26 de janeiro de 2013

Tabriz e o maior bazar coberto do mundo



A cidade de Tabriz, localizada na região noroeste do Irã, é bastante famosa pelos seus tapetes, seus poetas e pelo seu antigo e enorme bazar. Este, o maior bazar coberto do mundo reconhecido pela UNESCO! Sem a companhia de uma pessoa do local, é impossível encontrar o que se procura. São aproximadamente 7 quilômetros quadrados de bazar, com 24 caravanserais distintos e 22 salões com cúpulas/domos. Há corredores bastante destruídos pelo tempo e outros bem restaurados, lojas organizadas e caóticas, mercadorias finas como jóias feitas de ouro até fétidos produtos derivados de carne. Aqui de tudo há, porém é bom estar bem informado e orientado.

Outras atrações fazem parte do local, como o monumento aos centenas de poetas nascidos na cidade, museus e é claro, mesquitas. Há também o lindo parque El Goli que vale um passeio. Na frente do mesmo fica um dos melhores hotéis da cidade, o El Goli Pars Hotel, a 20 minutos do centro.

Dois dias são suficientes para esgotar as principais atrações e recomendo um dia ou dois a mais para anexar ao roteiro uma visita à capadócia do Irã: Kandovan, nas proximidades de Tabriz.
Kandovan será assunto da próxima postagem...

Prato famoso da região: koofteh tabrizi. Uma bola feita de lentilha ou feijão amarelo, arroz, carne e especiarias, e recheada com tâmaras ou ovo e nozes. É servido com molho de tomate.

Parque El Goli - no centro do lago, uma casa da era Qajar onde funciona um restaurante e um café.

El Goli Pars Hotel em Tabriz

A mesquita azul (Blue Mosque), construída em 1465, destruída no terremoto de 1773 e reconstruída em 1951.

Monumento aos poetas da região de Tabriz. Uma galeria subterrânea homenageia nominalmente cada poeta.

Saat Tower: prédio do governo municipal de Tabriz.

Em uma das muitas ruelas do bazar de Tabriz.

Bazar de Tabriz - o maior do mundo coberto.

Vários caravanserais compõem o bazar.

"Quitutes" sendo vendidos no bazar de Tabriz.



5 comentários:

  1. Quanto mais eu leio o seu blog, mais vontade me dá em ir passar férias no Irã. Só tenho que descobrir como me virar na alimentação pois sou vegetariano e não falo nenhuma palavra de farsi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano.
      Fazendo um pacote com um guia local experiente (como o Mohsen que eu recomendo na postagem: http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html), você não terá muitos problemas. O Mohsen fala inglês e está acostumado a viajar com europeus vegetarianos pelo Irã.
      Você viu a postagem que fiz sobre vegetarianismo no Irã?
      Veja em:
      http://www.coordenadaxy.com/2012/07/vegetarianismo-no-ira-o-que-procurar-na.html
      Abraço!

      Excluir
  2. Meu nome é Fumie (São Paulo, Brasil) e considero o seu blog muito rico de informações e super atualizado. Para mim é uma importante e segura fonte de pesquisa.
    Há algum tempo estou pesquisando sobre o Irã e resolvemos conhecê-lo em maio/2014. Pretendemos fazer uma viagem em grupo de 15 dias e no final, fazer uma extensão do Teerã até Kandovan. Que hotel você sugere para Tabriz?
    Obrigada por compartilhar suas dicas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fumie!
      Como vai?
      Em Tabriz eu fiquei no hotel de uma das fotos desta postagem: o El Goli Pars Hotel. Ele fica em frente ao lindo parque de mesmo nome, mas a desvantagem é que fica um pouco longe do centro.
      Outro também recomendado (e fora do centro) é o Shahryar (http://www.shahryar-hotel.com).
      Os demais hotéis no centro sugeridos pelo guia impresso Lonely Planet eu não conheço.
      Abraço!

      Excluir
    2. Caroline, obrigada pela sua atenção e retorno.
      Um abraço e fique bem.
      Fumie

      Excluir

Related Posts with Thumbnails