8 de março de 2012

Turismo no Irã - dicas


Apesar de não ser um destino recomendado para os exigentes do conforto e dos destinos mais tradicionais como Europa e Estados Unidos, o Irã é um país com atrações únicas especialmente para os que gostam de história e de cultura diversificada.
Dentre as principais atrações encontram-se as cidades de Esfahan, Shiraz (de onde se vai para Persépolis) e Yazd. Há outras regiões não tão famosas para os turistas estrangeiros, mas de grande movimentação para o tursimo interno: Hamadan, Kish (ilha localizada no Golfo Pérsico), Mashhad, Tabriz e a costa do mar Cáspio com diversas cidadezinhas entre o mar e as montanhas.

Abaixo deixo algumas dicas para vir ao Irã:

Companhia aérea: várias empresas operam de São Paulo a Teerã. A passagem mais rápida, e normalmente mais barata, é pela Turkish Airlines, com vôos 4 vezes por semana e parada em Istambul. Há também vôos pela Qatar, Emirates, Luftansa, etc.

Roteiro: vai depender de quanto tempo você têm. Sugiro um mínimo de 7 dias para conhecer apenas a capital, Esfahan e Persépolis, com uma certa correria. De 10 a 14 dias é o ideal, podendo fazer um circuito triangular pelas principais cidades (Esfahan, Shiraz e Yazd), além da capital. Uma segunda sugestão é contratar diretamente uma das únicas empresas do Brasil que faz pacotes para a Pérsia com guia brasileiro: a Venturas.

Melhor época do ano: abril, maio, setembro, outubro. Tenha em mente que no verão é muito seco e quente (chegando aos 40 graus Celsius) e no inverno é muito frio (de -5 a 5 graus Celsius). Traga muito hidratante, protetor solar e protetor labial.

Fonte: BBC


Dinheiro: leve dólares! Cartões de crédito não funcionam no país, mas é possível comprar tapetes em lojas que possuem contatos em Dubai. O número do seu cartão é passado por telefone para o "primo" do lojista no outro país e ainda te cobram 5% sobre o valor da mercadoria. Qualquer outro tipo de estabelecimento NÃO ACEITA CARTÃO QUE NÃO SEJA DO IRÃ!!! E não há possibilidade de saque em caixas eletrônicos, nem envio de dinheiro via empresas como Western Union.

Câmbio: com a atual dificuldade de entrada de moeda estrangeira no Irã, para troca de dólar existe a cotação oficial dos bancos locais (sempre a pior) e a do mercado negro/ black market (muito melhor). Troque o mínimo possível no aeroporto e depois vá em casas de câmbio. A rua principal com casas de câmbio é a Ferdosi - no extremo norte desta (rua onde fica o museu das jóias, bem no centro), mas é possível encontrar algumas lojas espalhadas pela cidade. Informe-se com os locais. Depois nas compras, peça sempre os preços em RIALS, para que não te ofereçam a conversão na cotação oficial, pois neste caso você estará perdendo muito dinheiro.

Traga mala extra ou mala grande com espaço sobrando! Sério! Tapetes Persas são melhores e mais baratos que os da Turquia (para os que depois passarão por Istambul). Tipos de compras possíveis no Irã: tapetes, toalhas de mesa, machetarias, caixinhas pintadas a mão feitas de osso de camelo, cerâmicas, tabuleiros de xadrez, pistaches, tâmaras, damascos e figos (brancos e roxos) desidratados.

Preço dos tapetes: o mais simples e pequeno em torno de 100 dólares. Tapetes médios de lã de carneiro ou camelo (sem seda): em torno de 300 a 500 dólares. Tapetes médios de seda: a partir de 1200 dólares. Tapetes de seda "dupla face" (dois lados com desenhos diferentes): acima de 3000 dólares.

Livro guia de Viagem: Somente em inglês pelas editoras Lonely Planet e Bradt.

Hotéis sugeridos:

  • Tehran: 
    1. Sepehr Apartment Hotel
    2. Esteghlal Hotel (antigo Hilton)
    3. Homa Hotel - franquia com hotéis em  4 cidades do Irã.

  • Kashan:
    1. Manouchehri House - antiga casa tradicional e muito bem restaurada. O restaurante é excelente e vale a visita!
  • Esfahan: 
    1. Abbasi  Hotel - antigo abrigo da rota da seda transformado em hotel. Um dos hotéis mais caros do Irã.
    2. Esfahan Traditional Hotel - Tradicional e estiloso, só é complicado achar o hotel já que fica em um das ruelas do enorme bazar de Esfahan.
    3. Safir Hotel
  • Yazd: 
    1. Carvanserai Zein-o-Din - antigo abrigo da rota da seda restaurado e localizado no meio do deserto. Um pouco longe da cidade (1 hora de carro). Telefone: +98 351 824 3338 - zeinodin2003@yahoo.com
    2. Silkroad - estilo albergue, mas quartos não são coletivos. Banheiro individual. Ótima opção para mochileiros.
    3. Moshir-al-Mamalek Hotel Garden
    4. DAD International Hotel
    5. Laleh Hotel
  • Shiraz:

    1. Homa Hotel - franquia com hotéis em  4 cidades do Irã. 
    2. Niayesh hotel - mais tradicional, boa comida, mas com chuveiro no meio do banheiro (sem cortina ou box).
    3. Pars Hotel - não cheguei a ir neste hotel, mas é uma opção sem muito tradicionalismo.
    4. Persepolis Hotel
    5. Eram Hotel
    6. Arg Hotel

Agência de Viagens: há várias no Irã, mas sugiro 2 contatos que tenho usado.
  • Agência Mahoor Gasht Agency (Iran Persia Tour). Fale com Mohsen, que é um dos guias recomendados pelo livro guia Lonely Planet. Fazendo o pacote nesta agência, eles também providenciam a liberação de vistos (eles fazem a burocracia no Irã e te enviam o número do visto pronto com instruções, bastando enviar depois o passaporte para Brasília para finalização). E-mail: info@iranpersiatour.com
  • Agência Pardis Gasht. Fale com Amir. E-mail: travel@pardisgasht.com
No Brasil só conheço uma agência que faz pacotes fechados e oferece guia em português para grupos com 6 ou mais turistas:

Visto: Sobre o visto, o melhor é ligar para embaixada do Irã em Brasília, após obter dados mais precisos no site: http://irembassybr.com/.
Horário de atendimento pela seção consular: das 10:00 às 13:00, nos dias úteis, exceto os feriados oficiais da embaixadaTELEFONES:   (061) 3242-5733, (061)3242-5124, (061)3242-5915
A SEÇÃO CONSULAR ATENDERÁ SOMENTE AOS PEDIDOS DE SERVIÇOS FEITOS PELO EMAIL.
consular@irembassybr.com


Ligações telefônicas Irã - Brasil: as tarifas são bem pequenas. Mesmo com um telefone pré-pago você fala por um tempão com pouco dinheiro. No entanto no sentido inverso prepare o bolso. ;-P

Internet: disponível na maioria dos hotéis e nas residências. Alguns sites como Facebook e blogs só abrem com VPN (que desbloqueia os sites censurados pelo governo), sendo recomendável para os que não podem viver sem redes de relacionamento vir com uma VPN instalada em seu micro ou celular.


36 comentários:

  1. Caroline, valeu pela dica. O nosso contato 'e o Mohsen, indicado pelo Rafael. Estamos negociando com ele...sem o "sponsor" a Embaixada recusa o visto? ab Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas. Isso não sabemos. Só afirmo que é mais fácil e rápido com uma indicação oficial, especialmente por uma agência de turismo. Provavelmente se você já tiver a passagem emitida será mais fácil, caso tente por conta própria.
      Mas se fechares o pacote com o Mohsen, ele não cobrará nada por este serviço extra.

      Excluir
    2. Caroline, caso o turista tenha uma reserva em hotel iraniano, o próprio hotel fornece uma carta convite. E o visto é feito sem burocracia nesse caso.

      Excluir
  2. Olá Caroline,
    Obrigada pelo post sobre o Irã.
    Trabalho para uma federação esportiva e um representante do Ministério do Esporte Iraniano convidou a presidente para uma visita ao país. Eu sou a tradutora e teria que acompanhá-la. A princípio fiquei super empolgada porque amo viajar e gosto de destinos pouco comuns. Porém com tantas notícias ruins que vemos a presidente está com muito medo de ir até por sermos duas mulheres. Você que já conhece aí, o que poderia dizer da segurança e respeito a mulheres estrangeiras?
    Você está passando um tempo no Irã?
    Você foi a única pessoa que me pareceu possível perguntar essas coisas. Se puder me responder no meu e-mail: remartinsf@gmail.com
    Muito obrigada!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caroline,

      Viajei para o Irao em 2006 por 30 dias, fiz uma grande parte entre cuidades e vilas de carro. Sou uma viajante assidua e o Irao foi o melhor pais sobre todos os aspectos que eu ja conheci. Vai tranquila, pois os Iranianos alem de muito amaveis, sao bastante intelectualizados. Cristina

      Excluir
  3. Oi Caroline! Estou adorando as suas dicas aqui no blog! Estou conseguindo obter todas as informaçoes que eu precisava jah que eu e meu marido passaremos 10 dias viajando pelo Iran. Enviei uma mensagem pra vc no Facebook, espero que a gente possa manter contato e se encontrar quando chegarmos no Teerãn. O seu blog é muito legal! Parabéns! Morando na Arábia Saudita, sei bem como é isso das pessoas terem um idéia bem distorcida da realidade desses países, fico feliz que o Iran seja bem bacana como vc mostra! Obrigada,
    Arlinda

    ResponderExcluir
  4. Sou ruim de geografia e to com preguiça de acessar o Google maps, só me diga: Tem praia no Irã? se tem! As pessoas tem costumes de ir a praia se banhar etc? Ou tem clubes com piscinas? me conte como o pessoal se diverte, qual o hobie preferido e point preferido do povo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Richard
      Na postagem: http://www.coordenadaxy.com/2010/07/mapa-do-ira-e-principais-cidades.html há um mapa do Irã.
      Há praias no norte e no sul do país, mas as mulheres não podem ir com roupas de banho junto com os homens. Os espaços são então segregados por sexo.
      Há também clubes com piscinas com horários diferenciados para homens e mulheres.
      Sds,
      Caroline

      Excluir
  5. Boa tarde Caroline,
    obrigada pelas dicas sobre o Irã.
    Eu e meu marido viajamos muito e estamos planejando ir ao Irã em abril/maio. Tenho feito pacotes de viagens diretamente nos países que visito (quando isto é necessário) como India, China e Myanmar e isso deixa tudo bem mais barato. Mandei mails para as duas agências que vc indicou e espero que tudo de certo.
    Seu blog é muito útil e completo.
    Um abraço e obrigada,
    Marly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly
      Fazer pacotes diretamente com agências no Irã é realmente muito vantajoso. :-)
      Um abraço!
      Caroline

      Excluir
  6. Ola,vou comprar um apartamento em Elahiyeh,e queria saber como e o bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai comprar um apartamento sem conhecer o bairro?
      Os prédios são bons lá, mas as ruas são um labirinto.
      Prefiro os bairros Zafaranieh e Niavaran, pois são mais fáceis de se locomover.

      Excluir
  7. E em uma torre,vou a Teerã junho oficializa o negocio,e qual e a companhia aerea mais barata para voar para Teerã

    ResponderExcluir
  8. Belas dicas!!
    Já estou colocando no meu bookmarks para qdo for!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda
      Te mandei um email dia 9 de setembro. Você recebeu?
      Estou indo para Dubai e que sabe poderíamos nos encontrar para um café ou jantar.
      Beijo.

      Excluir
  9. Voce scarf ? O uso e obrigatoriopara todas as mulheres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o uso do lenço é obrigatório.
      Veja mais detalhes em:
      http://www.coordenadaxy.com/2010/08/moda-islamica-na-pratica.html

      Excluir
  10. Olá, Caroline Dutra, simplesmente perfeito, seu blog! Estava fazendo uma pesquisa na internet sobre o Irã, e tive bastante dificuldade. Ao encontrar seu blog, descobri coisas sobre esse país que jamais imaginei.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Moro no Rio de Janeiro, e irei a turismo ao IRÃ, com l8 pessoas que falam o portugues, portanto acho que seria gentil utilizár-mos expressões em farsi, entao solicito que me mande como se fala- bom dia, boa noite, eu sou brasileiro, vivo no
    rio de janeiro, desculpe, obrigado, como vou a .....,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio
      Está na lista de postagens a serem feitas, mas talvez demore um pouco. Quando vocês pretendem vir? O grupo é de amigos ou pacote de agência de viagem?
      Eu recomendo a compra deste pequeno livro guia de frases em farsi:
      http://shop.lonelyplanet.com/iran/farsi-phrasebook-2/

      Boa viagem!
      Caroline

      Excluir
  12. CAROLINA
    IREMOS NO PROXIMO DIA 26 DE OUTUBRO, E INFELIZMENTE EU NÃO CONSE
    GUI AQUI EM PORTUGAL O LIVRO QUE VOCE ME INDICOU, MAS DE QUALQUE
    FORMA MUITO OBRIGADO, POIS ESTAMOS INDO AO IRÃ, ENTRE OUTROS MOTIVOS GRAÇAS AO SEU EXCELENTE BLOG

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol, meu nome é Patricia e encontrei seu blog xeretando no google pacotes de viagem para o Irã. Fiquei mais interessada ainda em conhecer o Irã.
    Tenho uma pergunta: as coisas no Irã são mais baratas que no Brasil? Quanto de grana vc acha que é bom levar para 15 dias? Penso em ir em agosto/2014 com uma amiga e já entendi que é tranquilo duas mulheres e o bom é ir em pacotes com guia, não é?

    Muito legal seu blog!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia
      Para o orçamento da viagem, eu consideraria 15 dólares o valor de cada refeição. Isso dá e sobra para comer! Eu gasto no restaurante mais caro do Irã, com entrada, prato principal e sobremesa, 30 dólares! Mas isso é super exceção. Fora de Teerã tudo é muito mais barato.
      Passagens aéreas estão custando em média 50 dólares o trecho doméstico. E hotéis como o Abbasi (5 estrelas): www.abbasihotel.ir/‎ custam cerca de 150 dólares para 2 pessoas com café da manhã. Aí você tira que albergues, por exemplo, serão MUITO mais baratos.
      E não esqueça de trazer dinheiro para as compras!
      Sobre a sua vinda em agosto, lembre-se que é o ápice do verão e você vai passar por temperaturas na faixa de 40 graus Celsius (ou mais em cidades como Yazd)!
      Beijo,
      Caroline

      Excluir
  14. Oi, Carolina. Sou o Renato, um turista-blogueiro-de-turismo brasiliense, que, motivado pelo seu blog, decidiu conhecer o Irã. Estou em contato com uam ads agências indicada por você a Pardis Gasht Tour & Travel Agency. Posso ficar tranquilo quanto à credibilidade deles? Eles dando o OK sobre o visto, posso comprar as passagens? Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato. Legal teres te motivado pelo meu blog para visitar o Irã.
      Todas as agências de turismo que eu recomendo no blog, ou foram indicadas pelo Lonely Planet ou foram "testadas" por mim mesma com resultado positivo. Esta é a "credibilidade" que eu posso te dar.
      O visto você deve obter na embaixada do Irã em Brasília. Normalmente a emissão do visto é mais rápida se você já tiver comprado a passagem aérea.
      Boa viagem!

      Caroline

      Excluir
  15. MUITO BOM A DICAS SOBRE OS HOTEIS E AGENCIAS DE TURISMO, MAS GOSTARIA DE ESCLARECER SOBRE O VISTO.
    REALMENTE AS AGENCIAS PROVIDENCIAM O VISTO E MANDAM PARA O TURISTA UM NUMERO DE LIBERACAO DO VISTO, MAS O TURISTA BRASILEIRO NECESSITA MANDAR TODOS OS DOCUMENTOS PARA A EMBAIXADA EM BRASILIA-DF, COMO
    PASSAPORTE, FORMULARIO PREENCHIDO, DUAS FOTOS 3/4, TAXA CONSULAR PAGA...E OUTROS.

    ResponderExcluir
  16. Outra observação, o visto para ser liberado tem que todos os documentos solicitados inclusive passagens aéreas de ida e volta.
    e se tudo estiver normal este demora de 5 a 10 dias para ficar pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição Cleydalton. Está correto o que você escreveu e eu só não detalhei mais, pois este é o procedimento normal para obtenção de vistos em qualquer país.
      Além disso, as regras burocráticas de cada embaixada mudam com muita frequencia, e é sempre bom reconferir com o setor consular, conforme expliquei no item VISTO.
      Abraço!

      Excluir
  17. Boa tarde. Pretendo ir no Irã ano que vem. Pensei em abril ou maio. Mas como mulher, e tendo que me cobrir, tenho receio de passar mais calor que o normal. Qual seria a melhor época para visitar o país, dos meses amenos? Andei olhando a temperatura dos meses indicados por vc, e parecem nao haver uma variação muito grande entre abril?maio e set/out. Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sim, justamente por isso eu indico estes 4 meses do ano para visitar o Irã. São os meses de "meia-estação", portanto, os mais agradáveis com temperaturas similares. A diferença se dará somente na aparência da natureza: primavera (maio/ abril) - jardins floridos e outono (setembro/ outubro) - folhas alaranjadas nas árvores.
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada, Caroline. Estou mais segura com suas informações, marcarei para maio de 2015. A Qatar está com uma ótima promoção.

      Excluir
  18. Oi Caroline seu blog é duca! Quero ir ao Irã ou em Maio ou Outubro,vc saberia me dizer se tem feriados (tenho trauma de feriado viajando)nesses meses? OBRIGADO, Sergio Girardeau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio!
      O Irã é recordista em feriados e é difícil achar um mês sem um.
      Eu publiquei a lista de feriados do Irã na postagem: http://www.coordenadaxy.com/2013/01/feriado-pouco-e-bobagem.html
      Evite especialmente o feriado de ano novo Persa deles (Nowrooz) pois é quando tudo lota pelo turismo interno.
      Boa viagem!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails