14 de julho de 2012

O que você deve ou não deve fazer no Irã



Deve:


  • Vestir-se conforme os costumes locais, especialmente quando você estiver em vilarejos e desacompanhada de um grupo de turismo.


  • Tirar os sapatos quando entrar nas mesquitas ou em áreas com tapetes nas casas. Nestes casos é adequado estar com uma meia.


  • Trazer sempre um pequeno presente quando convidado para jantar. Flores ou doces são sempre adequados. Insista na entrega do presente caso o anfitrião não aceite. É um costume iraniano repetir este tipo de ritual por 2 ou 3 vezes (negar e você insistir até finalmente o presente ser entregue).


  • Elogiar a casa, a comida e a hospitalidade dos anfitriões, mas nunca elogiar objetos da família, pois eles se sentirão na obrigação de oferecê-lo a você como presente.


  • Ter o endereço do seu hotel ou destino escrito em farsi (muitos taxistas não falam ou lêem outra língua).



Não deve:


  • Discutir política, religião, direitos das mulheres, e outras questões controversas, exceto se você estiver na companhia de amigos e pessoas conhecidas.


  • Estender a mão para cumprimentar o sexo oposto. Pessoas estranhas não se tocam normalmente, a não ser que seja uma pessoa mais ocidentalizada e que tomará a iniciativa para o cumprimento de mãos. Casais podem apenas andar de mãos dadas, mas nunca se beijam em público. Homens e mulheres normalmente dão 3 beijos no rosto quando se encontram (mulheres beijam mulheres e homens beijam homens).


  • Mostrar indignação quando vistoriado fisicamente por oficiais do aeroporto.


  • Fazer sinal de positivo / mostra o polegar. Este gesto é ofensivo, comparável com mostrar o dedo do meio na nossa cultura.


  • Beber bebidas alcoólicas obtidas no mercado negro. Estas podem ser perigosas para sua saúde.



Sinal de positivo é ofensivo no Irã. Evite-o.


4 comentários:

  1. Carol do céu!!! Acredita que mesmo o Majid falando sobre o sinal com o dedão eu soltei vários?!?! Mas nunca fui advertida Graças!!! É o costume!! E acabei ganhando muitos presentes de decoração das casas dos familiares do Majid, pois por impulso, até pq trabalho com decoraçao... eu acabava elogiando e mesmo negando o presente eles me enfiavam guela a baixo! rsrsrs Já estamos no Brasil!! Espero vê-la novamente!! Bjs!!! Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe
      É bom saber destes "detalhes" culturais, pois muitas vezes as famílias iranianas nem querem dar seus pertences, mas se sentem na obrigação de fazê-lo. :-)
      Beijo.

      Excluir
  2. Carol vc costuma responder seus recados? Adorei seu blog achei sem querer até já salvei no meu iPad , mas gostaria de saber se vc viaja sozinha e como vc se mantém $$.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Daniella. Eu costumo responder as perguntas de meus leitores.
      Eu viajo sozinha (apesar de achar meio chato), mas a maior parte das vezes viajo com meu marido e com amigos.
      Tenho economias de quando trabalhei no Brasil. Hoje, morando há apenas 2 meses nos EUA, estou a procura de emprego para somar $$ a renda familiar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails