30 de novembro de 2013

Madain Saleh - a verdadeira jóia da Arábia Saudita!


Depois do famoso filme Indiana Jones e a última cruzada todo mundo conhece ou pelo menos já viu imagens de Petra (na Jordânia) e suas ruínas deixadas por um civilização anterior a Cristo, os Nabateus (ou Nabatean). Hoje a Jordânia é um destino popular e muito visitado por turistas.

Poucos sabem, no entanto, que há um outro lugar mais ao sul de Petra e já em território Saudita, em que construções de mesma beleza foram feitas por estes povos. O local chama-se Madain Saleh.

Há quem diga que Petra é mais bonita pelas esculturas serem mais detalhadas.  Pode ser, mas estas mesmo esculturas não são 100% originais destes povos: os romanos interviram nestes locais, colocando suas "marcas" artísticas. Em Madain Salah, as cavernas esculpidas nas rochas não foram alteradas por nenhum outro povo e outra vantagem é que quase não há turistas! Você chega de carro em todos os pontos principais a serem visitados (diferente de Petra que você tem que andar muito) e aprecia a paisagem sozinho com os antigos espíritos que ali habitaram.

Tanto em Petra, quanto em Madain Saleh as escavações nas rochas não eram com o propósito de serem as moradias, mas sim tumbas! E são muitas! Em Madain Saleh listam-se 131 túmulos, de diversos tamanhos e ornamentos.


Tumba Qasr Farid, uma das mais famosas de Madain Saleh, 




Detalhe da arte.

Tumbas por dentro.



Outros atrações para visitar:

  • Al-Ula (cidade antiga) - é uma das cidades antigas mais piturescas da Arábia Saudita. A cidade é associada a várias passagens bíblicas como a cidade de Dedã (Isaias 21:13 e Ezequiel 27:20-21). Apesar de muito antiga e suas casas serem feitas de tijolos e barro, a cidade permaneceu ocupada até meados da década de 70. Nosso guia local mostrou-nos onde morava sua avó.

A esquerda, a antiga cidade de Al-Ula.
Centro: cidade nova com casas brancas.
Direita: fazendas de tâmaras.
  • Deserto - fazer um safari no deserto é uma aventura! Bons motoristas atingem de 80 a 100 km/h nas dunas e nem pense em se aventurar sozinho nestas áreas, pois o perigo de se perder, ter o carro preso nas dunas e morrer com a desidratação não é pequeno. Peça para seu pacote incluir um café árabe ou um churrasco/ almoço no passeio.
Os deserto no entorno de Al-Ula tem cânions maravilhosos.

Pedra Elefante


Como chegar:

Aviso prévio: O mais difícil é conseguir o visto para a Arábia Saudita, pois você precisa de uma carta convite de um residente do país. Nem pense em planejar sua viagem no reino sem antes ter certeza do visto! Lembre-se: a Arábia Saudita é um dos países mais fechados para o turismo do mundo!!

Voe até Medina e alugue um carro. Serão cerca de 3 horas na estrada até chegar na cidade de Al-Ula, onde você deve se hospedar para ver as atrações do local: a cidade antiga, a museu (nada demais) e Madain Saleh.


Hotéis em Al-Ula (há somente 2 até o momento):

Arac Hotel Al-Ula
www.arac.com.sa

Madain Saleh Hotel and Resort
www.mshotel.com.sa



Pacotes de turismo:

Os próprios hotéis citados anteriormente oferecem pacotes, com transfer e guias para diversos lugares da região, inclusive safares no deserto.

Opção de operadora:

Amazing Tours
http://www.amazingtours.info/

Outro contato de guia recomendado pelo Lonely Planet é:

Hamid Al-Sulaiman
055-435 3684
hamed699@yahoo.com


6 comentários:

  1. Nossa, essa pedra elefante é tudo de linda!!!

    Espero que esteja tudo bem por aí :)

    Um beijo,

    Nicole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole!
      Tudo lá é muito lindo! E sem turistas! :-)
      Beijo.

      Excluir
  2. Oi, Carol. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  3. Carol,

    As fotos estao maravilhosas!!!!!! Nossa viagem foi linda mesmo!!! Adorei a nossa foto na tumba Qasr Farid!! Estou adorando ler os seus posts!!
    Abraçao grande!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Seu blog é bem interessante, cheguei nele via "Gabriel quer viajar".
    Sempre tive bastante interesse em conhecer a Arábia Saudita, mas sei que o rei professa o entendimento de que seu reino permanecerá forte, enquanto os estrangeiros forem mantidos fora, não sei se conseguirei ir nessa vida. Enfim...
    Eu sempre soube que Medina, assim como Meca, eram proibidas a não muçulmanos, vocês conseguiram entrar sem problemas na cidade (acredito que vocês não sejam islâmicos)?
    Abraços,

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André
      Obrigada pela sua visita ao meu blog.
      Não são muçulmana e não entrei nestas cidades. O Aeroporto de Medina fica fora da área sagrada. ;-)
      Abraço!
      Caroline

      Excluir

Related Posts with Thumbnails