28 de agosto de 2008

Salto Angel - A Maior Cachoeira do Mundo (1º Dia)

1º Dia - 26/08/2008

A agencia que contactamos por telefone de Santa Helena de Uarem veio nos buscar na rodoviaria. Levou-nos ateh a agencia para acertar o pacote de 3 dias e 2 noites (1200 Bolivares Fortes = 600 reais por pessoa). Nos ofereceu café da manha no local (suco, pao rechado e iogurte com sucrilhos) como cortesia. Muito gentis. Pegamos a referencia desta agencia pelo Lonely Planet (guia internacional de viagens): Adrenaline Tours.
Outras 2 meninas apareceram para tomar cafe conosco e se juntarem na viagem. As duas eram de Londres: Hanna e Carry.

Fomos para o aeroporto e la juntou-se a nos mais uma garota, esta italiana: Eliza. O Rafa estava "bendito" entre as mulheres. ;-)
Ainda no aeroporto, eu nao queria pensar muito no que ia ter que enfrentar: um pequeno monomotor, com apenas 6 lugares (incluso o do piloto). Lembranças tristes da experiencia em Nazca/ Peru vieram à mente! Sem pensar nas hipóteses de falha mecanica, estrutural ou de falta de manutençao, foquei-me nas estatisticas que "comprovam" morrer mais pessoas em estradas do que na aviaçao. La fomos nós, numa viagem de teco teco de aproximadamente 1 hora e 10 minutos infinitos. Fora isso a vista do alto era linda a 2 mil metros sobrevoando florestas e lagos.
É importante explicar que para Canaima (base para Salto Angel), nao é possível chegar de carro devido aos inúmero rios e lagos até a regiao. Óbvio! Do contrário eu teria ido de carro!! ;-)
Chegando no pequeno aeroporto de Canaima, havia uma guia nos esperando. Pagamos a entrada do parque (35 BF / pessoa), e o indio que cuidava do ticket já quis nos passar a perna no troco. Demos 80 bolivares e ele ficou enrolando para que esquecessemos do troco. Nao funcionou conosco, mas com a londrina Hanna sim... Mas so vimos depois que ela foi enrolada.
Fomos entao para nosso 1º acampamento. Escolhemos 2 redes e largamos as mochilas ao lado. Sim, teriamos que dormir as 2 próximas noites em redes como os indios. O comico eh que os indios que ali trabalhavam (limpando, cozinhando ou pilotando carro ou barco), dormiam em comodos separados com paredes que eu fui conferir: domiam em camas! hahahaha Nossas redes ficavam em baixo de um grande telhado, mas sem paredes.
Como chegamos por volta das 10:30 horas no acampamento, tivemos tempo de passar uma hora na praia da lagoa de Canaima. Na verdade o Rafael ficou no acampamento lendo mais um livro do Gabriel Garcia Marques e eu fui aproveitar a praia com as meninas.
Almoçamos um PF simples, mas gostoso.
Às 14:30 horas fomos para uma canoa e do outro lado da lagoa fizemos uma pequena trilha de 20 minutos para alcançarmos uma cachoeira muito impressionante - Salto Sapo (ainda nao era a mais alta do mundo!).
Esta nao era alta, mas larga e havia um enorme tunel por debaixo da queda onde era possivel passar para o outro lado. Numa das partes fiquei com enorme dificuldade de andar, pois nao conseguia abrir os olhos com as lentes de contato: era muita água batendo na cabeça. A guia me levou cega para o outro lado, morrendo de medo de pisar no lugar errado e ir junto com a cachoeira abaixo. UFA!
Este dia terminou de forma muito agradavel.
Para ver algumas fotos destes locais vejam o link abaixo (prometo em breve colocar as minhas aqui):

http://www.venezuelatuya.com/canaima/indexpor.htm

Um comentário:

  1. Oi Carol
    Só vc mesmo pra me fazer viajar junto contigo, pelo menos na imaginação!!
    Eta espírito aventureiro!!
    Eta inveja boa!!!
    Um beijão
    Claudia Losso

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails