19 de março de 2012

Feliz 1391! Feliz ano novo Persa!



Já expliquei na postagem "Primeiros aprendizados" que o calendário por aqui não é o mesmo. O ano é contato a partir do evento da fuga de Maomé de Meca para Medina (que no nosso calendário aconteceu em 622 DC) e a virada do ano é festejada no dia da chegada da primavera, normalmente no dia 21 de março. Este grande dia de festividade chama-se NOWRUZ (que pode ser escrito de diversas formas no nosso alfabeto: noruz, norooz, etc), e significa: "dia novo".

O Nowruz é o grande feriadão do Irã que dura de 1 a 2 semanas, o primeiro para os estabelecimentos comerciais e o segundo para as férias de colégios e universidades. Tradicionalmente no Nowruz as pessoas trocam presentes, recebem uma espécie de "décimo terceiro" de seus empregadores e outras gorjetas de pessoas que dependam de seus serviços. Por exemplo: é comum dar um "presentinho" ao pessoal que te atende no banco ou em repartições públicas, ao pessoal que trabalha no seu condomínio, a sua faxineira que vem apenas 1 vez por semana, etc. Não raro, os presentes são moedas de ouro (que estão custando na faixa de 400 dólares) e um bom patrão é persuadido a ter um bom saco destas moedas para distribuir para seus empregados.

O feriado de Nowruz é a ocasião também para a "grande faxina". É quando os persas lavam seus inúmeros tapetes, retiram tudo dos armários para fazer uma grande limpeza e jogam muita coisa fora para comprar novo. Esta faxina deve ser concluída antes da virada do ano novo, para ter um ano sem coisas velhas e sujas dentro de casa.

Na madrugada da última quarta-feira do ano, há a tradição de soltar fogos de artifício, dançar, cantar e pular fogueiras. A idéia de saltar sobre o fogo simboliza deixar as coisas ruins para trás, queimar as doenças, e começar um ano novo com saúde. Enquanto pulam as fogueiras, cantam músicas que dizem "Meu amarelo é seu, seu vermelhidão é meu" o que significa "Minha palidez (doença, dor) para você (o fogo), a sua força (de saúde) para mim.". Um iraniano contou-me no dia seguinte que em sua rua as mulheres estavam sem seus véus festejando alegremente a grande festa do ano.

Mesa para celebração do Ano Novo Persa: o Noruz.
Mesmo com o governo indo a TV para explicar que estas festividades eram superstição (já que não possuem origem islâmica e sim da religião antiga persa: o zoroastrismo), as pessoas não parecem muito interessadas em seguir estes "conselhos". O Nowruz está por tudo, no comércio, nas casas e nas ruas.

Falando em enfeites, o grande simbolismo do Nowruz é uma bela mesa montada com diversos elementos, cada um simbolizando algo positivo para o novo ano. Regra básica é ter (pelo menos) 7 elementos que comecem com a letra "S" (ou " ") no alfabeto persa. Os mais importantes são:


Sabzeh - brotos de sementes.
Simbolizam o renascimento.


Serkeh - Vinagre.
Simboliza a idade e a paciência.



Samanu - pudim doce.
Simboliza a riqueza.
Seeb - Maça.
Simboliza a beleza e a saúde



Seer - Alho.
Simboliza o remédio ou a cura.
Somagh - Frutinha vermelha.
Simboliza o nascer do sol.



Senjed - Frutas secas.
Simboliza o amor.







Outros elementos começando com a letra "S" podem ser complementados:

Sonbol - flor que simboliza a chegada da primavera.
Sekkeh - moedas. Simbolizando a prosperidade ou riqueza.



Outros símbolos importantes são:


Espelho e vela simbolizando a felicidade e a iluminação.
Ovos simbolizando a fertilidade.






Uma laranja dentro da água simboliza a terra flutuando no espaço.
Alcorão representa o respeito pela religião.


Peixinhos dourados simbolizam a vida e o signo de Peixes.



Achou muito trabalhoso e espaçoso montar a mesa para o ano novo Persa? Não se preocupe! As lojas estão preparadas para te vender um "kit noruz" do tamanho de um prato de jantar:

Kit Noruz 1

Kit Noruz 2







Feliz ano novo! Noruz Mubarak!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails