14 de dezembro de 2013

Tomando chá no Irã



Há arte por trás de um simples chá.
Simples para nós brasileiros que estamos acostumados a tomar café, e quando nos aventuramos no chá, ele é normalmente de "saquinho", daqueles que você coloca na água quente e fica pronto em 3 minutos.
Obviamente existem chás de saquinho no Irã, mas estes não são os melhores chás que você vai beber no país.

Chá bom é o feito no samovar!

O que é SAMOVAR?

Samovar é um utensílio para fazer, normalmente, chá. Sua origem é russa, mas foi incorporado na cultura iraniana há pelo menos 2 séculos, com samovares feitos a mão e ornamentados com desenhos persas.
Antigamente a água era aquecida com carvão, mas hoje há samovares elétricos.
Há dois recipientes no samovar. Na parte inferior (normalmente de metal) fica a água quente. Na superior (em um pequeno bule de porcelana) fica o chá concentrado que é aquecido apenas com o vapor da água na parte inferior, ou seja, a erva não queima! Deve-se misturar ambos os conteúdos para obter-se um bom chá.


Detalhes importantes na arte de tomar chá na Pérsia:

  • O chá é servido em copinhos de vidro transparentes. Isso porque iranianos gostam de avaliar a cor do chá e ver se ele está na concentração adequada.
  • Iranianos não gostam de tomar chá com açúcar refinado. Eles usam cubos de açúcar que são colocados dentro da boca e ali permanecem enquanto vão bebendo o chá. Ou seja, o chá é adoçado dentro da boca! 
  • Muito popular são também uns pirulitos de cristais de açúcar, alguns de cor amarelada por terem adição de açafrão. Você molha o pirulito no chá para os cristais se soltarem. Da mesma forma que os cubos de açúcar, os cristais ficam na boca e não no copo de chá. 
  • O chá dá energia e eles tomam várias vezes ao dia.


Curiosidades do cotidiano:

  • Não é difícil que um taxista não tenha lugar para sua mala no bagageiro, pois o espaço está ocupado com um mega "kit chá" para passar o dia, com direito a garrafa térmica, copos, caixa de açúcar, biscoitos e um tapete para sentar e apreciar a bebida.
  • Qualquer serviço que você contrate em sua casa deve prever rodadas de chá. Trabalhadores de empresas de mudança, faxineiras, e técnicos para qualquer tipo de serviço que vão permanecer em sua residência por mais de uma hora esperam ter chá para dar energia e poder continuar as atividades.
  • Você entra em uma loja e os empregados estão tomando chá, volte outra hora ou conforme-se sozinha procurando o que procura: eles não vão parar de tomar o chá para lhe atender.
  • É super popular que os bules de chá tenham a foto do Qajar (dinastia anterior ao Xá/ Rei).
  • Não confunda "Xá ou Shah" com "Chá", apesar da pronúncia ser a mesma no português. O primeiro é o título dado aos reis que estavam no poder antes da revolução islâmica, o segundo, obviamente, é a bebida. A pronuncia em farsi de chá é: "tchaí" (transliterado para o português).




Kit super tradicional: copo de vidro, açúcar em cubos ou em cristais (pirulito), porcelanas com foto do Qajar.

Samovar


18 comentários:

  1. Deu a maior saudade desse chazinho iraniano!!! Nao só pelo chá e si, mas por todo o ritual que existe na hora de prepara-lo e saborea-lo!! Adorava sentar las lojas de tapetes, tomar chá e ver os tapetes mais belos do mundo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Arlinda! Uma delícia!! Tomar o cazonho e deslumbrar com as belezas dos tapetes Persas!! Onde eu entrava me serviam o "Tchaí"! Eita saudade!! :)

      Excluir
  2. Olá Caroline. Suas descrições e experiências do Irã, me instigam cada vez mais o propósito com a oportunidade de Deus para isso , de viajar e experimentar o Pais. Voçê pode me dizer se há algum livro que conte aspectos da história do Irã antigo até depois da mudança política de 1979, pela revolução muçulmana contra o xá. Se possível em português , mas pode ser em inglês. Se possível pode ainda me informar neste blog. Um grande prazer e meu nome é Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo.
      Eu recomendei alguns livros na postagem:
      http://www.coordenadaxy.com/2012/04/livros-sobre-o-ira.html
      Boa leitura!

      Excluir
  3. Deixo minhas saudações , por conta do esquecimento do e-mail anterior nesta época de natal. Um feliz natal para voçê e todos que estão em sua vida. Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Caroline, tudo bem? Adorei seu blog e quero passar dois meses viajando pelo ira! hehe
    Vou passar 05 dias lá em fevereiro, um trabalhando e pretendo usar dois pra conhecer Teera .. tem alguma sugestao para os outros dois dias? É corrido, então quero uma boa escolha =] Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente a cidade a ser visitada é Esfahan! De avião é menos de 1 hora de trajeto e de carro você pode fazer em 4 a 5 horas. Contrate um motorista / guia que é barato!
      Recomendo a guia: Mahroo Samereie (s.mahroo@gmail.com)
      E indico o hotel Abbasi: http://www.abbasihotel.ir/

      Excluir
    2. Caroline ótima sugestão! Isfahan é definitivamente uma cidade prioritária para se conhecer no Iran... e o Abassi Hotel é um expetáculo! Amo me hospedar lá!! Me sinto num paraíso!! A beleza e o excelente atendimento merecem "repetecos"! rsrsrs Beijos!!

      Excluir
  5. Olá Caroline., muito obrigada pelo blog, tudo muito útil para quem gosta de viajar. Amiga você conhece alguma agência em Portugal que faça pacotes ao Irã. Muito obrigada pela sua atenção. Um fenomenal 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania
      Independentemente de onde você estiver no mundo, contratar pacotes turísticos diretamente no Irã sairá muito mais barato para você.
      Veja as postagens abaixo para obter o endereço de algumas delas:

      http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html

      http://www.coordenadaxy.com/2013/04/mais-dicas-de-viagem-para-o-ira.html

      Abraço!

      Excluir
  6. Caroline, quanta informação boa!
    Quando passar por São Paulo venha tomar um chá do Ceilão, autêntico. e conhecer a Nasrin e o trabalho dela (um pouco você pode conhecer em nosso site www.amigodorei.com.br - uma referência Pasárgada e a Manuel Bandeira...). Abraços e um bom ano para você, Claudio e Nasrin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio e Nasrin.
      Já ouvi falar muito bem do Amigo do Rei e já conhecia o site também.
      Obrigada por sua mensagem!
      Abraço!

      Excluir
  7. Boa noite Caroline. Desde dezembro de 2009, quando do e-mail que lhe enviei não tive mais a oportunidade ( e porque não dizer estímulo para visitar e rever seu blog outra vez). Desta vez estou ( na medido do tempo) lendo três livros sobre o Irã. Voçê sabe em que lugar posso encontrar o que trata da Irã com o título: history of modern Iran pela google books pois não achei no exterior (EUA), e uma pergunta : é verdade que tem aumentado o índice de execuções no Irã. Por favor estou com saudades de seus artigos no Irã neste blog. Traga mais deles se puder. Um ótimo fim-de-semana para voçê e o Rafael. Ricardo . Os: é que voçê vive falando dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Ricardo
      Você deve ter pego a indicação deste livro na minha postagem: "Livros sobre o Irã" em http://www.coordenadaxy.com/2012/04/livros-sobre-o-ira.html
      A maior parte dos livros são encontrados em sites como a Amazon. Dificilmente você encontrará disponível em livrarias comuns.
      Sobre as execuções, só é possível fazer especulações, pois os números nunca são muito precisos na imprensa.
      Abraço!

      Excluir
  8. Ahhhh Caroline!! Que saudade do "Tchaí"! Acredita que voltei p o Brasil em novembro e esqueci de trazê-lo?!? Amei este post de samovar! O meu comprei em Isfahan e é banhado a ouro! Lindo demais! Saudades! P.S.: Envie por gentileza as fotos que tiramos em Tehran... ;) :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Se este teu Samovar for mesmo banhado a ouro, deve ter custado uma fortuna! Samovares comuns já são caros demais! :-)
      Vou tentar achar as fotos Karla!
      Beijo.

      Excluir
  9. Olá, esse ano meu grupo na escola vamos fazer um trabalho sobre o Irã, você poderia me dizer qual é o chá mais consumido nesse País? Obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails