29 de junho de 2012

Steve Jobs no Irã


Uma notícia da última semana envolveu o Irã e a Apple em uma grande polêmica. Ao que parece, uma loja Apple dos Estados Unidos recusou-se de vender um IPad para Sahar Sabet, uma mulher de 19 anos de origem iraniana, mas com cidadania americana. O vendedor da loja "descobriu" sua origem ao ouvi-la falar em farsi. Alegando ser política da empresa, o vendedor recusou a venda.

Racismo, desinformação ou hipocrisia?

Para ter acesso a diversas notícias sobre o assunto, basta "googlear" na internet as palavras chaves: apple, iraniana, etc (em português ou inglês) e em diversos sites o assunto estará em destaque.

Armado todo este circo, questiono:
1 - por que entre os idiomas de possível escolha para o iPhone, não encontramos a língua e o teclado farsi/ persa como uma das opções?
2 - por que no Irã não consigo acessar o App Store, mas simulando estar em outro país através de uma VPN tenho como baixar diversos aplicativos "iranianos", como agenda persa, tradutor, radio em farsi, poemas persas, guias turísticos e até a constituição do Irã?!
3 - sendo verdadeiramente um política "anti-Irã" (negado pela Apple, mas constante em seu site - ver figura abaixo), como pode o iPhone ser o modelo mais popular de celular no Irã?
4 - Qualquer pessoa bem informada sobre o que vem ocorrendo no Irã sabe que todos os mais recentes movimentos de protestos contra o atual governo foram organizados através de SMS e internet. Não seria um contrassenso impedir a venda de aparelhos Apple para cidadãos iranianos, sendo justamente de interesse americano que os jovens se comuniquem e se articulem contra o governo deles?

Página da Apple com política anti-Irã e demais países da "lista negra".


Bibliografia do Steve Jobs em Farsi
Lojas oficiais da Apple são inexistentes no Irã, mas seus produtos são comercializados em tamanha escala, no país Persa, que impressiona. Qualquer shopping e grande avenida têm iPhones, iPads, i-blablabla, dos modelos antigos aos mais recentes sendo comercializados com preços similares aos praticados nos Estados Unidos! Todos desbloqueados e acessíveis sem fila de espera ou plano de celular vinculado. Milagrosamente estes milhares de produtos aparecem no mercado iraniano com cara de contrabando, mas possivelmente chegam aqui com a conivência da Apple. Assim como diversas outras marcas internacionais, oficialmente elas não estão presentes no Irã, mas na prática não querem perder um mercado de 75 milhões de pessoas, com 70% abaixo dos 30 anos.


Aconteceu conosco:

Na semana passada, a tela do iPhone do Rafael quebrou em uma queda. Seria um problema para trocar se estivéssemos no Brasil. Em Teerã, em poucas horas, você consegue uma tela novinha em folha por 150 dólares em uma das diversas "Apple Clinic" existentes. ;-)

Concluindo:

Minha opinião quanto à pergunta do início desta postagem é que todo este blá blá blá é uma grande hipocrisia comercial. A Apple finge que não está no Irã e que faz sanções contra o "país do mal", mas tem aqui um dos maiores mercados consumidores e crescentes do mundo. O pobre vendedor da loja americana que agiu seguindo a política apenas "de papel" da Apple, mal sabe que não há risco algum de vender um exemplar para uma cidadã americana de origem iraniana. Não faz sentido algum imaginar que um iraniano nos Estados Unidos enviaria um iPad com interesses "obscuros" para um país "do mal" já dominado pela marca Apple.

Apple Clinic onde trocamos a tela do iPhone.

Shopping Paytakht Computer Complex:
vários andares com lojas vendendo computadores, câmeras e celulares.

Uma das centenas de "lojas Apple" de Teerã.

Corredores de um dos maiores shoppings de eletrônicos e celulares de Teerã:
o Iran Mobile Market.

Uma das dezenas de reportagens veiculadas na televisão:



Iranianos e simpatizantes fizeram protestos em loja Apple da 5a avenida em Nova Iorque no último dia 21/06:




Um comentário:

  1. Oi Carol! Saudades de voces... Procurei e achei esse artigo aqui que achei bom também, dá uma olhada:
    http://www.imore.com/2012/06/20/iranian-americans-denied-sale-apple-goods-due-export-policy/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails