8 de setembro de 2012

Culinária Persa - um caso particular...


Dentre as especialidades da culinária persa, apresento um particular caso: o Kale Pache.
Kale Pache significa literalmente: cabeça e pés. Este é um dos pratos mais populares e é servido entre 3 da manhã até o horário de almoço. (não, eu não errei o horário)

Para este período do dia, só consigo imaginar ingerir comidas leves como frutas, torradas com geléia e talvez um omelete, mas no Irã isso é facilmente substituído por pés e cabeça de ovelha cozidos com todas as gorduras que se tem direito. Um prato que te dá energia para passar o resto do dia em jejum (popular especialmente durante o mês de Ramadã).

Todas as partes da cabeça são aproveitadas! Cérebro, olhos, bochecha, língua. Nada é desperdiçado e eles ainda fazem uma sopinha de entrada com a água do cozido. Tudo isso temperado com limão e acompanhado de pão e muito chá.

Ficou com água na boca? Agora imagina o cheiro do ambiente!!!
Quando fui acompanhar amigos neste tour gastronômico em plena 7 horas da manhã fiquei só na coca-cola, tentando não passar mal com meus outros sentidos (olfato e visão).


O cozinheiro e seus caldeirões de cabeças e pés. A sopa é tirada deli mesmo (caldo amarelo).

Cabeças de ovelha prontas para serem servidas. O cozinheiro separa cada pedaço desejado para os clientes.

A sopinha é servida de entrada. Aqui um destaque para um pedacinho de cérebro que veio de brinde. Yammi!

O prato pode chegar assim na mesa. Aqui tem um pouquinho de tudo (inclusive uma pata), mas você pode especificar a parte que deseja. Dizem que a melhor parte é a língua e a bochecha. Diliiiiciaaaaaaaaaaa

Só quem já "viu" sabe que parte é esta: olhosssssss. Eles são abertos e ficam assim.

Uma das casas tradicionais para se comer Kale Pache na avenida Vali-e-Asr.
Simpáticas ovelhinhas saltitantes são desenhadas na porta de entrada.

2 comentários:

  1. Por isso é que esse povo é durão... Viu só Carol, comer frango e batata doce nos lanches da manhã e da tarde não é tão estranho assim, afinal!! Hahaha ;) Bjo!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que imagens fortes, Mehdi ia me levar pra comer isso, disse que eh uma delicia. Ainda bem que num deu certo, tenho um paladar muito aberto a novidades, mas num sei se encararia!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails