26 de março de 2012

Equívocos quanto ao Irã:



As mulheres vestem burca. - Não há mulheres vestindo burcas! Provavelmente você nem saiba o que é uma burca. A burca é o traje que cobre totalmente a mulher (inclusive o rosto) e é usado majoritariamente no Afeganistão. Todas as mulheres no Irã têm suas faces à mostra. A vestimenta varia de: Chador (o mais conservador), Maghnaeh (é tipo um capuz, usado especialmente nas instituições de ensino e trabalhadoras em estabelecimentos comerciais) e o simples lenço cobrindo parcialmente os cabelos.
A burca não existe no Irã!

Garota da esquerda veste CHADOR. As demais vestem MAGHNAEH, exceto eu e a menina de  lenço branco.



É um lugar perigoso. Há atentados terroristas. - Em questão de segurança, o Irã muitas vezes é associado à situação dos países que fazem fronteira com ele, tais como Paquistão, Afeganistão e especialmente Iraque. No entanto, o país é bastante seguro, existindo relativa insegurança apenas na região do Baluchistão, fronteira com o Paquistão.

Famílias e amigos iranianos fazendo o que mais gostam: piqueniques!


As pessoas andam de camelos. - Os únicos camelos que eu ouvi falar que existem por aqui são alguns disponibilizados a turistas que desejam fazer expedições em áreas desérticas. Querendo ver camelos mesmo, no cotidiano, recomendo ir ao Rajastão, na Índia.

O clima é sempre muito quente. - O verão iraniano é sempre muito quente. No entanto, o calor restringe-se a 3 ou 4 meses por ano. No inverno, Teerã e outras cidades do país chegam a temperaturas abaixo de zero, e é bastante comum nevar. Há várias estações de esqui no Irã e os preços são atrativos comparados com outras estações de esqui pelo mundo.


Monte Damavand (1 hora de Teerã) ao fundo. Temperatura: -9,5 graus Celsius.



Não há marcas/ produtos internacionais disponíveis. - Diferente do que se imagina a respeito das sanções aplicadas ao Irã, o cidadão local tem acesso a quase tudo, inclusive marcas americanas como Coca-Cola (nas versões normal, diet e zero) e Pepsi. Há até lojas oficiais de marcas internacionais, por exemplo: Adidas, Nike, Salomon, Mango, Esprit, Geox, Benetton, WMF, LG, Samsung, Porche, Crocks, etc e até marcas brasileiras como Tramontina e Yogoberry. No entanto, não existem franquias de alimentos, tais como McDonalds, Pizza Hut e Burguer King. Nesta onda de marcas internacionais, a grande sensação do momento é o anúncio que em breve será inaugurada em uma das avenidas mais importantes de Teerã uma loja autêntica da Victoria Secrets (os rapazes já estão ansiosos para saber como será a vitrine...).

Só a religião islâmica é permitida. - A constituição iraniana reconhece 3 outras religiões além do islamismo: o cristianismo, o judaismo e o zoroastrismo. São religiões respeitadas, porém consideradas arcaicas, já que Deus teria enviado, através de Maomé,  a versão “mais recente” de seus ensinamentos. Maomé e o Alcorão são posteriores à Bíblia, e portanto seriam a palavra final de Deus. Já as religiões que surgiram posteriores a Maomé, como a Bahai, não são bem aceitas, possivelmente por colocarem o islamismo na mesma condição de "desatualizada".

Igreja Católica em Hamadan/ Irã.

Os iranianos são árabes. - Este erro é bastante comum entre os ocidentais e motivo de grande ofensa para os persas. Possivelmente a confusão surge pelo fato de árabes e persas seguirem a mesma religião e pelo nome Irã e Iraque ter uma sonoridade parecida. No entanto, os iranianos não vêem motivos para a confusão, e proferem uma lista interminável de diferenças que os distinguem como um povo único: possuem uma cultura milenar, possuem famosos filósofos e poetas, são originários da raça ariana, têm uma língua própria (com origem indo-européia), culinária distinta, etc.


Os iranianos falam árabe. - Apesar do alfabeto ser praticamente igual ao árabe (há algumas letras que são exceção), a língua e a gramática são totalmente diferentes. Um exemplo interessante é o fato da língua árabe não ter o som do “p”, que na língua farsi (ou persa) é comum.

O país vive uma completa ditadura. - Cargos políticos como presidente, governadores, parlamentares, são eleitos por voto direto. Homens e mulheres podem votar, sem restrições. No entanto, acima do presidente está o Líder Supremo Religioso, que tem o poder de vetar em última instância eventuais medidas que desagradem a religião islâmica. O Líder Supremo também pré-aprova os candidatos que disputarão as eleições.

As mulheres não podem dirigir. - Podem sim dirigir e não há nenhuma restrição neste sentido.


Eu dirigindo em Teerã.

As mulheres não têm direitos. - Muito da fama das supostas restrições impostas às mulheres no Irã vem da situação delas na Arábia Saudita. No Irã, mulheres podem votar, trabalhar, serem eleitas a cargos políticos, dirigir, estudar (inclusive são maioria nas universidades). Porém, no Irã, ainda não podem: cantar sozinhas na frente de homens (exceto coros), sair do país sem a autorização do pai ou marido, serem eleitas para presidente e serem juízas. Em juízo, o testemunho de uma mulher vale metade do do homem.

Não há festas. - De fato não há discotecas, mas as festas ocorrem nas casas, escondidas, com muito som, bebidas e, acreditem, roupas minúsculas (mini saias e tops são os preferidos das iranianas)!

Festa em Teerã.

Os iranianos não gostam de estrangeiros. - Super errado pensar isso! Os iranianos são um dos povos mais hospitaleiros que existem e adoram receber estrangeiros. Não é difícil acontecer de um iraniano convidar um desconhecido turista para tomar um chá em sua casa. E não estranhe também se eles quiserem trocar telefones, e-mails e tirar fotos com você.

Não há Facebook. - Oficialmente não há mesmo. Mas com as tecnologias de VPN, todos têm acesso e perfil no Facebook. Muitos estabelecimentos comerciais (lojas e restaurantes), ao invés de terem um endereço web na internet, preferem ter um perfil no Facebook (grátis e fácil de usar).

Não possuem tecnologias avançadas. - Especialmente na área de nanotecnologia e nuclear, o Irã tem tecnologia superior à brasileira. 


29 comentários:

  1. Eu tento ensinar isso... mas fica dificil falar quase um a um : / a ignorancia é lixada :(

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Carol!Moro em Istambul ha 6 anos e tenho alguns amigos iranianos por aqui. Mts vem pra estudar em universidades turcas... Gostei mt de conhecer o Teerã pelo seu blog. Sou louca pra dar um pulinho aí. Por enquanto vou viajando pelo seu blog mesmo. Abraços, Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari.
      Ninguém que eu conheça ou tenha ouvido falar jamais se arrependeu de visitar o Irã. Todos voltam com uma visão sempre mais positiva do que o esperado. :-)
      Abraço,
      Caroline

      Excluir
  3. Gente que coisa legal, quero viajar para lá nas próximas ferias depois deste artigo, me de dicas de hoteis, cia aéreas e pacotes e visto. Meu email é charlescwb@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Richard
      As informações que você solicita estão na postagem: http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html

      Caroline

      Excluir
  4. Gostei do texto.. Foi bem honesto e sincero, tanto nos pontos negativos como nos positivos ..

    ResponderExcluir
  5. Olá Caroline
    Sou de São Paulo e estarei por aí a partir do dia 17 de maio. Tenho 58 anos e ainda tenho dúvidas em relação a roupas que deverei levar na mala. Você também poderia me informar qual a média de temperatura até o fim de maio.Outra coisa seria saber se vale a pena levar um notebook para poder usar nos hotéis?
    Obrigada Marlyse Singer.
    singermar@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlyse
      Sobre a roupa, veja:
      http://www.coordenadaxy.com/2010/08/moda-islamica-na-pratica.html

      Temperatura (varia também de acordo com as cidades que você vai visitar) e internet:
      http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html

      Abraço!

      Excluir
  6. Caroline, seu texto é ótimo e seu blog apetitoso. O Irã há muito está nos meus planos. Logo logo, espero.
    Parabéns pelos esclarecimentos!
    Ah, se quiser dar uma passadinha: http://polianacardozo.blogspot.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poliana! Muito obrigada.
      Vou dar uma olhada no teu blog no futuro, quando a internet no Irã melhorar ou quando eu estiver em outro país. Como você posta muitas fotos, com minha conexão lenta quase nada aparece.
      Abraços!

      Excluir
  7. Amei seu post!!!
    Adorei estas "desmistificações"!
    Amei ir ao Irã, não por ser o país onde nasci, mas porque lá tudo é de muito bom gosto, as coisas (para nós) são muito baratas e de ótima qualidade! Os Iranianos são super receptivos e ao contrário do que muitos pensam, andar pelas ruas até mesmo de madrugada não é perigoso... Não existe assalto à mão armada, ao contrário do que acontece aqui no nosso país. Espero que com o novo Presidente moderado eleito (de forma democrática), as portas se abram para o Irã! Desejo tudo de bom para todos que lá habitam! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla!
      Que bom que você compartilha experiência positivas sobre o Irã! Estamos todos torcendo para que o novo presidente tenha mais diálogo e tolerância. Assim tem sido seu discurso... Vamos ver a partir do dia 3 de agosto...
      :-)

      Excluir
  8. Oi Carolina,tudo bem? Irei a Armenia em Outubro, gostaria tambem de ir até o Irã, soube que tem onibus e trem. Gostaria de saber se é perigoso ir sozinha, viajar de onibus ou trem à noite. Vc sabe que CIA aerea leva de Erevan para Teerã.
    obrigada. gostei muito do texto.
    Celia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celia
      A única companhia que faz o vôo direto Erevan - Teerã é a companhia iraniana Aseman Airlines. Compre com antecedência, pois os vôos esgotam-se rapidamente.
      Caso queiras ir de ônibus (24 horas de duração) acesse o site:
      http://www.tacentral.com/getting_in_bus.asp?story_no=2
      Viajar no Irã é muito seguro. O único incômodo eventual é a curiosidade eventual e a hospitalidade dos iranianos que podem te "bombardear" de perguntas. ;-)
      Aproveite!

      Excluir
  9. Gostaria de saber se você conhece alguma agencia de turismo local que ofereça passeios com guia em espanhol (em português então seria espetacular). Não domino bem o inglês e acho que uma viagem ao Irã sem um guia para explicar toda essa riqueza e variedade de cultura e informação seria uma pena. parabéns pelo seu blog. Muito, muito bacana.

    Dailton Pedro Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dailton
      O contato abaixo é operador de turismo em Teerã e fala fluentemente inglês e espanhol. Não há nenhum guia OFICIAL que fale português no Irã.
      Ali Reza Javaheri
      +98 (0) 912 335 1830
      alirezajavaheri@gmail.com

      Excluir
  10. olá, tudo bem? creio que sou o leitor número um do seu blog, acredito que não existe site ou blog que esclareça muito bem as dúvidas do pessoal como o seu blog. visite meu blog que tira dúvidas sobre o visto para o Iran http://colinasdoiran.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Uma pergunta quanto ao relacionamento entre casais os iranianos se casam com Brasileiras também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, há muitos casais constituídos com estas 2 nacionalidades. :-)

      Excluir
  12. Ola carolina, gostaria de tirar uma duvida. No Irã existem programas para iranianos vir estudar no Brasil, e não são poucos os cidadãos iranianos que viajam ao Brasil para estudar nos diferentes estados Brasileiro como em Brasilia-UNB, Sao Paulo etc. a pergunta e a seguinte e os Brasileiros que queiram estudar no Irã existe algum programa ou Bolsa especifico para Brasileiros concorrerem. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleydalton
      Eu desconheço a existência de qualquer programa de estudos ou bolsa oficial entre os 2 países.
      Abraço.

      Excluir
  13. Oi, Caroline! Eu estava hoje no face, e a página brasileira Hypeness publicou um post "16 equívocos sobre o Irã". Eu me interessei, porque eu tenho uma grande amiga de escola, com quem posteriormente dividi apartamento em São Paulo, que se mudou para Teerã no começo do ano passado. Aí eu fui ler... Achei muito legal, e eis que encontro a foto da Nath no meio das suas fotos! Acredito que você deva conhecê-la, ela é casada com o Gustavo. Sinto muita saudade da Nath, somos amigas há muitos anos, e é sempre um prazer tê-la por perto. Imagino que o grupo de brasileiros vivendo em Teerã seja restrito, e vocês devem ter convivido um pouco por lá. Achei seu post bem legal. Fiquei até com vontade de vistitar a Nath na Pérsia. Amo viagens e também curto destinos fora do óbvio. Um beijo, Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda
      Legal a coincidência. Originalmente o artigo foi publicado no site Nômades Digitais. Não encontrei referência no Hypeness. Na foto que a Nathalia aparece, eu estou na esquerda. Ficamos muito amiga depois que nos conhecemos em Teerã (nossos maridos trabalhavam juntos).
      Recomendo fortemente uma viagem ao Irã. Vc não vai se arrepender!

      Beijo,
      Caroline

      Excluir
  14. Oi Caroline, moro na Turquia e vou ao Ira no mês que vem. Seria otimo te conhecer pessoalmente. bjs Maiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiza
      Que legal que vc vai ao Irã! Está indo a turismo?
      Eu já não moro mais lá. Mudei-me em abril para os EUA.
      Uma boa viagem a você!
      Caroline

      Excluir
  15. Olá Karla

    Há algum problema em mulheres viajarem sozinhas para o Irã?
    Há problemas em fotografar as ruas ? Mulheres não devem andar sozinhas tarde da noite ?
    E como sei qual a temperatura durante o ano? Não gostaria de viajar no verão, pois detesto calor.
    Agradeço seu atenção
    Abraços
    Maria Esther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Maria Esther.
      Meu nome é Caroline. ;-)
      Não há problema algum de mulheres viajarem sozinhas no Irã, desde que você siga as regras de vestimentas. Quando morei no Irã, andava a qualquer hora do dia ou noite sozinha, sem problemas. É mais seguro que no Brasil, eu te garanto!
      Você também pode fotografar as ruas. Veja que no meu blog tem um monte de fotos!
      Veja as dicas de temperatura na postagem: http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html
      Abraço!
      Caroline

      Excluir

Related Posts with Thumbnails