13 de fevereiro de 2012

Os Guerreiros de Terracota


A grande atração de Xi'an e uma das maiores atrações da China é o grande sítio arqueológico dos Guerreiros de Terracota. Descoberto acidentalmente no ano de 1974, este sítio é ainda hoje local de estudos, pesquisas, escavações e restaurações. Mais de 8 mil estátuas em tamanho natural, vestidos com roupas e armas de batalha e acompanhados com carrocerias e cavalos foram catalogados até o momento. Há ainda vários locais já identificados no entorno que ainda nem começaram as escavações: aguardam pesquisas para encontrar uma técnica para que a cor das figuras não se perca com o contato com o ar. Alguns poucos guerreiros ainda "coloridos" encontram-se em exposição no museu deste grande "parque".

A dica que eu deixo para visitar este magnífico local é fazer a visita aos galpões na ordem 3, 2 e finalmente 1. Isso porque o de número 1 é o maior de todos e o 3 é o menor, causando grande decepção se seguir a ordem cronológica.

No complexo há um cinema 360 graus interessante, alguns filmes secundários passando em paredes dentro dos galpões, um belo museu e jardins.

Ao redor do galpão 1 há exposição de fotos de personalidades importantes que visitaram os Guerreiros, tais como artistas e presidentes (Fernando Henrique Cardoso aparece em uma das fotos). "Curiosamente" todos os presidentes que visitaram o local foram fotografados distantes dos guerreiros de terracota, separados inclusive por "cordinhas"; apenas  Bill Clinton e sua família aparecem literalmente dentro do sítio ao lado das estátuas. Teria sido dado algum privilégio específico?

Outra dica que eu dou é reservar pelo menos 2 dias para a cidade de Xi'an: um para a visitação dos Guerreiros e outro para a cidade em si que dispõe de várias outras atrações, tais como templos, pagodas, bazares, museu, muralhas e bons restaurantes.


O maior galpão para visitar contêm guerreiros montados e outros ainda sendo restaurados.


Cada guerreiro possui roupas e faces distintas uns dos outros.


Setor de escavação e restauração.

Parte externa do complexo.
Bazares com mercados "made in China" no centro de Xi'an. ;-)

Agradável rua com lojas e restaurantes em Xi'an.

Pagoda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails