22 de julho de 2013

Glossário básico para ir ao Irã: para não passar vexame!



É frequente ouvir dos guias turísticos iranianos que muitos turistas vem ao Irã sem um conhecimento básico de termos e fatos históricos, o que acaba por prejudicar a viagem destas mesmas pessoas. Conhecer um pouco do país, ajuda no entendimento dos diversos monumentos, palácios e artefatos.
Assim, segue abaixo um glossário para o turista desinformado aproveitar mais a viagem e não passar vexame:
  • Império Aquemênida (primeiro império Persa) - este é o básico dos básicos. Vir ao Irã e não saber que o Irã era a Pérsia e que seu império foi um dos maiores do mundo (o maior em termos de porcentagem populacional: 44% da população mundial da época) é inaceitável. O império Persa foi fundado em 550 a.C. por Ciro, o Grande.
  • Ciro II, ou Ciro, o Grande - fundador do império Persa, é considerado o grande líder do império por seus atos humanos. Dominou povos através de acordos, não assassinou líderes de outras tribos e até nomeava antigos inimigos em cargos públicos.
  • Dário I ou Dário, o Grande - sucessor mais importante de Ciro II (houveram 2 antes). Foi sob seu reinado que o império tomou as maiores proporções. Construiu Persépolis, hoje o maior sítio arqueológico persa a ser visitado no Irã.
  • Xerxes I, ou Xerxes, o Grande - filho de Dário I.
  • Dario III - bisneto de Dario II. Foi derrotado por Alexandre, o Grande, conquistador grego que saqueou e pôs fogo em Persépolis.
  • Minarete - Torres das mesquitas, usadas para anúncio das 5 rezas diárias.
  • Persépolis - era uma das capitais do antigo império Persa e usada principalmente para as celebrações da chegada da Primavera, ou ano novo Persa (que acontece em março). Persépolis foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1979 e é o mais importante sítio arqueológico de Irã.
  • Pasárgada - Primeira capital do império Persa e construída por Ciro, o grande. Foi tema de um dos poemas famosos de Manual Bandeira: Vou-me embora pra Pasárgada.
  • Xá (em inglês: Shah) -título dado aos antigos reis da Pérsia e da India. O último xá do Irã foi o Mohammad Reza Pahlavi, expulso do trono pela Revolução Islâmica.
  • Revolução Islâmica - foi um movimento popular para derrubar o xá que reinava na época. A revolução ocorreu em 1979 e instaurou um regime islâmico no Irã.
  • Qajar - anteriores a dinastia dos xás, a era qajar perdurou de 1785 a 1925. A figura dos qajares é ostentada em diversos artefatos e nas artes. Por terem reinado antes da última dinastia (a dos xás), eles não são vistos com ódio como os últimos reis.
  • Caravanserai - antigos abrigos da rota da seda. Eram fortalezas onde as caravanas podiam se abrigar do frio e tempestades com seus animais e mercadorias. Os caravanserais foram os primeiros "hotéis" de viajantes que se tem notícia.
Caravanserai Zein o Din, perto de Yazd. Renovado e hoje novamente usado como hotel.



Glossário de termos religiosos:
  • Aiatolá - o mais alto título na hierarquia religiosa xiita. Para chegar a este título, o muçulmano leva anos estudando a jurisprudência das leis islâmicas para então poder orientar seus seguidores sobre as leis aplicadas aos dias atuais.
  • Mulá - homens muçulmanos, formados em teologia e leis islâmicas.
  • Xeque, ou xeique, ou sheik - outro título para os estudiosos do islamismo. 
  • Imam - principais líderes islâmicos depois de Maomé. No xiismo imamita foram 12 os imans após Maomé (crença dos líderes da República Islâmica do Irã). Há outras vertentes como a ismailita que acreditam terem sido apenas 7  imans - os primeiros da lista de 12 e ainda os que acreditam terem sido apenas 5, os zaiditas.
  • Zoroastrismo - primeira religião monoteísta do mundo e que influenciou religiões posteriores como o cristianismo, judaísmo e islamismo. As 3 bases da religião são: bons pensamentos, boa fala e boas ações; seguindo estes preceitos alcançarás Deus.
  • Zarathustra - nascido na antiga pérsia e fundador da religião zoroastra.
  • Zigurate - construções maciças com vários andares similares às pirâmides do Egito, mas feitas com o propósito de serem templos religiosos. Os zigurates deram origem à lenda da torre de Babel, por serem construções tão altas para a época que diziam que alcançaria Deus.
  • Islamismo - religião oficial e predominante no Irã. Há várias vertentes, dentre elas o Xiismo (mojoritário no Irã) e o Sunismo (majoritário nos países árabes).


É importante que o viajante também tenha conhecimento que o Irã é e foi berço de centenas de poetas idolatrados por seu povo. O túmulo dos poetas é atração para ser visitado: além de bonitos (em meio a belos jardins), são visitados pelos iranianos que fazem questionamentos a eles como se fossem santos. A pergunta é feita em sigilo pessoal (entre a pessoa e o poeta). O iraniano, então, de posse de um livro de poemas do poeta o abre em uma página aleatória: nos versos estará a resposta para suas dúvidas.
Nomes de alguns dos poetas famosos:
  • Ferdosi (940 - 1020): um dos mais famosos do Irã, escreveu o "Livro dos Reis" ou "Shahnameh" um poema com 60.000 estrofes de 2 versos e que levou cerca de 30 anos para ser concluído. Além de relatar a história persa desde os tempos mais remotos até a invasão dos árabes, foi todo escrito em puro persa. Seu mausoleu fica na pequena cidade de Tus, perto de Mahshad.
  • Hafez (1325 - 1389): seu túmulo fica em Shiraz e é bastante popular entre os iranianos. Seus poemas são usados como ditados / provérbios nos tempos atuais. Também artistas utilizam de seus versos em músicas e pinturas (caligrafias, por exemplo).
  • Sa´di ou Saadi (1207 - 1291): conhecido também no ocidente, Saadi usava de aspectos sociais e morais em suas poesias. Seu túmulo também fica em Shiraz.

Túmulo de Hafez.

Complemente seu conhecimento com mais informações em: Equívocos quanto ao Irã.

4 comentários:

  1. Obrigada Caroline por compartilhar tantos conhecimentos sobre os costumes e história do Irã!
    Gostaria de trocar mais figurinhas com você...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!
      Obrigada pela mensagem.
      Mandei para ti um email.

      Excluir
  2. Resovi ir ao irã, em 26 de outubro, via lisboa, graças ao seu EXCELETE BLOG.
    MUITISSIMO OBRIGADO, por fazer-me conhecer ao país de fantásticas historias
    e que deve ser divulgado amplamente no BRASIL, para que muitas pessoas possam
    peder o precoceitos sobre o IRÃ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernando!
      Que você tenha uma ótima viagem!
      Abraço!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails