendimento é feito para você passar o dia neles. Há jardins internos, restaurante e para cada serviço um atendimento personalizado. Aquela cena de você estar fazendo o cabelo e ter uma pedicure e uma manicure grudadas em você simultaneamente não existe. Para cada serviço, um horário específico, regado a muito chá (cortesia da casa) e fofocas.

Quando fui a primeira vez em um dos grandes salões de beleza perto de casa, estranhei quando o taxista parou em frente a uma casa feia, quase sem janelas e aparentemente abandonada. Confirmando o endereço, desci e toquei a campainha que também possuía uma câmera anexo. A porta então se abriu e uma senhora loiríssima veio me receber com um inglês bem americano. Era mais uma das muitas iranianas com green card, que vive a vida metade no Irã (ganhando o seu dinheiro) e outra nos EUA (gastando o dinheiro). Ela então me levou para fazer um tour nos 2 andares do salão. No primeiro andar: recepção, cafeteria, manicure e cabeleireiro. Já no segundo andar: massagem e depilação. Os produtos? Todos franceses! E os preços também (manicure e pedicure por quase 50 dólares)!

Após frequentar este e outros salões descubro curiosidades sobre as iranianas e novas diferenças culturais.
Por exemplo, elas gostam de deixar as unhas dos pés compridas! Para não ter que discutir com a pedicure todas as vezes, passei a cortar minhas unhas antes de ir ao salão. Outra diferença é a depilação: iranianas depilam TUDO! Tudo mesmo! Até os mais simples pelinhos nos braços! Descobri mais tarde que a orientação está na própria religião, onde há a orientação para que mulheres, depois de casadas, depilem-se a cada 20 dias e homens (sim! Eles também!) a cada 40 dias. Claro que ninguém lembra a orientação religiosa na prática da depilação: virou costume.

Tatuagens são muito usadas para obterem um visual 100% maquiadas dia e noite. Iranianas gostam de tatuar sobrancelhas, contorno dos olhos e da boca. Algumas ficam bastante estranhas, pelo exagero misturado a plásticas e botóx (muito popular na república islâmica).

Para fazer as sobrancelha a técnica é sempre a de linha, muito comum no oriente médio. A habilidade e rapidez delas neste serviço impressiona. No Brasil é uma técnica caríssima, mas no Irã por 1 ou 2 reais você já paga a depilação do buço. Iranianas também gostam da sobrancelha mais curta nas extremidades, e se possível tiram toda a parte que começa a declinar nas laterais. As mais exageradas, repintam a parte que declinava, mas em um ângulo que levante ainda mais a linha da sobrancelha. O resultado é uma expressão facial mais má, como se estivessem sempre com o semblante contrariado.

Luzes e louros são a moda das que querem parecer modernas. Tive problemas sérios para convencer a cabeleireira a fazer luzes discretas, pois a moda local é aparecer: ninguém deve ter dúvidas que você pintou os cabelos e quanto mais dourado melhor.



Porta de acesso ao Salão de Beleza.


Fachada feia, mas por dentro, moderno e limpo





2 comentários:

  1. Caroline, pelo amor ao Santo das unhas..... kkkkkkk Me passa o endereço deste e dos salões que você gostou... Mas e as unhas? Elas capricham? Pois nas que tentei, não tiraram a cutícula direito e nem limparam a unha direitinho. rsrsrsrsr Nem em Teerã e nem em Istanbul! Sofri! Ah como sofri! rsrsrsr
    Grande abraço!
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, serviço como o do Brasil, esqueça! Nossas manicures são as melhores do mundo. Mas há salões em Teerã que fazem um serviço razoável. Passo o endereço depois por email. Preciso "proteger" o sigilo destes salões. ;-)

      Excluir

Related Posts with Thumbnails