27 de março de 2014

Você sabe que está em Myanmar (Birmania) quando:



  • todo estabelecimento, especialmente restaurantes, emite notas fiscais detalhadas, em inglês e preenchidas a mão. Muitos carimbos também validam o documento.
  • a roupa tradicional tanto para homens como mulheres é uma saia comprida chamada longyi. A diferença aos vestir-se é apenas a forma de amarrar.
  • o calçado tradicional é um chinelo de palha com as alças de veludo preto. Há ainda uma variante com toda a sandália forrada de veludo.
  • toda comida birmanesa tem muito alho e amendoim.
  • os móveis tradicionais são feitos de madeira teka.
  • o artesanato famoso no país são os utensílios feitos de laca.
  • crianças e mulheres (eventualmente jovens rapazes) passam uma "maquiagem" no rosto que parece uma lama branca. Com o tempo, você até acha que é bonito.
  • no trânsito, carros dirigem nas faixas da direita, no entanto, os automóveis do país são no estilo "inglês", com o volante a direita. Alguns ônibus possuem um "ajudante de motorista" na janela da esquerda para ajudar nas ultrapassagens.
  • para chamar a atenção de alguém (pedir licença, por exemplo, ou chamar o garçom) é tradição fazer o som de beijos com os lábios.

Maquiagem tradicional birmanesa.

Notas fiscais detalhadas e escritas a mão, com muitos carimbos.

O longyi (uma espécie de saia) é a roupa tradicional de Myanmar,
tanto para homens quanto mulheres.



Um comentário:

  1. Bom dia, Caroline!

    Meu nome é João Diogo Correia e sou editor do site Nômades Digitais, um projeto que pretende inspirar e ajudar pessoas que querem tomar um novo rumo nas suas vidas ou que, simplesmente, têm as viagens no topo da sua lista de prioridades. Dá uma olhada - http://nomadesdigitais.com

    Além de ser um blog sobre viagens e sobre lugares incríveis na terra, ele conta histórias de pessoas que vivem na estrada, que largaram seus empregos pra fazer uma grande viagem ou que são Nômades Digitais, aproveitando a tecnologia pra trabalhar e viajar ao mesmo tempo.

    Em poucos meses de vida, já atingimos mais de um milhão e meio de visualizações por mês, também graças ao fato de sermos apoiados pelo Hypeness - http://www.hypeness.com.br - (o projeto é dos mesmos criadores), um site com mais de 4 milhões de visitas mensais.

    Entre nosso conteúdo, temos um quadro para o qual gostaríamos muito de contar com sua colaboração, depois de termos visto seu blog. É o de Brasileiros Pelo Mundo! A ideia é encontrarmos brasileiros em várias cidades do mundo e pedir que eles descrevam, preferencialmente em forma de lista, as principais diferenças, impressões, mitos sobre brasileiros (ou mitos que os brasileiros têm sobre esse país), enfim, todas as ideias que possam compartilhar sobre suas experiências, ajudando outras pessoas interessadas em emigrar ou viajar pra esse país. Dá uma olhada nesse exemplo - http://nomadesdigitais.com/20-impressoes-de-uma-brasileira-sobre-londres/

    Caso você seja um viajante mais experiente e se interesse em escrever algo mais autoral e inspirador, temos um outro quadro, História Nômade, para o qual também qualquer um está convidado a participar :) Este é o link com algumas das histórias que temos por lá - http://nomadesdigitais.com/tag/historianomade/

    Como ainda estamos no começo do projeto, as colaborações não são remuneradas, mas podemos garantir uma boa repercussão. O que acha? Topa? :) Por favor me escreva para jdndscorreia@gmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails