23 de fevereiro de 2014

Blogueiros Brasileiros vão ao Irã e se encontram


Mundo de blogueiro de viagens é mundo pequeno...

Em 2011 troquei mensagens com a blogueira Fernanda Costta, que estava interessada em vir ao Irã para turismo e descobriu meu blog (eu já morava na Pérsia e escrevia sobre o país). O tempo passa e em outubro de 2013, numa curta viagem que fiz aos Emirados, reconheço a também blogueira no parque da Ferrari, em Abu Dhabi. Um pouco tímida, me aproximo para me certificar se era ela mesmo (nunca a tinha encontrado pessoalmente). Confirmada a identidade de ambas, nos abraçamos como amigas que se reencontram depois de muito tempo.

No mesmo mês de outubro de 2013, tive um ótimo jantar em Teerã com os blogueiros Gabriel, Emília e Arnaldo. Todos estavam animados com suas viagens pelo império Persa e faziam previsões do que escreveriam de suas experiências.

Também morando no Irã como eu, o jornalista Samy vem há mais de 2 anos escrevendo sobre o país. (faltou uma foto para também fazer o registro "oficial" dos vários encontros que já tivemos).

A tendência é encontrar cada vez mais brasileiros vindo e falando/ escrevendo sobre o Irã. E o tom é positivo, sempre desmistificando o que a mídia insistiu em negativar ao longo das últimas 3 décadas.

Caso queiram ver o que estes blogueiros escrevem sobre o Irã, acessem:

Viaggio Mondo - blog da Fernanda Costta
Gabriel quer viajar - blog do Gabriel Britto
A Turista Acidental - blog da Emília
Fatos e Fotos - blog do Arnaldo
Um brasileiro no Irã - blog de Samy Adghirni

Também recomendo o link da blogueira Janaina, que ainda não conheci pessoalmente: Chá de Lima da Pérsia


Eu e Fê Costta em encontro inesperado nos Emirados Árabes.

Da esquerda para a direita: Arnaldo, Emília, Márcia, eu e Gabriel.




29 comentários:

  1. Caroline, foi um prazer grande e inesperado te conhecer, tendo lido o seu blog como parte da preparação para a viagem...Obrigada pela companhia no nosso jantar teerani! Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada também Emília!
      Que possamos nos encontrar em outros lugares pelo mundo! :-)
      Beijo.

      Excluir
  2. Foi além de um grande privilégio, um momento extremamente agradável compartilhado com você, o Gabriel Britto e sua Márcia - que começavam sua jornada pelo Irã. Encerramos magnificamente nossa viagem pelo Irã. No dia seguinte teríamos o privilégio de jantar com a Fê Costa, em Dubai.
    Nosso jantar foi no Shabestan Iranian Traditional Restaurant, em Teerã (escolhido pelo Gabriel), recomendado pelo Lonely Planet. Teria sido uma noite de varar madrugada, de comida boa, entusiasmo coletivo, afinidades e especialmente pela alegria do encontro, apesar da ansiedade por trocarmos experiências no país.

    Terminamos a noite com os garçons pondo cadeiras sobre as mesas e varrendo os pés de clientes.

    Um grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo!
      Até seus comentários são perfeitas descrições dos momentos! :-)
      Foi ótimo conhecê-los!
      :-D

      Excluir
  3. Olá Coroline, faltou mencionar o Colinasdoiran, que está ajudando muita gente na parte de visto, pois este é o primeiro a tratar diretamente com a documentação para os turistas viajarem para o iran. sempre atualizada com as taxas do visto e outros documentos. o Gabriel, Já conhece o Colinas.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de novo Caroline. Singular e deveras interessante sua ultima postagem revelando suas mediações com outros blogueiros que estiveram no Irã e o fizeram em sua companhia ou então por ida sua por outro país como foi com a bloguera Fé costa. Adorei realmente. Entre as programações por fazer na nação persa, sabe se é livre a entrada de estrangeiros na biblioteca nacional em teerã e qual ou quais ambientes recreativos pode-se fazer piqueniques com iranianos. Se houver a proposta de piquenique como se aproximar e conversar discreta e de modo descontraído com eles. Pode-se usar filmadora enquanto passear por teerã por exemplo, com as devidas cautelas para não violar a ordem legal e interna do país. Obrigado muitíssimo ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo. Eu não sei a respeito da biblioteca nacional. Nunca estive lá.
      Para piqueniques, todas as praças e parques são locais ideais para isso. Caso você seja de alguma etnia diferente da persa (loiro, oriental, negro), rapidamente os iranianos perceberão que vc é turista, e eles mesmos farão uma aproximação para conversar. Do contrário, você pode iniciar uma conversa, apresentando-se a eles. Não há problema algum, exceto se forem mulheres muito religiosas, pois homens não deveriam conversar com mulheres que não sejam de sua família.
      Quanto a filmadoras, elas são permitidas desde que não sejam equipamentos profissionais, pois neste caso você precisa de autorização do governo e também desde que não filme lugares sensíveis, como prédios do governo e usinas nucleares. ;-)
      Abraço.

      Excluir
  5. Caroline,
    Estou indo para o Irã agora em abril e tenho muito interesse em arte contemporânea. Li seu post sobre galerias de arte em Teerã. Minha dúvida é a seguinte: tem um bairro ou grupo de ruas com galerias, uma perto da outra? Ou seja, eu gostaria de tirar uma tarde para percorrer algumas galerias. Onde elas se concentram, se é que há uma concentração? Muito obrigada. Um abraço
    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica
      As galerias de arte ficam espalhadas por Teerã, infelizmente. Em uma tarde, você conseguirá visitar apenas 2 ou 3 galerias, devido a distâncias entre elas.
      Como vc gosta de arte, recomendo também uma visita ao museu de arte contemporânea. Vale a pena!

      Caroline

      Excluir
  6. Oi Caroline,tudo bem?Me chamo Fernanda...procurava por informações sobre a vida e o cotidiano no Ira e encontrei o seu blog!Achei super interessante o seu artigo.Gostaria de saber se você poderia me dar umas dicas e tirar algumas duvidas que tenho!?Embarco dia 19 de marco para o Ira.Bagagem repleta de duvidas e medos...
    Te deixo meu email...spicyh1978@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda
      Acho que todas as principais dicas que eu tinha, eu já coloquei no blog.
      Você leu os textos dos links abaixo destacados?

      http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html
      http://www.coordenadaxy.com/2013/04/mais-dicas-de-viagem-para-o-ira.html
      http://www.coordenadaxy.com/2012/03/equivocos-quanto-ao-ira.html

      Há alguma dúvida (extra) específica?
      Abraço,
      Caroline

      Excluir
  7. Oi Caroline,obrigada por responder!Eu estou Tehera(ficarei aqui por 3 anos),e estou meio perdida. Voce sabe se ha escola e lojas de produtos brasileiros?
    Mais uma vez Obrigada!
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda.
      Bem vinda.
      Eu estou indo embora do Irã no dia 31 deste mês, após 3 anos aqui. Sugiro que vc faça o seu cadastro no consulado do Brasil para poder participar dos eventos da embaixada (7 de setembro, por exemplo).
      Infelizmente não há escolas nem lojas com produtos brasileiros no Irã.
      Abraço!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá caroline, gostaria de agradecer todo o material publicado sobre o Irã. Moramos em Portugal e embarcamos com nosso filho de 9 anos neste sabado 5 de abril 2014para Shiraz. Nossa viagem será de 10 dias retornando por Teerã. Vamos sem nenhum pacote turístico. Alguma recomendação de última hora? Li numa das tuas mensagens que já não moras no Irã, lamento porque teria sido ótimo poder te conhecer pessoalmente. Abraços Rosaluz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Rozaluz!
      Justamente no período de sua mensagem e viagem, eu estava viajando pela Coréia do Norte, sem nenhum acesso a internet. Lamento não poder ter te respondido antes. Espero que sua viagem tenha sido ótima!
      Abraços.

      Excluir
  10. Olá, sou professor e estamos planejando um blog sobre os brasileiros no Irã. Seu blog é muito bem feito, vou recomendá-lo.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Caroline
    Tudo bem?
    Por onde andas? :)
    Ahhh... Menina que pena, eu chegando no Irán e vc indo embora :(
    Eu demorei mais consegui trazer minha gatinha Meme comigo, lembra?
    Eu estava com o coraçao partido pq nao podia entrar com animias de estimaçao aqui, havia uma nuvem que embaçava tudo, de repete se fez luz e foi tao simples que até hoje nao acredito que tudo correu perfeitamente.
    Desde quando cheguei a um mes até a data de hoje segue as mesmas regras para entrada de animal domestico (cachorro ou gato).
    Vacina anti-rábica em dia.
    CZN Certificado Internacional emitido pelo Ministério da Agricultura e Vigilancia Sanitaria no Brasil.
    Micro-chip incorporado no animal.
    Claro que só coloquei o pé na estrada quando consegui uma carta emitida pelo Ministerio da Agricultura e Vigilancia Sanitaria do Irán, porque ainda me sentia insegura, nao acreditava depois de tantas idas e vindas de informaçoes erroneas, que poderia ser tao simples.
    A carta estava dirigida a minha pessoa, com meu numero de passaport, etc... Onde remarcava esses 3 itens exigidos e certificava que essas eram as únicas exigencias do país para entrada de animais domesticos.
    Mais em nenhum momento precisei dessa carta, chegando no aeroporto de Tehrán, mostrei os documentos do animal as pessoas que me atenderam foram muito simpáticas e incluso me deram um endereço pra fazer um documento aqui para o animal e nas próximas viagens já ter tudo mais fácil. Essa foi a Feliz experiencia que tive.
    Caroline queria saber onde voce estudou ingles aqui em Tehrán?
    Sou fa numero 1 do seu Blog... Aguardando novas postagem.
    Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!!!
      Que bom que vc conseguiu levar a sua gatinha com vc! Ela não sofreu muito no longo vôo? Tenho curiosidade em como fazer com a logística de banheiro e alimento para o bichinho, afinal, Teerã não tem vôo direto para o Brasil e são mais de 24 horas de viagem.
      Eu estudei inglês no Bayan Salis: http://ihworld.com/school/profile/ih_tehran
      O colégio fica no norte de Teerã, perto do Park-way e da Vali-Asr street (os iranianos conhecem).
      Bom proveito!
      Caroline

      Excluir
    2. Oi! Caroline
      Quando estava com todos os documentos em maos comprei a passagem, estava certa que vinha com Qatar, com medo, porque nao é recomendado mais de 17 horas de confinamento para uma animal de pequeno porte, como gato e cachorro. Mais andando pelo aeroporto de Guarulhos resolvi perguntar a todas as empresas que tinham voos para o Irán. Por sorte descobri que a Lufthansa também permitia animais e em Frankfurt eles tem um lugar somente para acomodaçao dos mesmos, onde eles cuidam, dando comida, água.
      Se pode despachar o animal na bodega, junto com as malas o animal tem q ter uma caixa transportadora, segura, comoda e rígida, que lhe permita ficar em pé, girar e deixar a comida e agua, na conexao em Frankfurt que no meu voo foi de 6 horas e 30 minutos eles cuidam do animal, mais voce nao tem acesso pra saber se o animal esta bem ou nao.
      Nunca me convenceu isso de despachar o animal porque ainda nao existe uma recipiente para colocar agua e que nao derrame, entao sempre derrama o animal fica com frio, molhado. As vezes que despachei minha gatinha foram voos de 3 horas como máximo, ai nem coloquei água só comida.
      Bom, para minha alegria a Lufthansa leva na cabine, juntinho com o dono animais de ate 8 kilos, o animal tem que esta em caixa transportadoras ou bolsa, eu preferi bolsa porque é flexivel e nao iria ter problema para entrar em baixo da poltrona, dentro coloquei um tapete descartável que é feito com o mesmo material de fralda de bebe, e fui mudando semrpe que podia, no banheiro do aviao ou no aeroporto de conexao. Nao é permitido tirar o animal da bolsa durante o voo, mais é relativo, depende de quem esta ao seu lado ou se vc esta numa fila sozinha melhor, eu tirei minha gatinha para dar comida e agua e deixei ela sentada na poltrona vizinha com um cobertor em cima. Ela se comporta muito bem, sempre e quando esteja fora da bolsinha...rsrsrs
      Nossa! Quando dentro da bolsa em baixo da poltrona ela miava sem parar e eu tive que aguentar as olhadas dos passageiros que estavm sentados perto durante todo o voo, mais os tripulantes foram o máximo, em nenhum momento reclamaram comigo e ofereceram outros lugares para quem estava incomodado. Nao é fácil, mais é seguro para o animal.
      Minha gata esta acostumada usar coleira quando sai de casa, entao se comportou como uma lady sempre e quando fora da bolsinha olhando o movimento...rsrsrs
      Insólito foi o valor que paguei, dentro do Brasil voo interestadual de 3 horas, despachando o animal no porao paguei o mesmo valor que neste voo transcontinental por Lufthansa R$ 400 e alguma coisa.
      Ah, obrigada pela informaçao da escola de inglês, já liguei e vou passar lá quando eu for em Tehrán.
      Um abraço

      Excluir
    3. Obrigada pelas explicações!
      Abraço!
      Caroline

      Excluir
  12. Oi Caroline. Me ausentei desde a última mensagem que slavo engano confie a voçe no dia 05 de março. Infelizmente, estava sobrecarregado com algumas avaliações e passados pouco mais de dois meses, minha melhor amiga pereceu, com 11 anos ( fox terrier de nome kelly) e meu coração como que virado do avesso e atirado no chão. é tão doloroso quanto perder alguém da família e vou ser breve. Por acaso as pessoas do vídeo happy terão que passar por julgamento severo ou poderão responder com pena restritiva de direitos como proibição de refazer ou readaptar seu vídeo pelas leis do Código penal islâmico. Muito obrigado Ricardo. Tomara que esteja no Irã. adoro conversar com pessoas como você, aberta e crítica do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!
      Os jovens do vídeo "Happy" já estão soltos. Há que se ver que dentro do regime islâmico iraniano, existem vários grupos lutando por poder. A prisão dos artistas do vídeo nada mais foi que uma tentativa de atingir o atual presidente iraniano que deseja liberar a internet. O aparecimento de mulheres sem véu na presença de homens é sempre motivo de polêmica, bem como de mulheres cumprimentando (aperto de mãos ou beijos) homens, mas normalmente a punição fica na esfera das críticas e leves censuras.
      Abraço.

      Excluir
  13. Olá Caroline, tudo bom?
    Estava eu aqui em busca de informações turísticas para Teerã quando encontrei o seu blog...
    Inicialmente, gostaria de te dizer que só pela sua descrição de "nomade" já virei seu fã, e depois ao ficar sabendo que você morou aproximadamente 4 anos no país onde 99% das pessoas torcem o nariz, você conquistou completamente a minha admiração!
    Então, tenho verdadeiro fascínio pela cultura iraniana, já li vários livros a respeito, além de filmes, reportagens etc, de maneira que sempre quis conhecer pessoalmente esse país e estou vendo a viabilidade de fazê-lo nas minhas férias de novembro...
    A princípio a viagem seria de 5 dias, e eu ficaria apenas em Teerã mesmo, mas infelizmente não tenho conseguido pesquisar acerca de hospedagem, os grande sites de hotéis sequer promovem hotéis iranianos, e até mesmo no que tange o básico, como organização dos transportes públicos e demais formas de locomoção, tudo é bastante deficiente...
    Enfim, ficaria bastante grato se vc me pudesse compartilhar alguma dica nesse sentido...
    Parabéns mais uma vez pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro
      Veja as dicas nas postagens:
      http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html
      http://www.coordenadaxy.com/2013/04/mais-dicas-de-viagem-para-o-ira.html

      Para hotéis mais baratos, consulte o guia "Lonely Planet Iran".
      E recomendo fortemente que vc visite Esfahan, apesar do curto tempo que vc terá (minha sugestão é: 2 dias para Teerã e 3 para Esfahan).
      Abraço!
      Caroline

      Excluir
  14. Bons tempos Carol!! :)
    Como andam as viagens? Estou planejando Ethiopia em dezembro, uma viagem só para a mulherada em cenários da National Geographic! Topa?
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Etiópia!? Que legal! Mantenha-me informada! No momento não posso garantir participação, pois estou procurando emprego e me instalando nos EUA. Mas se eu estiver livre na ocasião, vou analisar com carinho.
      Beijo.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails