23 de maio de 2011

Morando no Irã (Pérsia) - primeiros aprendizados

As mudanças e viagens em 2011 estão acontecendo com uma intensidade que não estou dando conta do blog. Foram inúmeras as coordenadas em diversos continentes em pouquíssimos meses...
Bandeira da República Islâmica do Irã
Larguei meu emprego, empacotei todas as minhas coisas do Brasil e despachei via contêiner marítimo, passei 40 dias na África (Quênia, Uganda, Ruanda e Tanzânia), voltei ao Brasil para 1 semana de repouso, depois passei mais 2 semanas nos EUA e agora aqui estou completando quase 1 mês de residência no Irã (ainda aguardando o cointêiner que não chegou).
Eu nem consegui finalizar meus relatos da África (que pretendo fazê-lo num futuro próximo), mas preciso iniciar os relatos de minhas primeiras impressões aqui no Irã antes que as novidades se tornem banais no dia a dia por aqui e eu nem note mais os contrastes.

Selecionei abaixo algumas curiosidades do país de âmbito mais geral para o dia a dia.


FUSO HORÁRIO

A primeira coisa que tive que acostumar por aqui foi com o fuso horário de + 7:30 horas com o Brasil. Muitos acham estranho esta divisão de meia hora no fuso, mas acreditem, existem países ainda mais estranhos com fusos "quebrados" em 15 minutos (Exemplo: Nepal e algumas ilhas da Oceania).
Uma quebra de meia hora é até bem comum.

Para ver a lista completa de fusos horário mundiais clique aqui.

CALENDÁRIO

Um fato estranho no Irã são as datas. Aqui estamos no ano de 1390. E hoje, por exemplo, não é dia 23/05 e sim dia 02/03!!
Explico:
O ano 0 (zero) não é considerado pelo nascimento de Cristo (que para eles foi um cara legal, mas "apenas" um profeta) e sim pela fuga de Maomé de Meca para Medina (este sim, o cara, digno do ano zero). Então daí surge o início da confusão das datas. Mas não é só isso: o ano não começa no nosso 1 de janeiro! Este ano começou na data de 21 de março (varia entre 20 ou 21 de março, dependendo de quando começa a primavera no hemisfério norte). A única coisa igual ao nosso calendário é que eles possuem 12 meses por ano! UFA!
Parece sem importância tudo isso? Pode ser para quem está de passagem pelo país, mas quando você precisa saber quando começa uma determinada feira/ evento ou qual a validade dos produtos que você está comprando no supermercado, aí você dá outro valor ao assunto.

DIAS DA SEMANA

Os persas tem 7 dias na semana, mas folgam nas quintas e sextas-feiras ao invés do nosso sábado e domingo. A embaixada brasileira para fazer um "meio termo" entre o praticado no Brasil e o praticado no Irã, adota as folgas dos funcionários na sexta e sábado. Assim consegue ter 4 dias úteis para ambos os países e não somente 3 se adotasse um dos 2 sistemas.


O ALFABETO PERSA (números)

Depois de todas estas explicações, que tal deparar-se com a validade dos produtos escritas assim:

۱۳۹۰/۰۳/۰۲
Esta data nada mais é que: 1390/03/02, ou seja, ano 1390, mês 03 e dia 02. Ou no calendário gregoriano (cristão): 23/05/2011. Eu comprei uma agenda com as 2 datas para ajudar no aprendizado.

Para um turista, é importante aprender pelo menos os números, já que muitos preços estão escritos também em persa.
Aqui vai uma tabelinha rápida de conversão:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
۱ ۲ ۳ ۴ ۵ ۶ ۷ ۸ ۹ ۰

Alguns números eu decorei com macetes. Por exemplo: o 2 e o 3 você os "enxerga" no nosso alfabeto inclinando levemente a cabeça na direção do ombro direito. Viu? ;-)
Os números 1, 9 e 0 são quase equivalentes aos nossos. O 7 é meu número da sorte e parece um "V" de vitória. O 8 é o contrário. O número 5 é um coração de cabeça para baixo. E assim por diante.

Uma coisa "fácil" nos números é que eles são escritos da esquerda para a direita como em nosso alfabeto. Mas se formos entrar nas letras (palavras e frases), aí vamos complicar um pouquinho mais já que tudo é escrito da direita para a esquerda. A coisa mais estranha é ver nas livrarias os livros expostos como se estivessem virados, com o verso do livro para cima. Mas isso é assunto para uma outra postagem...


EXEMPLOS PRÁTICOS NO USO DE NÚMEROS E DATAS:

Tomemos um exemplo simples de 3 produtos abaixo (leite, suco e biscoito).

Biscoito, suco e leite: boa parte dos produtos possui um dos lados da embalagem escrito em inglês.

Ao avaliar a data de validade, pode-se tê-la escrita de várias formas.

a) Escrito no calendário farsi (e com letras em farsi) e no calendário gregoriano:

Suco com data de validade escrito nos 2 calendários (persa e gregoriano).
b) Escrito no calendário persa, mas com numerais ocidentais.

Leite com data de validade no calendário Persa. Aqui também é possível ver o preço: 10000 RIALS. Corte 4 zeros e você sabe o preço aproximado em dólares. Neste caso, o litro de leite está custando aproximadamente 1 dólar.

c) Escrito somente no calendário persa e com letras em farsi:

Biscoito com ingredientes escritos em inglês, mas a data de validade escrita em farsi.

4 comentários:

  1. Carol,

    Parabéns pela postagem, muito interessante a relação entre as datas e o sistema de numeração.

    Tenta ir nos atualizando conforme o contato com todas essas novidades.

    Abraço,
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Carol, muito legal o post. É muito interessante ver essas diferenças... imagino que tem horas que deve dar um nó na cabeça, não? :D
    Vivendo e aprendendo!
    Abraço forte pra vocês!
    Kris

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol tudo bem?... Bom o meu maior sonho é ir morar no Irã... Fiz alguns amigos iranianos, quando morei em Londres e desde então tenho adoração por eles, pela cultura... Gostaria de saber como você está se sentindo ai? Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carol, fiquei zonza com este post
    primeiro este fuso estranho - eu não lembro mesmo desta parte da aula dos fusos na escola - devo ter dormido, escrito bilhetinhos, ou quem ou ficado convers sabe foi na hora do cafezinho (ou guaraná) oferecido pela professora durante uma de nossas conversas durante as aulas.. ha ha ha
    enfim.. 7:30h ok! Agora aprendi!

    Depois estes números!! Help me please!
    fiquei me imaginando em um supermercado:
    meu algorítmo de reflexão seria algo como:
    - a data de validade: Impossivel de saber..
    - o produto está com boa aparencia, odor?
    - se tiver passado da validade... será nocivo? ou só ruim mesmo? ou nem notaria a diferença? (kkk)
    que desepero!kkk

    PERGUNTINHA:
    Voce está com um teclado bilingue?

    Beijos
    saudades
    Adorei falar contigo hoje no Gtalk!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails