27 de dezembro de 2009

Teresina - Piauí

Saímos de São Raimundo Nonato por outra rodovia que o GPS não mostrava, nem tampouco o mapa da 4 Rodas apresentava estar asfaltado. No entanto, conversando com "os locais" descobrimos uma nova rota para a capital do Piauí, fugindo dos intermináveis buracos que passamos desde Canto do Buriti. Por este trajeto, tivemos a oportunidade de passar e "conhecer" numa rápida exploração, a antiga capital do Estado (que eu nem sabia que tinha tido outra que não fosse Teresina). A cidade chama-se Oeiras e estava surpreendentemente bem conservada, com suas casas coloniais bem pintadas, cada uma de uma cor.

Pelas estradas do Piauí podemos dizer que conhecemos bem seu interior, que representa bastante bem o Brasil semi-árido. O povo não parece ter muita coisa para fazer e fica sentado com suas cadeiras do lado de fora de suas casas vendo os "forasteiros" passarem. Aqui tenho me sentido uma estranha no meio do povo, um pouco como na India, onde a branquela loira aqui não podia passar despercebida. Não querendo fazer comparações descabidas, mas há outros itens que me recordaram a India, como os animais soltos pelas ruas (alguns na cidade "pastando" no lixo), falta de consciência em relação ao lixo, motoqueiros sem capacetes e pedidos nos restaurantes não atendidos conforme solicitado. Na India quando eu pedia alguma coisa SEM determinado ingrediente, aí sim é que vinha repleto do mesmo! Isso aconteceu algumas vezes por aqui...


Perigo constante nas estradas... São tantos jegues que já se desvalorizaram: por 5 pila você leva um para casa.



TERESINA - Curiosidades:
  • Foi a primeira capital planejada do Brasil.
  • É a única capital da Região do nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico.
  • É polo de sáude, possuindo diversos hospitais e medicina especializada que atrai pacientes de outros estados da região Norte e Nordeste.
Algumas Comidas Típicas da região do Piauí:
  • Capote (galinha d'angola) - comemos da ceia de natal!
  • Bode assado (e outras formas que não tive o "apetite" para experimentar)
  • Paçoca (com carne de sol e farinha)
  • Galinha Caipira

Rodamos bastante a pé por Teresina. Pegamos um hotel no centro, uma região muito turística durante o dia e bem movimentada, porém um deserto a noite.
Infelizmente, por ser justamente no dia de Natal que estávamos circulando, os locais turísticos estavam em sua maioria fechados. (também não são tantos assim...) 

Um local aprazível que fomos foi o encontro das águas (similar ao de Manaus, porém com rios de menor proporção). Os 2 rios que se encontram na cidade de Teresina são o Poti e o Parnaíba. No local há uma bonita estrutura para recepcionar os turistas, com banheiros, cabanas com artesanato e um restaurante flutuante.


(foto da wikipédia)



Restaurante flutuante.



Rafael no encontro das águas e nossa refeição: um peixe da região na chapa com repolho por cima.



Estátua da lenda "Cabeça de Cuia"

PERIGO VIVIDO: No final da noite de Natal, inicou uma chuva das boas mesmo!! Era muita água, mas não imaginávamos que em poucos minutos as ruas seriam tomas pela correnteza. Inocentemente, pegamos o carro para voltar ao hotel e nos deparamos com cenas que vemos na TV das grandes enchentes. Sério! Ficamos com muito medo do carro ser arrastado e de termos que sair a nado. Havia ruas simplesmente intransitáveis. Mais uma aventura no Piauí... Depois de passar por isso começamos a entender o motivo das valas / canais de drenagem, serem tão exagerados pelas ruas (chegam a parecer uma "lombada" ao contrário).
Este é o problema da região: períodos longos de seca e quando chove, é um absurdo de tanta água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails